Como engajar usuários através do marketing de relacionamento?

Qual consumidor não gosta de ter boas experiências com as marcas com as quais interage, não é mesmo? Mais do que comprar produtos ou adquirir serviços, os clientes querem cada vez mais ter interações diferenciadas e memoráveis com as marcas.

Por isso, o marketing de relacionamento é muito importante para construção, fidelização e disseminação de uma marca, além do ganho de autoridade dela no mercado.

Você sabe o que é marketing de relacionamento e como ele é importante para engajar seus usuários? Confira agora mesmo! 

 

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia que engloba construção e disseminação da marca, prospecção, fidelização e ganho de autoridade. 

Essa estratégia foca o relacionamento com os clientes para, através disso, fidelizá-los e fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores espontâneos da marca.

Estabelecer uma relação próxima entre empresa e consumidor é uma das grandes tendências de mercado e, certamente, as organizações que se preocupam com isso possuem um ótimo diferencial competitivo.

É claro que relacionamento e proximidade entre cliente e marca não se constrói de um dia para noite, porém, quando esse laço é alcançado, os efeitos são muito positivos e duradouros.

 

Como fazer marketing de relacionamento?

Como qualquer estratégia, o marketing de relacionamento deve ser pensado para cada cenário. Porém algumas ações são importantes de serem feitas, independentemente do nicho e segmento em que se atua. 

Separamos algumas dicas para você engajar mais seus usuários com esse tipo de marketing!

 

Dissemine a cultura da empresa

Antes de colocar qualquer plano em prática em um negócio, é importante que a empresa entenda de fato para que ele serve e qual o objetivo de suas ações.

Marketing de relacionamento precisa estar presente na cultura da empresa e o cliente precisa ser visto como muito importante por todos os colaboradores, afinal, eles serão o contato do público com a marca.

Dissemine os valores da empresa e faça com que o marketing de relacionamento seja mais do que uma estratégia e passe a ser cultura organizacional.

Isso permite que as empresas construam a fidelidade da marca através da percepção do cliente, ao mesmo tempo que crescem às margens de lucro.

 

Conheça seus clientes

Pode parecer óbvio falar em conhecer os clientes, mas é totalmente indispensável ressaltar isso. 

Muitas empresas criam estratégias sem saber para quem estão fazendo e quem querem atingir.

Não é possível pensar em marketing de relacionamento se a empresa não sabe com quem quer se relacionar, certo? 

Por isso, entenda seu público, mantenha o banco de informações atualizados, conte com um CRM para mapear dados, crie pesquisas, colha feedback e defina suas personas. 

A partir disso, será possível pensar em atitudes que tenham a ver com aqueles que se relacionam de verdade com a marca.

 

Tenha programas de pontuação e fidelidade

O marketing de relacionamento é uma via de mão dupla. Não adianta querer que o consumidor se torne fiel e divulgue sua marca sem oferecer nada em troca.

Por isso, crie diferenciais e programas de vantagens para seu público. Ações como essas garantem benefícios para aqueles que consomem mais do seu produto ou serviço, estimulando a fidelidade e retenção.

Muitas podem ser as vantagens, desde descontos, milhas, refeições, dias especiais ou lançamentos exclusivos, por exemplo. Por isso, é importante conhecer o cliente para oferecer algo que irá realmente atrair a atenção dele e surpreendê-lo.

 

Ofereça um atendimento de qualidade

Atender o cliente, em qualquer parte da jornada de compra dele, deve ser algo memorável, gratificante e sem esforço.

O consumidor precisa ter suas solicitações resolvidas ou pelo menos ter alguma resposta ou prazo de solução em qualquer canal pelo qual entre em contato.

Inclusive a Exame trouxe um dado muito interessante, onde mostrou que as empresas brasileiras perderam R$ 400 bilhões em 2018 por conta de mal atendimento.

Por isso, um bom atendimento é um dos pontos mais importantes para os clientes definirem seus locais de compra e, claro, isso faz parte de um bom marketing de relacionamento.

Conclusão

Investir em marketing de relacionamento permite às empresas construir vínculos duradouros com seus clientes e crescer, tanto financeiramente quanto em relevância de marca para o mercado.

Os clientes estão buscando mais do que produtos ou serviços, e sim experiências – e é a empresa que definirá quão longo será o relacionamento com o cliente a partir de suas decisões estratégicas.

Afinal, estar próximo do público, oferecer interações diferenciadas e boas experiências é necessário e cada vez mais urgente. Como você tem feito seu marketing de relacionamento? Comece já a pensar nessa estratégia! 

Conteúdo produzido pela equipe Gorila App!

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