quarta-feira, dezembro 13, 2017

Se você utiliza as redes sociais com frequência, provavelmente já viu seus amigos, influenciadores digitais ou empresas fazendo transmissões ao vivo. O recurso Live no Instagram hoje está disponível também no Facebook, no Twitter e no YouTube. Ou seja, é uma tendência que tomou conta dos principais sites de compartilhamento de conteúdo do mundo.

Dessas redes sociais citadas, o Instagram foi o último a aderir ao Live. As transmissões ao vivo ficaram disponíveis para os usuários do aplicativo no Brasil apenas no fim de 2016. Mas, apesar de ser a mais recente, a Live do Instagram já é um sucesso e um ótimo canal para quem quer ganhar visibilidade.

Como utilizar a Live no Instagram

O primeiro passo para gravar um Live no Instagram é deslizar a  tela para a direita para abrir a ferramenta de câmera. Depois disso, aparecerá na parte inferior as opções “ao vivo”, “normal”, “boomerang”, “rebobinar” e  “mãos livres”. Clique na primeira opção e faça a sua transmissão em tempo real. Para finalizar o vídeo, clique em “terminar” e confirme.

Quando começar a gravar, o Instagram notificará os seus seguidores para que eles possam acompanhar a sua live em tempo real. As pessoas podem interagir com você por meio de comentários e curtidas ao vivo. A transmissão pode durar até uma hora sem interrupções. Ao final dela, a rede social dá um panorama da sua audiência durante o vídeo em tempo real.

Se você quiser que essa transmissão ao vivo fique disponível por 24h é só publicá-la no stories. Para isso, quando o vídeo acabar, basta escolher a opção em compartilhar na parte inferior da tela.

O sucesso do recurso foi tão grande que fez o Facebook considerar abrir novas frentes de desenvolvimento para ter seu próprio canal de vídeos e transmissões, com o Watch, que vem aí como forte tendência para 2018.

4 dicas de como fazer uma Live no Instagram interessante

Há um jeito certo de fazer Live com objetivos de engajamento, diálogo e venda direta? Não temos um roteiro de sucesso, mas na internet o improviso e o inusitado costumam causar efeitos. Para algumas empresas usar o humor é algo que funciona, para outras é preciso falar sério. Mas existem algumas pequenas dicas para que a sua transmissão na Live no Instagram tenha mais possibilidades de cativar seus seguidores:

  1. Conte uma história: Início, meio e fim. Expectativa, decepção, superação, tensão e glória. As pessoas gostam de interagir com conteúdos que seguem a linha narrativa clássica. Faça um roteiro e treine antes, planeje bem o conteúdo e o discurso que vai adotar.
  2. Cause empatia: Ao fazer uma Live no Instagram é importante assumir um personagem que represente seu perfil. Apesar de poder usar um nome fictício é preciso conversar de igual para igual com o seu público. É preciso mostrar sua autoridade no assunto abordado e cuidar para ser educativo na sua fala.
  3. Interaja: Uma das grandes vantagens de usar a Live do Instagram como recurso é a possibilidade de interação imediata. Faça perguntas, fique atento às reações do público e tenha jogo de cintura para responder na hora certa.
  4. Tenha paciência: O número de views da sua Live vai começar baixo, mas ao longo da gravação eles podem aumentar. Por mais que o seu conteúdo seja programado é preciso saber que ao vivo tudo pode acontecer. Fique tranquilo e improvise para levar o máximo de naturalidade à sua live.

E você já fez alguma Live? Como foi? Compartilhe sua experiência nos comentários!

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