O universo da comunicação sempre passou por diversas mudanças, muitas delas relacionadas às mídias usadas para transmitir as informações. Dos papiros antigos, evoluindo para o rádio e a onipresente TV, chegamos à era digital. E não há dúvidas de que, o que antes era tendência, hoje se tornou realidade. Facebook, Instagram e Twitter são os meios de comunicação mais acessados do mundo. Nesse cenário, foi inevitável surgir com força total o marketing nas redes sociais.

A prática do marketing sempre existiu. Lado a lado dos primeiros vendedores, ele estava presente nas táticas de argumentação e persuasão usadas para convencer pessoas a se tornarem consumidoras de serviços e produtos. A lógica continua a mesma hoje em dia.

Vemos no cenário digital, cada vez mais empresas direcionando seus investimentos ao marketing digital, contratando agências para elaborar estratégias específicas em busca da conquista por seguidores e eventuais consumidores da sua marca.

Uma pesquisa atual da Social Media Trends, realizada com mais de mil pessoas no Brasil, mostrou que mais de 90% estão presentes e ativas nas Redes Sociais. Esse número beirando os 100% é mais do que suficiente para explicar a importância do marketing nas redes sociais.

Mas não basta criar um perfil e adquirir um endereço virtual para ser encontrado pelo público. A sua presença online merece uma atenção especial para funcionar. Por isso, nossa dica é focar suas ações em dois eixos principais: conteúdo e resultados.

Conteúdo para o Marketing nas Redes Sociais

Vamos supor que você já tenha colocado em ação a criação de um site e seus perfis nas principais redes sociais para o seu negócio. Essa determinação vai ser dada pela pesquisa de quais são as redes utilizadas pelo seu público alvo. Agora é hora de começar para valer o trabalho do marketing nas redes sociais.  A primeira coisa com a qual você precisa se preocupar é o conteúdo que vai postar.

Será preciso cativar e encantar os seguidores com uma identidade visual original e temas relevantes, longe da simplista auto-promoção. Seu conteúdo deve transmitir ideais de vida, sentimentos e humanidade. Os posts vão dar o tom de qual será a percepção dos outros frente à sua empresa.

Você está no território ideal para promover sua marca e, de forma indireta, atrair sua primeira comunidade de seguidores. Eles vão iniciar a propagação e interação com o seu perfil. A partir disso será possível gerar leads, potenciais clientes e, por fim, converter seu conteúdo em resultados. Essa é a essência do marketing nas redes sociais.

A frequência das postagens também é muito importante para o sucesso do seu perfil. Mas é igualmente essencial se atentar à necessidade de criar relacionamentos com os seus seguidores. O engajamento real acontece quando você está presente para responder aos comentários, mensagens e demais  interações que venham por parte deles.

O bom conteúdo passa por essa personificação e presença online constantes!

Resultados do Marketing nas Redes Sociais

Com um conteúdo arrebatador você começou com o pé direito sua estratégia de marketing digital. Mas as redes sociais pedem um pouco mais do que isso para quem está realmente focado em obter resultados. Vai ser preciso monitorar sua rede, coletar dados, analisar números, saber investir em impulsionamento e automação para completar as demandas do marketing nas redes sociais.

Mas, calma, não é preciso fazer tudo de uma só vez, e no mercado é possível encontrar profissionais especializados na busca por esses resultados. A ideia é aplicar estratégias como a análise desempenho, testar melhores horários, tópicos e demais peculiaridades do seu conteúdo para replicar o que dá mais certo, otimizando assim os resultados.

Outra parte importante do trabalho do profissional de marketing nas redes sociais acontece na utilização de ferramentas digitais. Elas ajudam a potencializar o alcance da sua estratégia. A automação no Instagram, por exemplo, é uma realidade praticada por grande parte das empresas e possibilita um alcance direcionado ao seu público alvo.

Mais sobre esses detalhes e informações sobre o marketing nas redes sociais, você encontra aqui no blog! Vale a pena mergulhar nesse universo que veio para ficar e transformou a maneira de se fazer comunicação e estratégias de marketing em todo o mundo. Faça parte você também!

Quer ter mais resultados como seu Instagram? Então baixe o nosso cronograma de conteúdo para Redes Sociais:

Tags: ,,,