Linkedin marketing: como essa estratégia pode alavancar seus resultados?

O que acha de criar e colocar em prática uma estratégia de LinkedIn marketing? A rede social pode contribuir para melhorar o resultado de pequenas empresas. É nele que você consegue fortalecer a sua marca, criar boas parcerias, encontrar fornecedores, entre outras questões ligadas a esse viés mais comercial.

Porém, para que isso seja possível, é necessário desenvolver um planejamento, adotar boas ações e respeitar as particularidades da rede. Quer saber mais sobre isso? É justamente esse assunto que vamos abordar neste artigo. Confira!

Como o LinkedIn pode melhorar os resultados da empresa?

O LinkedIn é uma ótima plataforma que pode ser usada para que sua empresa construa mais autoridade no ambiente online e alcance um bom desempenho. Nele, dificilmente você verá publicações com o teor mais engraçado e recheadas de memes. O foco é mais voltado para a qualidade e profundidade dos conteúdos, o que também os torna ainda mais valorizados.

Com ele, você pode aumentar sua base de contatos profissionais, se relacionar com outras empresas e também investir em anúncios bem-planejados, que podem alavancar os seus resultados.

Construindo autoridade

Como o LinkedIn já tem esse perfil mais profissional, acaba sendo visto mais como uma forma de obter informações confiáveis a respeito das empresas e do mercado. Como consequência, ele transmite uma seriedade e credibilidade ainda maior para os usuários e é aí que você pode aproveitar para começar a construir a sua autoridade.

Entre os conteúdos que podem ser publicados por lá, estão blog posts, atualizações e novidades sobre o seu negócio ou o mercado no qual ele está inserido. 

Melhorando o ranqueamento

Apostar no marketing no LinkedIn também ajuda a melhorar o ranqueamento do seu negócio nas páginas de busca. Ter perfis ajuda a mostrar que a sua empresa realmente existe, contribui para evitar sites falsos e ainda influencia no posicionamento nas pesquisas feitas pelos usuários.

Todavia, para isso, é importante elaborar uma descrição bem detalhada do seu negócio — aproveitando ao máximo os campos que o LinkedIn disponibiliza para preenchimento — criar uma página com URL amigável e organizar as informações de forma que elas sejam de fácil acesso. Tudo isso transmite uma ideia ainda maior de profissionalismo.

Como montar uma estratégia de LinkedIn marketing?

A sua estratégia de LinkedIn marketing deve ser coerente com os objetivos de ter um perfil empresarial na rede, além de considerar outros pontos importantes. Nos próximos tópicos, falamos um pouco mais sobre as ações que podem ajudar você nessa missão.

Aprender com referências

Para começar a entender o que você pode fazer na rede social, vale a pena identificar perfis que podem servir como referência para você. Nesse caso, veja bem como a ferramenta é usada para alavancar a marca, quais são as estratégias adotadas, o tipo de conteúdo publicado e a forma de interagir com a audiência, por exemplo.

Aumentar a base de contatos

A sua estratégia de marketing no Linkedin também precisa dar muita importância para a sua rede, principalmente pelo fato de que a rede é totalmente voltada para essa questão do networking. 

Uma das formas de conseguir mais seguidores é por meio da produção de conteúdos confiáveis — a recomendação, aqui, não difere muito das demais redes sociais, visto que tudo depende da qualidade e relevância das suas publicações.

Publicar conteúdos de qualidade

Já que estamos falando sobre conteúdos de qualidade, é importante mostrar a importância de ter um bom planejamento para as suas publicações. Vale a pena criar um calendário editorial e definir quais serão os temas abordados com antecedência, além de manter uma boa frequência de postagens. 

Além de ajudar na construção da autoridade da sua marca, isso é fundamental para atender a sua base de contatos, fornecendo conteúdos que realmente podem fazer a diferença em suas rotinas. Com uma estratégia bem-definida, você consegue criar um grande atrativo para a sua empresa, além de chamar a atenção de um público ainda maior.

Curadoria de conteúdo

Além de trazer links externos e publicar os conteúdos, você também pode fazer o trabalho de curadoria de conteúdo e compartilhar outras publicações interessantes que foram encontradas na internet. 

Assim, sempre que você encontrar algum conteúdo que seja interessante, relevante e tenha ligação com a sua área de atuação, não deixe de compartilhar com os seus seguidores e mantê-los atualizados sobre tudo o que acontece por aí.

Quais são as particularidades da rede social?

Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn tem um ambiente diferente das demais. Nele, o foco é voltado para questões profissionais e comerciais e os conteúdos publicados têm um tom mais sério. A seguir, explicamos alguns pontos relevantes sobre isso.

Foco em público B2B

B2B é a sigla em inglês para se referir às relações de empresas com outras empresas. Na prática, é o caso de um produtor vendendo para o distribuidor e outros tipos de negociações e relacionamentos que não envolvem os clientes finais. Então, ao criar um perfil empresarial por lá, esteja ciente de que você pode explorar bastante essas parcerias, indo além de entregar conteúdos para os seguidores.

Demanda uma linguagem mais formal

Parece óbvio dizer isso, mas, de fato, o ambiente dentro do LinkedIn demanda uma postura mais formal, visto que as relações lá são mais profissionais e comerciais. Portanto, é importante pegar mais leve nos memes e nas piadas (que podem ser deixadas para as outras redes sociais).

Voltada para o networking

Você pode apostar no LinkedIn — tanto profissional quanto comercialmente — para ampliar o seu networking. Pode ser que você consiga excelentes parceiros, bons fornecedores, alguns clientes e, ainda, alguns profissionais que podem ajudar a divulgar a sua marca (por meio das publicações curtidas, comentadas e compartilhadas).

Você já tem uma ideia de como criar a sua estratégia de LinkedIn marketing? Com as informações abordadas aqui, fica um pouco mais fácil saber como se organizar e como o seu perfil empresarial deve se portar nessa rede social. Sendo assim, aproveite para colocar a mão na massa agora mesmo.

Quer saber ainda mais sobre a rede e como ela pode ser utilizada? Então, não deixe de conferir o que é e como criar uma company page no LinkedIn para empresas!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!