Como vender pelo Instagram e impulsionar seu faturamento?

Hoje em dia, existe uma série de novidades para quem quer saber como impulsionar vendas no Instagram. Em janeiro de 2018, a rede social divulgou novas mudanças em seu algoritmo, que priorizam o desempenho dos perfis comerciais. Fazer um bom uso de tal aplicativo requer cuidado, pois ele tem se tornado um dos principais canais de comunicação com seu público.

No entanto, bem mais que as vendagens, é necessário pensar em outros pontos que colaboram com o processo de decisão de compra das pessoas. Existem algumas estratégias que poderão ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e trazer engajamento a sua imagem. Contudo, é preciso estar por dentro de certas informações que ajudarão a conquistar seu objetivo.

Nos tópicos abaixo, exploraremos melhor o assunto e daremos dicas interessante que auxiliarão de forma benéfica a otimização da sua presença online e suas oportunidades de venda. Ficou curioso? Então continue conosco até o final deste artigo e tenha uma boa leitura!

O bom uso e as novidades no Instagram

Ter um perfil nas redes sociais é algo que já virou comum no mundo dos negócios. Afinal, eles melhoram seu contato com os clientes e maximizam a oportunidade de conquistar outras pessoas interessadas pela marca por meio de ações dentro do aplicativo. Contudo, é importante ficar de olho em alguns detalhes que ela traz para não perder alcance. Por exemplo:

  • evitar conteúdos e práticas consideradas como SPAM, por exemplo: pedir seguidores, aplicar mais de 5 hashtags a um mesmo conteúdo e utilizar a mesma hashtag em todos os posts;
  • não responder comentários em até 60 minutos;
  • receber muitos comentários considerados como SPAM (Por exemplo, “Amei!” ou somente emojis);
  • mudar a legenda de uma foto em um período inferior a 24 horas;
  • deletar uma foto e publicá-la novamente.

Vale ressaltar que práticas consideradas como SPAM recebem o chamado shadow banning, que é quando seu perfil no Instagram é penalizado e seu alcance é reduzido quase pela metade — ou bem menos que isso. Por isso, é necessário ficar atento a tais detalhes para que sua imagem não ganhe uma má reputação na web.

Além deses detalhes, as novidades foram lançadas e a rede social em questão forneceu algumas dicas para aumentar o alcance do seu perfil. Por exemplo:

  • fazer mais stories aumentam o engajamento em seu perfil (vídeos publicados no Instagram, por exemplo, têm o dobro de engajamento das fotos em qualquer outra mídia social);
  • usar hashtags somente na legenda das fotos (pois elas não devem ser colocadas nos comentários);
  • seguir hashtags é uma opção que favorece o perfil dentro da rede.

Logo, para quem quer saber como impulsionar vendas no Instagram, é preciso conhecer mais do que as novas funcionalidades dele. Atualmente, essa rede social tem cerca de 500 milhões de usuários ativos diariamente, com 80 milhões de fotos compartilhadas.

Além disso, 80% das contas cadastradas seguem, no mínimo, marca, e 200 milhões de pessoas acessam todos os dias o perfil de uma delas, pelo menos. Isso sem contar nos digital influencers que também fazem bastante parcerias com marcas famosas e permitem um melhor alcance no app.

veja como aumentar o faturamento no instagram

O que é preciso para impulsionar vendas no Instagram

O Instagram ainda não permite a compra diretamente na rede social. Porém, existe um caminho simples com intuito de ajudar com isso: utilizar o recurso do aplicativo chamado Instagram Shopping. Ele funciona da mesma forma quando ocasionalmente marcamos uma pessoa em uma foto. A diferença é que você colocará a imagem de seu produto e o quanto ele custa na marcação.

Basta clicar nele e inserir a descrição e o valor. Seus consumidores poderão identificar uma mercadoria pelo ícone de uma sacola de compras no canto da postagem. Assim, quando ele tocar no preço, será automaticamente redirecionado para a página do seu e-commerce onde o item estará disponível.

Banner sobre ecommerce

A aba “Comprar”, contida em seu perfil comercial, permitirá a criação do seu próprio catálogo de produtos, que ficará separado das suas demais publicações. Existem outras técnicas que permitem saber como impulsionar vendas no Instagram, veja algumas delas nos tópicos abaixo.

Crie uma persona

Estude o perfil do seu público-alvo com o intuito de definir uma boa persona. Esse passo é ideal para direcionar ações de marketing, alavancar suas vendas e escrever conteúdos focados nas necessidades e demais interesses deles. Assim, será muito mais fácil alcançar objetivos e engajar seus seguidores.

Tenha uma conta business

Um perfil comercial disponibiliza alguns recursos que perfis pessoais não têm, e sua empresa precisa muito usá-lo, porque nele há informações que serão bastante úteis para o sucesso das suas ações online.

