Entenda o que é marketing de defensores e veja como praticar essa estratégia

O Marketing de defensores é uma estratégia poderosa em que os clientes satisfeitos se aproximam da marca e contribuem para divulgar uma imagem positiva dela. Em muitos casos essa estratégia é vista como uma evolução do que é chamado de marketing de relacionamento.

Atualmente, sabe-se que a sobrevivência de uma empresa online tem uma relação direta com a fidelidade dos seus clientes e a forma como eles interagem.

Isso porque o compartilhamento das opiniões de quem usa tem podem ter uma exposição gigantesca e, isso influencia diretamente na reputação da empresa.

Hoje em dia é muito comum que os clientes busquem por opiniões dos usuários antes de fazerem a compra de um produto. É justamente nisso que se baseia o marketing de defensores. Continue lendo esse artigo para conhecer mais sobre o tema e se vale a pena usar essa estratégia.

O que é o marketing de defensores?

Com a popularização da internet é cada vez mais comum que as pessoas busquem por informações sobre uma marca ou produto específico antes de comprar.

As avaliações de outros usuários possuem um enorme poder de influência sobre a decisão de compra dos clientes. Assim as avaliações negativas realmente influenciam muito na imagem da empresa, o que gera uma desconfiança com relação à marca.

Isso faz com que potenciais clientes desistam das suas compras e acabem dando preferência aos produtos de outra empresa. O contrário também é válido: avaliações positivas acabam estimulando ainda mais os clientes que já estavam pensando em adquirir um determinado item.

Esse é um dos grandes efeitos da transformação digital quando se fala em empresas, visto que a participação de terceiros atualmente faz toda a diferença. Diante dessa tendência de busca por informações os influenciadores digitais possuem um papel de grande importância.

Assim, tanto os clientes quanto os influenciadores digitais tem uma enorme contribuição ao incentivar (ou não) as compras por meio das suas opiniões pessoais. No entanto quando se fala em marketing de defensores, a estratégia não abrange contratos com influencers mediante pagamento, mas apenas os defensores espontâneos.

Clientes defensores

Basicamente o marketing de defensores consiste em fazer com que os clientes se tornem verdadeiros promotores da sua marca. No entanto, para que isso realmente funcione é necessário que os consumidores estejam realmente satisfeitos e engajados.

Quando isso acontece essas pessoas começam a oferecer feedbacks positivos na fanpage da empresa, fazendo assim as recomendações dos produtos ou serviços em questão. Para isso é preciso oferecer um atendimento excelente.

Colaboradores defensores

Além dos clientes, os colaboradores podem também ser tornar verdadeiros guardiões. Quando existe um bom clima organizacional, as pessoas que acreditam nos diferenciais da marca podem também contribuir para a divulgação da marca.

Isso porque em qualquer situação, até mesmo nos almoços e domingo, essas pessoas vão comentar positivamente à respeito da empresa, bem como seus produtos. Além disso podem ter iniciativas online por realmente estarem engajados com a instituição em que trabalham.

Quais são os benefícios do marketing de defensores

Já é comprovado que um programa eficiente de defensores de marca proporciona resultados expressivos para as empresas.

Veja agora, quais são os principais benefícios de usar essa estratégia em seu negócio.

1. Conteúdo mais eficiente

De acordo com a interação com os seus defensores, o conteúdo compartilhado pode ser mais ou menos relevante. Por esse motivo, uma estratégia de conteúdo é eficaz!  Além disso existem estratégias em que os seus seguidores podem criar os materiais a serem compartilhados.

Isso é excelente tanto para fortalecer a relação com os clientes quanto mostrar a todos que há muitos consumidores engajados. Se você não sabe como iniciar uma empresa de Consultoria SEO pode ajudar!

O marketing de defensores é uma ótima maneira de construir uma base de fãs.

2. Conseguir leads

Os apoiadores podem transformar a imagem da sua empresa e, por isso geram as melhores leads (interessados em seu produto que deixam algum contato em sua loja). A conversão nesse caso chega a ser até 5 vezes mais eficientes com relação a uma lead gerada por meio de outras estratégias.

3. Incentive e cultive reviews

Os reviews, ou seja, as opiniões dos usuários possuem uma importância fundamental para a imagem da marca. Hoje em dia as opiniões aparecem na busca do Google e influenciam diretamente na decisão de outros clientes.

A grande vantagem é que nesses reviews são expostas as principais características, sejam positivas ou negativas dos seus produtos. Por isso cultivar essas opiniões (quando positivas) é excelente para a sua empresa.

4. Tenha boas referências

Os clientes satisfeitos são potenciais tutores da sua marca, que podem fornecer informações muito importantes para o time de vendas e de marketing sobre o que realmente pode funcionar e o que não.

5. Feedback

Os feedback são essenciais tanto para obter novas ideias quanto para fornecer informações valiosas para a correção de problemas e alterações em produtos e serviços.

Programa de defensores de marca

Para estabelecer uma boa estratégia com relação ao marketing de defensores, a criação de um programa específico para isso é uma ótima forma de alcançar isso. Em geral uma boa estratégia se baseia sobretudo nas características dos clientes e da marca. 

Primeiramente é necessário fazer com que as pessoas se sintam à vontade com a sua marca e passe a gostar realmente dos produtos,  só assim eles vão contribuir com a construção de uma imagem da empresa.

Depois disso criar um bom programa de marketing de defensores é uma estratégia excelente para aproximar os clientes a conseguirem melhorar a imagem do seu negócio por meio das opiniões fornecidas por eles.

Vale a pena fazer Marketing de Defensores?

Antes de mais nada a resposta para essa pergunta é sim. Sobretudo no cenário atual, em que a internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Com o marketing de defensores você consegue:

  • Melhorar a qualidade das leads;
  • Obter aproximação com os clientes;
  • Feedbacks;
  • Novas ideias;
  • Aumentar as suas vendas.

Diante disso ter ao seu lado clientes engajados que realmente admirem a sua marca e gostem dos seus produtos é uma enorme vantagem competitiva que deve ser considerada.

Assim, muito mais do que apenas oferecer um determinado serviço, por meio do uso dessas estratégias os seus consumidores terão uma relação de grande proximidade com a sua empresa.

Para isso é preciso conhecer os usuários, atendê-los da melhor forma possível e assim conseguir estreitar a relação. 

AboutUpSites
A UpSites é uma empresa de criação de sites profissionais. Nós projetamos, desenvolvemos e gerenciamos sites de alto impacto que geram leads, vendem produtos e contam histórias.
Quer criar o seu site em minutos? Conheça o Bume Site! FAÇA UM TESTE GRATUITO!