5 dicas de marketing para salão: sistema de gestão e mais!

O mercado de beleza não para de crescer, e com a quantidade de estabelecimentos que abrem a cada dia, a concorrência entre os negócios também aumentou. Para atrair e fidelizar mais clientes é necessário oferecer mais do que um bom serviço, um bom sistema de gestão e saber utilizar o marketing para salão de beleza!

Pensando em impulsionar seus resultados, preparamos 5 dicas de marketing para salão de beleza que você pode colocar em prática hoje mesmo. Confira!

A importância do marketing na área da beleza

Uma das grandes qualidades dos profissionais que atuam na área da beleza é que eles fazem investimentos constantes no seu conhecimento. Para isso se matriculam em cursos e fazem workshops para aprimorar as técnicas colocadas em práticas durante os serviços.

Apesar de essencial para uma carreira duradoura, poucos se dão conta que é necessário entregar mais do que um bom resultado para os clientes. Hoje o marketing para o salão de beleza é imprescindível, visto que a partir das estratégias bem planejadas e executadas é possível atingir o público-alvo de uma maneira precisa, bem como de melhorar o relacionamento com as clientes.

Além disso, também é capaz de trazer mais autoridade e confiabilidade para a sua marca visto que o conteúdo divulgado é um forte aliado na hora de convencer alguém a agendar um procedimento no seu negócio.

 

1. Invista no agendamento online

O agendamento online se tornou uma das ferramentas mais imprescindíveis dentro de um salão de beleza. Isso porque além de facilitar o lado da cliente, ele também otimiza o tempo das colaboradoras, uma vez que  a responsável pelo atendimento não terá de dedicar o seu tempo a fazer anotações em uma agenda de papel, e que assim, terá mais disponibilidade para atender as clientes.

Uma plataforma online presente em um sistema de gestão é excelente para quem está buscando por um encaixe, basta verificar quais são os horários disponíveis para a realização do procedimento desejado e agendar.

 

2. Crie redes sociais para o seu negócio

Com o passar do tempo as redes sociais deixaram de ser apenas para expor a vida pessoal e se tornaram uma excelente ferramenta do trabalho. 

Você pode usá-las ao seu favor para compartilhar os melhores trabalhos realizados e que são capazes de chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem o seu serviço, bem como das clientes que já são frequentadoras do seu estabelecimento.

Assim, ao despertar o interesse, você também pode utilizar esse tipo de plataforma para integrar ao seu agendamento online via Facebook e Instagram.

Aproveite esses recursos para mostrar para o público das suas redes sociais que você é uma autoridade no segmento. Para isso, além de investir na divulgação dos serviços com fotos e vídeos do que foi realizado, é interessante publicar conteúdos informativos.

Que tal dar dicas do que os clientes podem fazer para manter a aparência “de salão”, como usar os produtos de uma hidratação profissional em casa, como passar uma pomada modeladora, e até mesmo sobre como tirar o esverdeado do cabelo?

Dessa forma você consegue passar a imagem de que os seus profissionais são especialistas, assim eles acreditam de forma fidedigna de que são capazes de entregar o melhor.

3. Faça sorteios no Instagram

Uma das formas mais fáceis de obter mais seguidores, e clientes em potencial no Instagram é com os sorteios no Instagram. 

Se você estiver com dúvida, confira como organizar um sorteio nas redes sociais.

Diferentemente do que se costuma pensar, não é necessário oferecer algo com um custo exorbitante, caso prefira, você pode ofertar um combo de procedimentos mais básicos como “escova + mão + pé”. Contudo, para obter o resultado esperado é imprescindível colocar quais são as regras de participação. 

Diga quantos amigos devem ser marcados nos comentários, bem como que não é permitido marcar perfis de pessoas famosas, que é necessário seguir o perfil, e também é importante salientar que quanto mais vezes comentar, mais chances ele (ou ela) terá de vencer o sorteio.

 

4. Não deixe de investir no marketing de influência!

Se você pretende atrair mais clientes, e principalmente trazer mais visibilidade para o seu negócio, bem como para a qualidade dos serviços que são oferecidos, não deixe de investir no marketing de influência.

A parceria com influenciadores digitais está cada vez mais eficaz e importante para a visibilidade de um negócio. Diferentemente do que se costuma pensar, não é necessário gastar um valor alto, isso porque você pode optar por microinfluenciadores da sua região.

A princípio você deve verificar se ele(a) está engajado com o tema abordado, ou seja, com o mercado da beleza. Feito isso, peça os relatórios do Instagram para saber qual o alcance e engajamento do perfil, para então acertar a quantidade de publicações e os valores.

 

5. Faça parcerias com estabelecimentos locais

A parceria com os comércios locais ocorre de uma forma semelhante dos influenciadores. Isso porque a indicação dessas lojas contam (e muito!) para quem ainda não conhece o seu salão. 

Fique atento ao calendário, pois para que a colaboração seja ainda mais efetiva é interessante que você aproveite datas que são propícias para as pessoas quererem se arrumar. Como é o caso do Dia das Mães, dos namorados, além de Natal, Ano Novo, e até mesmo uma época de festas de formatura, por exemplo. 

Você pode optar por divulgar a sua loja por e-mail, panfletos, cartão de visitas, até mesmo de forma presencial. Procure estudar o que funciona melhor de acordo com o tipo de negócio escolhido para a divulgação.

 

Coloque as dicas em prática

Conhece a expressão que diz “quem não é visto, não é notado?” Isso representa bem o que acontece com quem não se dedica ao marketing digital! Dedique-se à imagem do seu salão de beleza nas redes sociais, e veja o retorno que pode obter com um baixo valor de investimento.

Agora que você já sabe quais são as instruções de marketing corretas para o seu negócio, chegou a hora de colocar o seu conhecimento, na prática. Siga as nossas sugestões e colha os resultados!

Para ler mais dicas sobre gestão, marketing, tendências, e carreira, não deixe de conferir os conteúdos do Universidade da Beleza.

AboutUniversidade da Beleza
O blog Universidade da Beleza é um canal para você aprender tudo sobre gestão, marketing e vendas para espaços de beleza!
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!