Marketing de influência: Uma grande estratégia para pequenas empresas

O marketing de influência é uma área do marketing tradicional. Mas será que empresas de qualquer tamanho podem se aventurar nessa área?

Vamos começar esse texto falando sobre o que é o marketing de influência. A definição é realmente muito simples, pois se trata exatamente do que diz o nome. É o marketing feito por meio de alguém que tem uma grande influência perante a sociedade.

Ou seja, é o marketing feito por meio de influenciadores digitais. Para que essa estratégia funcione é necessário que um planejamento muito bem feito seja estabelecido. É importante ressaltar que uma campanha de marketing de influência bem feita depende de muitos fatores.

No texto de hoje nós vamos falar sobre o marketing de influência para pequenas empresas. Nossa ideia é desmistificar a visão de que essa prática tem custos elevados e, portanto, só deve ser feita por companhias de grande porte.

Por qual motivo você deveria apostar no marketing de influência?

Vamos começar falando sobre questões financeiras. O marketing de influência pode ser muito mais barato do que uma propaganda televisiva, por exemplo.

Mas não é só por isso que ele vale a pena. De acordo com a revista americana Entrepeneur, 26% dos usuários de desktop usam bloqueadores de anúncios.

Ou seja, o consumidor moderno foge de propagandas. Na televisão isso é ainda mais fácil, já que o usuário pode apenas mudar de canal durante os intervalos. A situação só mudaria se você conseguisse colocar uma campanha no meio de uma novela, por exemplo, mas você precisaria de um grande investimento financeiro.

Além disso, as pessoas veem os influenciadores digitais como pessoas “normais”- diferente de artistas. O fato de que os seguidores passam muito tempo acompanhando situações da vida desses influenciadores dá ao público uma ideia de amizade próxima.

Por isso, as pessoas tendem a comprar mais quando algo é sugerido por influenciadores digitais. De acordo com a revista Meio e Mensagem, dos brasileiros com acesso à internet:

  • 71% segue um influenciador digital;
  • 55% procura a opinião de um influenciador antes de fazer uma compra;
  • 86% já conheceu um produto ou serviço por meio de um digital influencer;
  • 73% afirma já ter sido impactado por um conteúdo a ponto de fazer uma compra;
  • 50% tem o influenciador digital como uma fonte confiável para a recomendação de um produto ou serviço.

Mas como escolher a estratégia certa para a sua marca?

Como eu disse anteriormente, a estratégia é fundamental para o sucesso de uma campanha. Por isso, existem empresas como a influu, que cuidam de todo o processo de campanha de acordo com o que é esperado pelo cliente.

Existem uma série de fatores a serem avaliados antes que um influenciador seja escolhido para uma ação. Diferente do que muitas pessoas pensam, não são necessariamente os influenciadores com maior número de seguidores que trazem mais resultado.

E esse é um dos grandes benefícios para pequenas empresas. Pode ser que um microinfluenciador seja a melhor opção para a sua campanha. Mas é preciso entender exatamente quais são os objetivos da ação.

Por exemplo, se você tem um público alvo a atingir, o influenciador da campanha precisa falar com esse público. Não faz muito sentido fazer campanha de games com um influenciador de culinária.

Então, vamos ver alguns aspectos que precisam ser analisados.

1 – Engajamento

O tamanho do influenciador pode ser bem irrelevante. Isso se dá pelo fato de que, em alguns casos, o número de seguidores ou inscritos pode ser apenas uma métrica de vaidade.

Na hora de fazer uma campanha o que realmente importa é o engajamento. Ou seja, quando essa pessoa faz um post há interação dos usuários?

Se há um bom número de interações, então isso já é um bom sinal para a contratação. Mais vale um influenciador engajado de 10 mil seguidores do que um de 1 milhão sem nenhum tipo de interação.

2 – Valores necessários para a campanha

Muitas pessoas ainda não entendem, mas o valor para a contratação de um influenciador não é fixo. Tudo depende de uma série de fatores e aqui eu volto a citar a questão do engajamento.

Por exemplo, dois influenciadores com 10 mil inscritos não vão – necessariamente – receber o mesmo valor. Se um possuir mais interações do que o outro, o valor pode variar muito.

Além disso, podem haver variações de acordo com a quantidade de trabalhos realizados, por exemplo. Portanto, é fácil dizer que esse cálculo pode ser complexo.

3 – Nicho e público alvo

Você precisa saber qual é o público alvo do influenciador para definir se ele é bom ou não para a sua campanha.

O nicho do conteúdo produzido pode ser determinante para a escolha de um criador. Além disso, é preciso analisar qual a faixa etária, o gênero, localização geográfica etc predomina entre os seguidores.

Afinal de contas, esses pontos podem ser fundamentais para a aquisição da sua mercadoria.

4 – Passado do influenciador

Não é segredo para ninguém que alguns influenciadores digitais já se envolveram em polêmicas no passado (e até mesmo no presente). Por isso, é muito importante que você tenha conhecimento de todas elas.

Será que isso poderia respingar e prejudicar a sua marca? Se você estiver disposto a comprar uma briga em defesa de um digital influencer, não é necessário se preocupar com nada disso.

Mas se a sua ideia é manter a imagem da marca e ter uma campanha bem tranquila é fundamental que o influencer escolhido não tenha criado nenhuma polêmica grave.

5 – Não determine todos os aspectos da campanha

Esse ponto pode parecer polêmico, mas eu vou explicar bem o que quero dizer. Você precisa fazer um bom planejamento, mas isso não deve envolver o trabalho do criador de conteúdo.

Uma pessoa que produz para a internet tem criatividade e, além disso, conhece muito bem o próprio público. Por isso, é muito importante dar para essa pessoa liberdade para o trabalho.

A parte da criação é algo a ser feito em conjunto, pois assim você terá mais chances de obter o retorno esperado.

 

Fontes 1 e 2

Esse texto foi produzido por Thaís Dias, produtora de conteúdo da influu

AboutInfluu
A Influu tem a missão de reeducar o mercado de Marketing de Influência, criando e estabelecendo um novo hábito para o dia a dia dos influenciadores, tornando mais eficiente e valioso o match de interesses em comuns entre eles e as marcas.
🤑 Monetize suas redes sociais agora! Conheça a Lastlink! COMECE AGORA!