Instagram para fotógrafos: 7 dicas para crescer o seu perfil

O Instagram é fundamental para fotógrafos. Ele é um dos principais aliados na divulgação do trabalho deste profissional. Além de ser uma rede sociais mais populares, ela possui uma interface que favorece qualquer pessoa que trabalha com arte, imagens e afins.

Mas, mesmo assim, é necessário saber como administrar o seu perfil para que ele seja ainda mais atrativo para engajamento e, consequentemente, ganhar novos seguidores e clientes.

Motivos para fotógrafos usarem o Instagram

Se você pretende alcançar pessoas além das indicações e tornar-se uma referência quando o assunto for fotografia, precisa ter um perfil no Instagram.

A rede já bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo que 500 milhões de pessoas usam os stories todos os dias. Esses são números que não nos deixam mentir: o seu cliente está usando o Instagram e você também precisa estar lá.

Mas, não pense apenas na audiência que você pode alcançar. Se o seu conteúdo não for qualificado e não atrair e engajar seguidores, dificilmente esses usuários poderão tornar-se clientes um dia. Ou então, seu perfil dificilmente vai alcançar tantas pessoas quanto espera, já que o engajamento ajuda a propagar o seu conteúdo para outras pessoas.

Para isso, é necessário estar dedicado em disponibilizar conteúdo relevante, interessante e que promova engajamento.

Pensando em ajudá-lo nessa gestão, reunimos neste conteúdo as 7 principais dicas para movimentar o seu Instagram e para que todos saibam que o seu trabalho é profissional e de confiança!

Vamos lá?

7 dicas de ações para Instagram para fotógrafos

Agora que você já entende melhor sobre a importância de estar no Instagram, vamos ao que mais interessa: as dicas para movimentar o seu Instagram!

1. Compartilhe sua rotina profissional

Mostrar aos seus seguidores os cuidados e os seus esforços para deixar o trabalho ainda mais profissional, é um diferencial.

Mostre para o seu seguidor quando você está se profissionalizando, quando está se deslocando para atender clientes, se adquiriu uma câmera nova ou algo que agregue valor ao seu trabalho.

As pessoas não querem ver apenas as suas fotos no feed. É importante mostrar que você vive a sua profissão e, também,  humaniza e personaliza as suas produções. Isso traz mais credibilidade ao seu trabalho.

2. Foque em um tema

Você pode voltar a sua rede social para o tema que mais tem habilidade. Assim, você consegue se comunicar de forma mais direta com o seguidor que vai contratar o seu trabalho.

Quer um exemplo? Imagine que se trabalho principal é fotografar ensaios de new born. Neste contexto, dê ênfase a esses trabalhos, para que todas as recém-mamães possam enxergar em você um especialista neste tipo de fotografia.

3. Compartilhe conteúdo de valor

Claro que as pessoas precisam conhecer seu trabalho. Sendo assim, faz todo sentido que você compartilhe um conteúdo que vá ser útil para essas seus seguidores e até mesmo para quem ainda não conhece seu trabalho.

Você pode, por exemplo, explicar como é a rotina de um dia de fotografia no seu estúdio ou em um trabalho externo. Pode-se abordar como o seguidor deve se preparar para esse dia e outras questões que podem ajudar os seus clientes a terem uma experiência ainda melhor com o serviço.

4. Use uma plataforma de gestão

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, uma plataforma de gestão nada tem a ver com a compra de seguidores. Essa ferramenta vai permitir que você interaja com outras contas seguindo-os, curtindo suas publicações, enviando mensagens automáticas e até permitirá que você faça agendamento de suas publicações no feed e stories.

Isso é importante, porque, além de otimizar o tempo gasto com a administração da rede, você consegue atrair clientes, melhorar o engajamento e ainda acessar relatórios de desempenho, que o ajudam a ter insights preciosos sobre o seu perfil.

5. Configure sua conta para o perfil comercial

O perfil comercial, ou Instagram Business, permite que você obtenha informações importantes sobre o engajamento na sua conta e dados sobre os seus seguidores.

Por meio delas, é possível obter ainda mais insights sobre como melhorar as suas publicações para atrair ainda mais interações com seu público no Instagram, criando uma rede altamente engajada.

6. Use as hashtags

As hashtags agrupam os conteúdos que foram publicados. São tão poderosas no Instagram, que os usuários podem segui-las. Isso significa que, mesmo que as pessoas não sigam a sua página, é possível serem impactadas pelo seu conteúdo e forma orgânica! Então, capriche no uso das hashtags, atento ao limite (até 30 por post) e à pertinência delas quanto ao conteúdo que está sendo publicado.

7. Poste com frequência e esteja online

Uma das coisas que vai influenciar no sucesso de um Instagram para fotógrafos e a presença constante por lá.

Você vai precisar monitorar e interagir humanamente com os seus seguidores. Por isso, procure otimizar o seu tempo e a administração da carteira de clientes de forma a sempre sobrar um tempo no dia para acessar o seu Instagram e acompanhar os acontecimentos.

Faça uso de ferramentas para fotógrafos que podem ajudar na criação de conteúdos e torná-los ainda melhores para chamar a atenção do seu público.

Como otimizar o tempo?

Acabamos de falar que você precisa administrar o tempo, não é mesmo?

Sabemos que gerenciar uma rede social com uma carreira autônoma ou até com um emprego mais a fotografia, demanda bastante tempo.

Nessa prática, muito pode ser otimizado usando uma plataforma de gestão para Instagram, por exemplo. Mas, para estar presente online e administrar a sua carteira com cada vez mais clientes, é preciso organizar o tempo.

Por isso, se você precisa de uma ferramenta que te ajude a diminuir deslocamentos e tempo gasto com aprovações e entrega de fotos online, talvez um ferramenta de seleção de imagens pode te ajudar. Por meio dela você pode:

  • disponibilizar um mural para o seu cliente escolher as fotos com poucos cliques;
  • fazer a gestão de carteira de clientes, para otimizar o tempo de entrega e recebimento;
  • minimizar a quase zero a possibilidade de erro ao selecionar fotos e produzir o álbum;
  • disponibilizar um link das fotos para o cliente divulgar para os amigos;
  • promover a indicação entre os clientes, etc.

Com isso, vai ficar ainda mais fácil montar a sua rede de clientes e ainda gerir sua conta no Instagram.

Aqui no Marketing nas Redes Sociais, nos indicamos a Picsize GP, que é tem uma versão gratuita e que pode te ajudar bastante em sua carreira de fotógrafo.

Viu como estar presente no Instagram é essencial para garantir que mais pessoas conheçam o seu serviço como fotógrafo?

Além de seguir todas essas dicas especiais de Instagram para fotógrafos, é importante organizar-se para ter tempo para atender muitos clientes e, ao mesmo tempo, produzir conteúdo relevante e interessante.

Que tal começar agora? Aproveite que você já sabe todas essas dicas e use a versão gratuita da Picsize GP.

A PICSIZE é uma solução de fotos online, para organizar e acelerar o fluxo de trabalho de fotógrafos. Por meio dela, é possível economizar tempo e dinheiro no processo de prova de fotos e oferecer aos clientes a experiência que eles merece.

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