Marketing de Conteúdo para redes sociais: como fazer de forma estratégica?

As redes sociais se tornam cada vez mais populares e muitas empresas já entenderam como podem usar essas plataformas para divulgação das suas marcas. Uma das soluções para gerar maior engajamento com o seu público nesses canais é utilizar o Marketing de Conteúdo aliado a um planejamento estratégico.

Atualmente, é improvável pensar que alguma empresa possa ter sucesso sem colocar em prática algumas estratégias de Marketing Digital. Afinal, além de mais exigente, o consumidor está cada vez mais conectado e utiliza os diferentes canais online para se informar sobre as marcas antes de realizar uma compra.

Diante disso, é preciso ser relevante no cenário digital e um dos caminhos é o Marketing de Conteúdo, ou seja, a produção de materiais relevantes para que o usuário passe a conhecer a sua marca e se torne um cliente em potencial.

Ao aliar essa estratégia às redes sociais, a tendência é gerar melhores resultados. Que tal saber mais sobre as melhores práticas para realizar o Marketing de Conteúdo para redes sociais de maneira estratégica?

Para isso, é só você continuar a leitura e tirar todas as suas dúvidas, da importância de estar presente nas diferentes redes até as práticas mais importantes para ter sucesso. Confira!

Qual a relevância de estar presente nas redes sociais atualmente?

Não importa se você tem um e-commerce, uma agência de publicidade ou qualquer outro tipo de negócio — é fundamental estar presente nas redes sociais e os números comprovam essa tendência.

De acordo com o estudo Digital in 2018: The Americas, cerca de 62% da população no Brasil está ativa em alguma rede social.

Além disso, informações do próprio Instagram indicam que 80% das contas ativas na plataforma seguem alguma empresa. Como ignorar números como esses, não é mesmo? Eles apenas evidenciam a importância de fortalecer a presença digital e justificam um movimento cada vez maior nessa direção.

A pesquisa Social Trends 2019, por exemplo, mostra que 96,2% das empresas brasileiras têm contas em redes sociais, sendo que 62,6% já consideram esses canais muito importantes para as suas estratégias. Pensar e agir de forma estratégica nas redes sociais é uma maneira de promover o seu negócio.

Redes sociais 2020

Os benefícios, porém, são diversos para quem traça um plano de marketing para os seus perfis nas redes sociais. Para você ter ideia, os entrevistados apontaram como vantagens:

  • a maior divulgação da marca (53%);
  • o engajamento com a audiência (44,2%);
  • o aumento de vendas e número de clientes (38,1%);
  • o maior tráfego em seus sites e blogs (35%) .

Uma solução muito utilizada para superar os desafios de gerenciar uma página em uma rede social é o Marketing de Conteúdo. Ao conectar o material produzido em um blog às suas redes sociais, você cria uma excelente oportunidade para atrair mais clientes em potencial para as suas páginas.

Não por acaso, o Social Trends 2019 evidencia que as empresas que escolhem investir na produção de conteúdo relevante conseguem atrair, em média, 1,2 visitantes a mais do que as organizações que optam por não criar conteúdos diferenciados.

Isso força as empresas a se planejarem ainda mais para ter sucesso. Afinal, com a concorrência mais alta nesses canais, é preciso criar um planejamento estratégico que diferencie uma marca das demais.

O relatório corrobora essa ideia, já que 43,6% das empresas passaram a adotar uma estratégia com um calendário editorial definido — um crescimento de 6% em relação a 2017.

Enquanto isso, o número de empresas que não adota nenhum tipo de planejamento para as publicações em suas redes sociais reduziu. Em 2017, 27,2% faziam suas publicações sem nenhum tipo de estratégia, número que, agora, está na casa dos 23,3%.

Tendo isso em vista, garantir a presença da sua marca nas redes sociais está se tornando um passo cada dia mais decisivo para o sucesso do seu negócio e das suas estratégias de Marketing Digital.

Agora, é preciso entender melhor o que deve ser levado em consideração para fazer um bom trabalho nessas plataformas. É o que vamos explorar a seguir!

Quais ações são fundamentais para o Marketing de Conteúdo nas redes sociais?

Para ter sucesso ao aplicar as suas estratégias de Marketing de Conteúdo para redes sociais, não basta apenas criar uma conta no Facebook ou Instagram, certo? É preciso planejamento e a execução correta de algumas técnicas.

Por isso, separamos logo abaixo alguns pontos que você deve levar em consideração!

