As redes sociais são poderosas ferramentas de marketing e conversão, bastando implementar estratégias eficazes para aproveitar o melhor delas. O Instagram é uma ótima plataforma para ter contato com o seu público e direcionar as suas ofertas, mas você precisa de uma jornada de compras.

Esse conceito serve para organizar os seus esforços baseando-se no quanto o seu público está pronto para adquirir o seu produto. Quem acabou de ouvir falar na sua marca pode não se interessar logo pelos seus serviços, necessitando de uma abordagem diferente.

No entanto, quem já possui um contato significativo com a empresa pode estar mais disposto a fechar negócio. A jornada de compras ajuda a planejar e executar suas ações em cada etapa. Sem ela, fica impossível se comunicar de maneira eficaz com todos os seus potenciais clientes.

Quer saber como a jornada de compras se aplica ao Instagram? Basta seguir estas dicas:

Desenvolva suas personas

Toda estratégia de marketing precisa de um conhecimento bastante aprofundado a respeito do público-alvo. A melhor forma de garantir isso é criando personas, que são representações das fatias de audiência que você pretende impactar.

Como o foco da sua estratégia está no Instagram, é dessa plataforma que devem sair suas personas. Considere os hábitos e necessidades dessas pessoas e como eles são expressados nessa rede social.

Estruture cada etapa

A estrutura da jornada de compras da sua marca deve ser cuidadosamente planejada para trazer os efeitos desejados. O primeiro passo é pensar em como se dá a aproximação do público com seus produtos. Que necessidades eles satisfazem?

Para ajudar, você pode observar casos de clientes reais. Veja de que formas eles interagem com a marca e em quais ocasiões decidem pela compra. Cada estágio deve refletir um ponto cada vez mais próximo do seu produto.

Planeje seu conteúdo

Depois de ter cada etapa da jornada de compras bem definida, está na hora de pensar em quais tipos de conteúdo você vai publicar no Instagram em cada uma delas.

Essa plataforma possui vários formatos diferentes de conteúdo, então você deve escolher bem quais serão usados em cada estágio. Entre as possibilidades estão fotos, vídeos, boomerangs, Instagram Stories, entre outros.

Acerte nos CTAs

O call-to-action (CTA) é o que vai direcionar os seus potenciais clientes para o próximo estágio da jornada de compras. Portanto, precisam estar bem construídos para que seja possível obter bons resultados.

Leve em conta o perfil do público e adote uma linguagem compatível. Use os recursos do Instagram para levar seu seguidor para o local certo. Que tal usar links no Instagram Stories, por exemplo?

Acompanhe seus resultados

A única forma de ter certeza de que a sua jornada de compras no Instagram está bem estruturada é observando os resultados que ela conquista. Fique de olho para perceber se está sendo possível apontar as pessoas para as ofertas certas e se estão ocorrendo conversões.

Caso note algum problema, aproveite para resolver o quanto antes. Uma das principais características do marketing digital é poder ajustar a sua estratégia durante o curso da campanha.

Transforme seu Instagram em um e-commerce

Essa dica é para quem deseja vender usando o Instagram como divulgação. Se a conversão é a etapa final da jornada de compras, precisamos facilitar ao máximo esse objetivo, certo? E algumas ferramentas estão ajudando muitas empresas nesse sentido.

O Socializa.io, por exemplo, consegue transformar o seu Instagram em um e-commerce. Isso irá facilitar o acesso dos usuários aos produtos da sua empresa e, consequentemente, irá aumentar a conversão. Ficou curioso sobre como funciona? Faça um teste grátis clicando abaixo:

 

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