No final de março o Instagram lançou mais uma novidade que irá aumentar o poder de venda da plataforma. Trata-se do Instagram Shopping, funcionalidade que irá transformar seu perfil em uma máquina de vendas.

Segundo a própria rede social, antes dessa novidade a maioria das compras levavam um dia ou mais para serem finalizadas. Apenas 21% das compras eram feitas no mesmo dia. Agora a ideia é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra diminua drasticamente.

O que é Instagram Shopping

Essa funcionalidade estava sendo testada desde 2016 por grandes empresas americanas, e apenas no primeiro semestre de 2018 chegou para as contas brasileiras. Em resumo, agora as publicações poderão ter links diretos para produtos específicos em seu site.

Para as marcas que estiverem com essa função liberada, ela funcionará da seguinte maneira:

  • Cada publicação terá um ícone “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos;
  • Ao ser tocado, uma marcação aparecerá nos vários produtos na publicação, demonstrando até cinco produtos  por foto e até nove por carrossel;
  • Quando a marcação for selecionada, uma nova aba será exibida;
  • Nessa aba será possível ver informações relevantes do produto para o consumidor, tudo sem ter que sair do aplicativo;
  • Se o consumidor tocar no link Comprar, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.

Confira como passo a passo acima descrito com imagens:

Instagram shopping - exemplo (1)

Benefícios para o seu negócio

Mas quais benefícios você terá com essa mudança? Se o seu objetivo é vender pelo Instagram, a resposta é muito simples. O seu cliente estará muito mais próximo do seu produto e conseguirá efetuar a compra com mais agilidade.

Quantas vezes você já encontrou um produto interessante no Instagram, mas não comprou pois não conseguiu encontrá-lo no site da empresa? Isso é muito comum, pois o processo anterior era muito manual. Era necessário encontrar o produto desejado, voltar no perfil da empresa, acessar o site pela bio e procurar o produto no site.

Agora o caminho está muito mais curto e, com certeza, haverá um aumento significativo na taxa de conversão dos seus clientes provenientes do Instagram.

Mudança de estratégia

É preciso ficar atento quanto a estratégia correta para aplicar no Instagram Shopping. Agora será possível acompanhar mais de perto os resultados, pois cada publicação terá um objetivo específico. Em cada post com Instagram Shopping o objetivo será vender aqueles produtos. E você poderá mensurar através do Analytics qual o tráfego gerado daquela publicação específica.

Suas publicações na rede social serão uma verdadeira vitrine dos seus produtos e você não pode desperdiçar essa oportunidade de divulgação.

Como configurar

Nem todas os perfis do Instagram estão habilitados para utilizar o shopping. Confira os pré-requisitos estipulados pela ferramenta:

  • Seu negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  • Seu negócio precisa estar localizado nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália, na Espanha ou no Brasil;
  • Sua conta deve ser um perfil comercial;
  • Seu perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na Página do seu negócio no Facebook.

Se o seu perfil estiver dentro dos pré-requisitos acima, a sua conta será analisada pela rede social para saber se o Instagram Shopping ficará disponível. Normalmente esse processo leva alguns dias, mas pode acontecer de ser um pouco mais demorado.

Agora que você já conhece essa novidade do Instagram, aproveite e baixe um e-book grátis para aprender como aumentar o engajamento do seu perfil:

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