Você sabia que precisa considerar os algoritmos em suas estratégias de marketing nas redes sociais? Isso porque eles influenciam o alcance das postagens e seus resultados.

Em outras palavras, são eles que definem para quantos e quais usuários suas publicações serão exibidas. Quer saber mais? No post de hoje, entenda como a mudança nos algoritmos afeta para quem a sua postagem aparece. Boa leitura!

Como funcionam os algoritmos?

Antigamente, tudo aquilo que você postava era exibido em ordem cronológica para os seus seguidores. Assim, seu conteúdo era entregue a todos, e você só dependia da disponibilidade das pessoas em acessar a rede.

No entanto, para melhorar a experiência do usuário, o algoritmo que já era usado no Facebook foi implementado também no Instagram em março de 2018. A partir de então, para que sua publicação seja exibida, ela precisa obedecer a determinadas regras. Veja, a seguir, quais são as mais importantes:

  • grau de proximidade: prioriza familiares e amigos no feed;
  • grau de interação: quanto mais interagirem com suas publicações, mais elas vão ganhar relevância;
  • grau de interesse: tem como base os interesses do usuário registrados anteriormente;
  • tempo da publicação: quanto mais tempo de postagem, mais o conteúdo tende a ficar relevante.

Por que é preciso entender suas mudanças?

Essas regras fazem com que o alcance das suas postagens seja afetado. Por isso, além de desenvolver sua estratégia de marketing, é necessário estar atento às atualizações dos algoritmos. Dessa forma, é possível tomar decisões estratégicas e efetivas para que os seus resultados das suas campanhas não sejam prejudicados. Afinal, uma perda repentina de alcance é muito ruim.

E como elas afetam o marketing nas redes sociais?

Não podemos forjar parentesco com os seguidores, mas podemos criar conteúdo útil, relevante e interessante, capaz de estimular a sua interação. Como vimos, o engajamento é um dos fatores considerados pelos algoritmos. Quanto mais os usuários interagirem com a sua página, mais seu post será considerado relevante. Também é fundamental analisar quais são os horários em que há maior engajamento nas suas publicações, a fim de priorizá-los.

Outra dica é evitar o excesso de publicações. Isso porque, se você não der um tempo para a maturação do seu post e publicar outro em seguida, reduzirá o potencial da postagem anterior. Apesar de sabermos que é preciso testar o funcionamento específico de cada página, aquelas que publicam de 3 a 5 vezes por semana são as que têm um melhor alcance.

Assim, acerte o horário e respeite o tempo entre as publicações para potencializar seu engajamento. Isso é essencial para aumentar ou manter um bom alcance entre seus seguidores e, consequentemente, melhorar seus resultados.

Se você leu até aqui, já sabe que é importante se atentar às regras dos algoritmos para desenvolver bem sua estratégia de marketing nas redes sociais. Dessa forma, você garante seu alcance e seu engajamento nessa plataforma, além de conseguir mais leads e vendas.

Você tinha ideia de que os algoritmos funcionavam assim? Então, fique sempre atento às mudanças e às formas de melhorar o seu engajamento.

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