Divulgue os seus posts

Investir na produção de conteúdo relevante é um diferencial para qualquer negócio, pois gera mais visitas e outros benefícios diversos. Porém, nem sempre é possível atrair visitantes por meio de estratégias como SEO (Search Engine Optimization) ou anúncios pagos.

Assim, as redes sociais se tornam um canal interessante para que você divulgue os seus posts e publicações mais relevantes.

Como resultado, a ação beneficia duas frentes: gera conteúdo para engajar mais usuários nas suas redes e, além disso, atrai mais visitantes para o seu blog ou site.

Produza conteúdo para cada rede

É essencial ter em mente que cada rede social envolve as suas peculiaridades e, por isso, é preciso adequar o conteúdo compartilhado.

Ao divulgar o link de uma nova publicação do seu blog no Facebook, talvez seja melhor pensar em um conteúdo mais ilustrativo no Instagram, como um infográfico.

Textos muito longos podem não gerar o mesmo engajamento do que uma imagem no Instagram e, assim, o seu planejamento seria prejudicado. Em um post no blog, você também pode disponibilizar um botão que, automaticamente, publica determinada frase ou estatística — no tamanho necessário — no Twitter, por exemplo.

Toda essa integração entre os diferentes canais contribui para o engajamento em suas páginas. Ao fazer isso, você garante que os conteúdos publicados são, de fato, interessantes para quem compõe aquela audiência. No Instagram, um vídeo gera 2,1 mais comentários do que imagem, e é fundamental ser preciso.

Realize um planejamento de postagem

Quando falamos em Marketing Digital, nenhuma estratégia vai funcionar sem que exista um planejamento. Para garantir a eficiência das ações de Marketing de Conteúdo para redes sociais, é fundamental contar com um planejamento de postagem. Dessa forma, você pode tomar decisões mais estratégicas.

É o caso de planejar conteúdos específicos para determinadas datas, como um infográfico sobre aumento nas vendas no Dia das Mães. Com mais tempo para análise e execução das ações, você se certifica de que a sua estratégia passe a ser mais precisa e eficiente, gerando melhores resultados.

Foque o engajamento com o público

A participação da sua marca nas redes sociais não deve se limitar à publicação de conteúdo em suas páginas, uma vez que o interessante nessas plataformas é a possibilidade de interação entre empresa e consumidor. Um exemplo de negócio que faz isso muito bem é o Nubank.

O banco digital utiliza aquele espaço para tirar dúvidas e responder a outros questionamentos sobre os seus produtos e serviços. Além do mais, interage com o público de maneira natural, o que gera um maior engajamento em suas páginas e, consequentemente, atrai mais consumidores em potencial.

Quais práticas são importantes para a produção de conteúdo relevante?

Além de considerar os pontos listados acima, é importante que o conteúdo produzido seja, de fato, relevante para a sua persona.

Dessa forma, é preciso colocar em ação algumas práticas que podem tornar as suas produções ainda mais atraentes e, assim, conseguir melhores resultados com Marketing de Conteúdo para redes sociais!

Conheça o seu público

Para ter sucesso nas redes sociais, é fundamental conhecer quem você quer impactar, ou seja, analisar o perfil e o comportamento do usuário. Assim, você pode definir as redes sociais mais utilizadas e quais os tipos de conteúdo que ele busca ao acessar o canal.

Ofereça conteúdos relevantes

A internet está repleta de artigos, publicações e outros conteúdos. Nesse contexto, para se destacar em meio a tanta competição, é importante produzir materiais realmente atrativos para o usuário.

Tenha em mente que conteúdos relevantes para ele são aqueles capazes de solucionar um problema, dúvida ou mesmo levá-lo a aprender mais sobre um assunto.

Não fale apenas sobre você

Não limitar as suas publicações aos seus produtos e serviços é outro ponto bem importante para criar maior engajamento nas redes sociais. Isso porque esse é um espaço em que a naturalidade é muito valorizada, e não há nada mais natural do que compartilhar informações relevantes de outras fontes.

Como vimos, o Marketing de Conteúdo para redes sociais é um mecanismo decisivo para aumentar a relevância da sua marca e trabalhar o engajamento com o público. Inclusive, permite que você alcance outros objetivos, como mais leads sendo gerados e, naturalmente, um maior potencial de conversões.

Agora que você já entendeu como o Marketing de Conteúdo pode auxiliar a sua estratégia nessas plataformas, que tal saber mais dicas de como ser eficiente e conseguir melhores números? É só conferir o nosso conteúdo sobre planejamento de redes sociais e um passo a passo para gerar resultados!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content

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