Como funciona o LinkedIn para empresas? Te contamos tudo!

Das diferentes redes sociais existentes, saber como usar o LinkedIn para empresas é fundamental. Com 35 milhões de usuários ativos somente no Brasil e 605 milhões em todo o mundo, ter um perfil nessa mídia é uma maneira de atrair talentos e potenciais compradores para sua empresa.

Focada no ambiente corporativo, o LinkedIn é mais conhecido por oferecer vagas de trabalho. No entanto, uma estratégia de marketing correta faz muito mais que isso, ajuda a alcançar os objetivos de negócio e a impulsionar o crescimento da empresa.

Para entender melhor como atingir esse propósito, neste post explicamos o que é, quais são as principais funcionalidades e como usar o LinkedIn para sua empresa. Continue lendo!

Por que usar um perfil empresarial do LinkedIn na estratégia de marketing digital?

O LinkedIn foi lançado em 2003 com o objetivo de ser uma rede social voltada para o ambiente empresarial. Até hoje, permanece com essa função, mas agregou mais funcionalidades com o passar dos anos.

Assim, ainda que continue sendo a principal rede social profissional existente, o LinkedIn também acrescenta oportunidades à sua estratégia de marketing digital. Como? Uma resposta é a atração do público de acordo com seu perfil de interesse.

A partir das postagens feitas nessa rede social, é possível entrar em contato com potenciais clientes e colaboradores. Além disso, seu perfil se torna:

  • uma vitrine digital da sua empresa;
  • uma maneira de evidenciar as informações sobre seu negócio, como serviços, vagas, missão, eventos realizados e mais;
  • uma oportunidade de reunir pessoas engajadas e qualificadas ao redor de um perfil único;
  • uma forma de entrar em contato com o público segmentado e gerar interesse sobre a marca.

Por isso, ao ter um perfil nessa rede social, você traz visibilidade para sua marca e estabelece uma presença forte, capaz de atrair seguidores e fortalecer o brand awareness. Da mesma forma, trabalha a marca empregadora e tem mais chances de formar uma equipe de alta performance por ter pessoas qualificadas.

Em outras palavras, você atinge um patamar diferenciado, que se torna referência tanto para profissionais quanto para consumidores. Ao criar conteúdos relevantes, sua marca atinge um novo nível de engajamento e referência de mercado.

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Quais são as principais funcionalidades do Linkedin para empresas?

Ter sucesso com sua estratégia de marketing ao usar o LinkedIn para empresas depende de explorar as funcionalidades existentes. As opções são diferenciadas — basta entender como elas funcionam e para que servem. Entenda melhor abaixo.

Company page

São os perfis empresariais. Sua relevância é permitir a construção de uma audiência, que contribui para a alavancagem de uma nova mensagem. O ideal é manter sempre atualizada, com a publicação de posts, e-books e materiais ricos. Essa é uma boa maneira de manter o engajamento e a interação.

Showcase pages

São as subpáginas do perfil corporativo. Permitem apresentar os produtos ou serviços de maior destaque. Elas ainda servem para apresentar informações sobre determinada solução, o que ajuda os usuários a encontrarem as respostas de que precisam.

Grupos

São locais virtuais em que pessoas com interesses comuns se reúnem e debatem temas específicos. Apenas perfis pessoais têm essa possibilidade. No caso das empresas, é preciso designar um representante para fazer a intermediação.

LinkedIn Pulse

É uma ferramenta que permite publicar artigos mais aprofundados e longos sobre determinado assunto do mercado. É oferecido apenas para perfis pessoais. Por isso, alguém da sua equipe pode realizar a postagem.

Como usar o LinkedIn?

Existem dois principais elementos a atentar na hora de usar o LinkedIn para empresas. O primeiro é o público da rede social. Como ela é corporativa, não há espaços para muitas brincadeiras, memes, piadas etc., assim como acontece no Instagram e no Facebook, por exemplo.

Por isso, é importante focar conteúdos relevantes e úteis, que contribuam com os usuários de alguma maneira bastante prática. Você pode até fazer uma pesquisa para entender o cliente que está seguindo seu perfil no LinkedIn. Com as informações, fica mais fácil colocar a estratégia em prática e alcançar bons resultados.

Esse também é o modo mais eficiente de trabalhar o engajamento dos seguidores. Ao saber exatamente o que eles esperam, é possível criar conteúdos direcionados e relevantes com periodicidade frequente.

Por isso, é importante criar um calendário editorial que preveja a quantidade de postagens e os conteúdos a publicar. Aqui, é importante evitar algum tema voltado somente para entretenimento.

Além disso, conte com a ajuda de uma ferramenta especializada em agendamento de postagens para LinkedIn. Desse modo, você cria os conteúdos conforme a programação e deixa de se preocupar com a divulgação.

O melhor é divulgar informações relevantes e voltadas para o público-alvo, a fim de aumentar as oportunidades da sua empresa construir uma reputação e se tornar referência no mercado.

5 dicas para ter sucesso com a página da sua empresa no Linkedin

As dicas anteriores são relevantes, mas precisam ser complementadas com a adoção de outras boas práticas. A seguir, listamos as principais para você saber como usar no LinkedIn da sua empresa.

1 – Customize a URL

Uma possibilidade do LinkedIn para perfis corporativos é personalizar os links, a fim de facilitar a busca dos usuários pelo seu perfil profissional. Para isso, clique no ícone de configurações ao lado da URL disponibilizada pelo LinkedIn, que fica próximo ao avatar. Como sua página é empresarial, ainda é necessário solicitar a alteração no suporte da rede social.

2 – Use uma boa imagem de perfil e capa

O LinkedIn é uma rede social corporativa, mas as imagens são muito bem-vindas. Investir em uma boa figura de perfil e capa é uma alternativa para mostrar a personalidade da sua marca e reforçar sua identidade visual. Escolha opções de alta qualidade, para evitar inconsistências na sua conta empresarial.

3 – Utilize palavras-chave ideais para seu perfil

As palavras-chave devem ser condizentes com o negócio para facilitar a busca dos usuários pela sua marca. Essa é uma forma de otimizar o perfil e configurá-lo para ser encontrado em pesquisas específicas, que contem com termos relevantes. Assim, há mais chance de aumentar a visibilidade da marca.

4 – Crie um conteúdo específico para seu público

A identificação das personas também é importante na hora de saber como usar o LinkedIn para sua empresa. Veja quais conteúdos são considerados mais relevantes e úteis, e crie ou compartilhe textos que agregam valor. Perceba que nem sempre a autoria precisa ser da sua empresa. O importante é oferecer uma discussão interessante.

5 – Mantenha-se ativo em grupos

A participação nos grupos é impedida para perfis empresariais, mas é possível ter um representante. Vale a pena mapear os mais significativos para o público-alvo da sua empresa e contribuir com as discussões. Os mais populares geram mais visibilidade e ficam no topo da página.

Nos grupos, você também pode compartilhar conteúdos do seu blog, desde que seja feito de forma contextualizada. Aos poucos, você fortalece sua marca como referência no mercado.

Agora você já sabe como usar o LinkedIn para empresas e só falta seguir as dicas repassadas. Lembre-se de que o perfil da rede social é diferente. No entanto, ao trabalhá-lo, a marca conquista engajamento e divulga sua mensagem por mais canais.

Quer fazer isso e seguir o calendário editorial da forma correta? Conheça a nova função do Bume de agendamento de postagens do LinkedIn. Faça um teste gratuito e veja como fazer a gestão completa das suas redes sociais.

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