Mensagens diretas: aprenda as melhores práticas

As DMs automáticas são ferramentas poderosas que colaboram no processo de transformar seguidores em clientes. Elas podem ser usadas em diferentes ocasiões na hora do contato com o consumidor. É importante, portanto, que a equipe responsável defina se a mensagem direta que será enviada é relevante e se aumentará o engajamento do seu cliente com a sua marca, considerando estratégias.

Como bem sabemos, o mercado de trabalho continua apresentando uma concorrência acirrada em diversos segmentos. Uma das formas de mostrar diferencial competitivo é na maneira de construir relação com seus consumidores, em busca de argumentos que mantenham a fidelidade deles e deixem as pessoas interessadas pelos produtos e serviços.

Nos tópicos abaixo mostraremos algumas das melhores práticas que facilitam a criação de mensagens estratégicas para enviar aos usuários que seguem seu perfil. Continue conosco e boa leitura!

 

Tenha cuidado com o tamanho da DM

Algumas empresas que já dispõem de perfis na internet acham que devem passar todas as vantagens da sua marca por meio de uma mensagem direta no Instagram. Mas a verdade é que o tamanho da sua DM influencia muito na paciência do usuário e na vontade em querer lê-la até o final. Ninguém, com exceção dos seus concorrentes, gostaria de obter informações extensas e prolixas.

Lembre-se que o intuito é desenvolver um relacionamento duradouro. Os seguidores estão interessados em receber um conteúdo que seja interessante e relevante. Dados técnicos ou focados unicamente em fazer propaganda não são a melhor maneira de aumentar as suas vendas.

Teste sua mensagem direta

Já comentamos inúmeras vezes por aqui e por meio das nossas redes sociais que o marketing digital é baseado em testes. Logo, tente sempre testar e melhorar as suas estratégias. Você pode definir, por exemplo, mais de uma mensagem direta para enviar aos seus novos seguidores. Assim, é possível segmentar os perfis de acordo com os gostos e interesses, enviando uma parte para cada grupo.

Após a definição dos dados que estarão contidos nessas mensagens, acompanhe no seu direct e analise o retorno que eles deram. Veja qual delas está gerando o maior número de respostas e interações. Assim, fica fácil elaborar outras DMs que provocarão o diálogo e a troca de informações.

Preste atenção no tom da mensagem

Pense em como sua empresa quer ser vista pelos seus seguidores. É do seu interesse ser engraçado, sério, intelectual ou descontraído? Defina qual perfil é o mais apropriado e compatível com a sua marca. O tom ajudará a manter a sua postura diante da persona. Dessa maneira, serão maiores as chances do seu público entender quem você é e o que seu empreendimento tem a oferecer.

Seja criativo na hora da elaboração

Lembre-se que outras marcas também fazem o uso da mensagem direta no Instagram, principalmente na prospecção. Portanto, é preciso ser criativo para se destacar. Considere que a DM é uma correspondência de marketing enviada dentro da plataforma e talvez ela seja facilmente ignorada caso não provoque encantamento no usuário que segue o seu perfil.

Por isso, tente fazer perguntas e iniciar uma conversa com seu seguidor visando aumentar o engajamento. No entanto, tenha cuidado para não ser invasivo com eles ou enviar mensagens com as mesmas informações destinadas a um grande número de contas. Caso isso aconteça, a própria rede social pode marcar como spam e tal ação trará prejuízo à sua imagem.

Responda rapidamente

As redes sociais se tornaram a principal forma de comunicação dos clientes com as marcas. Além de serem mais práticas, as plataformas fazem parte da comodidade que os usuários encontraram ao resolver tudo por um smartphone ou notebook. Logo, é preciso ficar atento a tal realidade e responder as dúvidas e demais necessidades assim que possível.

Certas empresas investem na gestão com o intuito de não frustrar o cliente na hora em que o analista responsável ou equipe estiver muito atarefada. Outras dispõem de scripts que buscam oferecer suporte em relação à instalação de algum produto ou serviço.

Crie uma persona

Como foi falado anteriormente, uma persona ajuda a manter o tom da sua mensagem direta. Porém, a criação da persona vai muito além disso: é possível elaborar um conteúdo totalmente direcionado às suas necessidades. Afinal, ela contém informações, dados e características que dialogarão com a realidade do seu público. Logo, pense na persona ideal, crie uma ação com ela como base e use essa estratégia para converter mais clientes.

 

Elabore templates para DM

O template é considerado um modelo de conteúdo e apresentação visual. Ele serve para exemplificar algo e tem o intuito de ajudar na criação de páginas da web e mensagens. Esse é um arquivo que muitas empresas baixam, e você pode usá-lo estrategicamente nas seguintes ocasiões:

Boas-vindas

Uma boa oportunidade para criar mensagens agradecendo o interesse do usuário pelo seu contato. Procure apresentar seus benefícios de forma sutil e pedir que acompanhem as novidades dos seus stories.

Promoções e lançamentos

Um texto de apoio e uma imagem em boa definição apresentando um item novo ou mesmo um produto que está na promoção, é a maneira perfeita para o envio de campanhas direcionadas à sua lista de Melhores Amigos ou a todos os seguidores.

Datas comemorativas

As datas comemorativas são ocasiões que não podem passar em branco e todos precisam celebrá-las. Por isso, aposte na criação de um template que chame a atenção dos usuários e apresentam elementos gráficos que dialoguem com a imagem da sua marca.

Como você percebeu ao longo deste artigo, o envio de mensagem direta no Instagram precisa ser planejado estrategicamente sempre com o intuito de aproximar o usuário do caminho da conversão. Para isso, procure finalizar cada conteúdo mostrando-se solícito e não perca a chance de maximizar o valor que o cliente tem. Tal atitude vai agradá-lo e sua credibilidade crescerá proporcionalmente.

Gostou do nosso conteúdo? Como forma de incentivo queremos sugerir a leitura de outro post que fala sobre novas redes sociais que ajudarão a ampliar seu negócio na internet, não perca oportunidade de conhecer mais sobre elas. Agradecemos a sua visita e até breve!

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