O ano de 2018 trouxe uma série de novidades para quem quer vender pelo Instagram. Em janeiro, a rede social divulgou novas mudanças em seu algoritmo, que priorizam o desempenho de perfis comerciais.

Contudo, é importante ficar de olho em todos os detalhes da rede social para não perder alcance. Como, por exemplo:

  • Evitar conteúdos e práticas consideradas como SPAM, por exemplo: pedir seguidores, aplicar mais de 5 hashtags a um mesmo conteúdo e utilizar a mesma hashtag em todos os posts. Essas práticas recebem o chamado shadow banning, que é quando seu perfil no Instagram é penalizado e seu alcance reduzido quase pela metade ou menos;
  • Não responder comentários em até 60 minutos;
  • Receber muitos comentários considerados como SPAM (como, por exemplo, “Amei!” ou somente emojis);
  • Mudar a legenda de uma foto em um período inferior a 24 horas;
  • Deletar uma foto e publicá-la novamente.

Além disso, com as novidades a rede social também forneceu algumas dicas para aumentar seu alcance, como:

  • Fazer mais stories aumentam o engajamento em seu perfil (vídeos publicados no Instagram, por exemplo, possuem o dobro de engajamento das fotos em qualquer outra mídia social);
  • As hashtags deverão ser colocadas somente na legenda das fotos (e não nos comentários);
  • Perfis que optarem pela opção de seguir hashtags serão favorecidos pela rede.

Logo, para quem quer vender pelo Instagram é preciso conhecer mais do que as novas funcionalidades da rede social. Hoje, a rede social possui cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente, com 80 milhões de fotos compartilhadas. Além disso, 80% dos usuários seguem ao menos uma marca no Instagram, e 200 milhões de pessoa acessam, diariamente, pelo menos o perfil de uma dessas marcas.

Outros dados importantes para quem quer vender pelo Instagram é que 65% das fotos publicadas com maior engajamento são de produtos. Ou seja, um bom planejamento de vendas no Instagram pode tornar a rede um canal estratégico para alavancar seu negócio.

Como vender pelo Instagram?

O Instagram ainda não permite a compra diretamente na rede social. Porém, existe um caminho simples para te ajudar com isso: utilizar o recurso do aplicativo chamado Instagram Shop.

veja como aumentar o faturamento no instagram

O Instagram Shop funciona da mesma forma como marcamos uma pessoa em uma foto. Com a diferença de que você colocará a foto de seu produto e na marcação o preço. Basta clicar em cima da imagem do produto e inserir a descrição e o valor do item.

Seus consumidores poderão identificar um produto pelo ícone de uma sacola de compras no canto da foto. Assim, quando ele clicar sobre o preço, será automaticamente redirecionado para a página do seu e-commerce onde o item estará disponível.

Uma vez que você possuir um perfil comercial com a aba “Comprar”, você poderá criar seu próprio catálogo de produtos (que ficará separado das demais publicações de seu perfil).

Abaixo listamos 7 passos para te ajudar a implementar uma boa estratégia para vender pelo Instagram. Confira!

1. Persona

Estude o perfil do seu público-alvo para definir uma boa persona. Esse passo é ideal para direcionar suas ações de marketing e alavancar suas vendas. Assim, será muito mais fácil alcançar objetivos e engajar seus seguidores.

2. Conta business

Um perfil corporativo disponibiliza alguns recursos que perfis pessoais não possuem, como, por exemplo, a possibilidade de inserir links no stories. Contudo, o Instagram exige que você tenha mais de 10 mil seguidores para usar a funcionalidade.

3. Evite perfil privado

Manter um perfil privado é um erro cometido por muitas empresas. Logo, deixe seu perfil público, assim potenciais consumidores poderão encontrar seus produtos pelo uso de hashtags na área “Explorar”.

4. Elabore uma bio atrativa

Embora seja limitado, esse espaço pode ser muito bem aproveitado na hora de vender pelo Instagram. Assim, seus consumidores poderão encontrar seu perfil de forma simples e rápida. Uma boa dica é utilizar alguns slogan da sua marca nesse campo.

5. Construa um padrão de imagens

Uma vez que o Instagram é uma rede de consumo rápido, é fundamental criar uma identidade visual atrativa, com elementos que permitam uma fácil associação dos posts à sua marca.

6. Crie um cronograma de publicações

Estude o comportamento de seu público alvo no Instagram para definir um calendário editorial efetivo. Defina horários e dias específicos para suas publicações, bem como frequência e tipos de conteúdo que geram mais engajamento.

7. Link de Checkout

Com uma plataforma como a Vindi, você pode gerar um link de checkout com o valor de um produto específico para enviá-lo diretamente aos seus clientes. Com essa funcionalidade, você pode vender pelo Instagram ou qualquer canal que permita enviar um link (como Facebook, Whatsapp, Skype, SMS, Twitter, E-mail, etc.). Você também receberá uma notificação informando quando o pagamento for aprovado.

Na hora de vender pelo Instagram, procure utilizar todos os recursos que rede social disponibiliza ao seu favor. Essa é, sem dúvida, uma ótima forma de impulsionar seu faturamento, otimizar seu atendimento e criar boas relações com seus consumidores.

 

Conteúdo escrito pela equipe da Vindi.