Por exemplo, a possibilidade de inserir links no stories, o acesso ao número de pessoas que visitaram sua conta, a quantidade de cliques que o link disponível na sua bio recebeu, entre outras métricas precisam ser consideradas nas tarefas diárias do seu departamento. Contudo, o Instagram exige que você tenha mais de 10 mil seguidores para usar tal funcionalidade.

Evite perfil privado

Manter um perfil privado é um erro cometido por muitas empresas. Afinal, de qual maneira você saberá como impulsionar vendas no Instagram com publicações restritas? De que jeito será possível fazer a divulgação da sua marca? Sua empresa perderá diversas oportunidades deixando-o assim.

Logo, configure-o como público e otimize a aparência dele com a intenção de receber o maior número de visitas. Desse modo, potenciais consumidores poderão encontrar seus produtos pelo uso de hashtags ou das fotos que ficam disponíveis na área “Explorar”.

Elabore uma bio atrativa

Embora seja limitado, esse espaço focado na criação da bio pode ser muito bem aproveitado na hora de saber como impulsionar vendas no Instagram. Afinal, ele funciona como se fosse o seu cartão de visitas virtual. Quem visualiza sua conta vai diretamente nele com a intenção de saber mais sobre o seu empreendimento.

Logo, seus consumidores poderão encontrar seu perfil de forma simples e rápida, com ajuda das palavras-chave que estão contidas lá. Uma boa dica é utilizar algum slogan da sua marca nesse campo e informações úteis para eles.

Construa um padrão de imagens

Uma vez que é do seu conhecimento que o Instagram é uma rede de consumo rápido, é fundamental criar uma identidade visual atrativa, com elementos que permitam uma fácil associação dos posts à sua marca. Por isso, procure mostrar autenticidade a cada publicação no intuito de engajar e apresentar um diferencial competitivo no mercado.

É interessante que você aposte em fotos de qualidade e desenvolva o seu próprio estilo. Afinal, essa será uma ação que garantirá a eficiência do processo de fidelização com os clientes que já conhecem sua empresa. Esse app tem muitas ferramentas que ajudam a alcançar tal finalidade e você precisa ficar atento a elas para aproveitar as oportunidades de vender mais.

Crie um cronograma de publicações

Estude o comportamento de seu público-alvo no Instagram no intuito de definir um calendário editorial efetivo. Defina horários e dias específicos para suas publicações, bem como uma frequência e os tipos de conteúdo que geram mais engajamento. Deste modo, seus seguidores ficarão disponíveis à leitura e poderão interagir com sua marca de um jeito construtivo.

Disponha o link de checkout

Existem plataformas, como a Vindi, em que você pode gerar um link de checkout com o valor de um produto específico para enviá-lo diretamente aos seus clientes. Com essa funcionalidade é possível impulsionar vendas no Instagram ou em qualquer canal que permita enviar links (como Facebook, WhatsApp, Skype, SMS, Twitter, e-mail etc.). Você também receberá uma notificação informando quando o pagamento for aprovado.

Chamada de atenção para fazer o teste do Bume

Complete seu perfil

É necessário que todas as informações importantes estejam disponíveis no seu perfil comercial: localidade, e-mail, telefone e links que direcionam um usuário até o seu site ou blog, pois isso ajuda muito a melhorar o seu tráfego

Desse modo fica mais fácil criar um contato com os usuários interessados pelos seus produtos e conquistar dados importantes para construir um relacionamento com o seu público.

Faça promoções e ofertas exclusivas

Uma ótima maneira de saber como impulsionar vendas no Instagram é a divulgação de campanhas focadas em promoções e ofertas exclusivas aos clientes. É possível usar tal recurso de forma benéfica e ter um contato melhor com pessoas que consomem seus produtos e terão interesse em adquiri-los.

Pode-se, inclusive, fazer uso da lista de Melhores Amigos com foco em promover uma programa de assinaturas. Por lá, sua empresa poderá disponibilizar vantagens unicamente para eles e conteúdos bem desenvolvidos, com temas que os interessem e que tenham a ver com o segmento do seu negócio.

Foque na relevância do conteúdo

marketing de conteúdo ajuda a sua empresa a ter mais relevância nos ambientes digitais com propagação de materiais que agregam valor e educam as pessoas interessadas por determinados assuntos do seu segmento. Embora seja uma estratégia de longo prazo, ela é viável e altamente produtiva.

Como você notou, ao longo deste artigo, existem diversas maneiras de aprender como impulsionar vendas no Instagram, basta ficar atento às atualizações e demais recursos que poderão aumentar suas chances de fazer negócios dentro do app.

Conteúdo escrito pela equipe da Vindi e atualizado por Marketing nas Redes Sociais em dezembro de 2019. 

AboutGuest Post
Convidamos autores especialistas em marketing digital e negócios para te contar como alcançar bons resultados.
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!