Você sabe como a tabulação pode ajudar a gestão das usas métricas no Instagram? Te contamos tudo!

As redes sociais são parte essencial de muitas estratégias de marketing. Elas conseguem aproximar um grande volume de público da sua marca, além de ser possível impulsionar a visibilidade dela por meio da publicação de conteúdo. No entanto, o trabalho não acaba aí.

A tabulação das métricas para Instagram é uma das etapas mais importantes da sua mensuração de resultados. Não basta apenas ter acesso a informações precisas sobre a atuação da sua marca nessa rede social. Você também precisa reunir esses números da maneira correta e cruzar esses dados conforme for acessível.

Vivemos em uma época em que é possível captar uma série de dados diferentes a respeito de diversos aspectos da interação do seu público com a sua marca. Todo esse volume traz uma dificuldade: fica mais complicado saber priorizar certas métricas e cruzar as informações corretamente.

Implementação de uma boa estratégia de tabulação de dados no Instagram

Tenha atenção às métricas certas

Um dos maiores erros de quem trabalha com tabulação de métricas para Instagram está em focar nos números errados. Nem todos os indicadores acessíveis nessa rede social realmente transmitem qualidade.

Por exemplo, por mais que seja tentador guiar-se pelas curtidas, isso não mostra o quanto sua estratégia está perto do sucesso.

Cruze os dados corretos

Ao trabalhar com tabulação, é sempre necessário ter atenção especial aos números que podem ser cruzados para gerar informações inéditas.

Saiba relacionar certas métricas para conseguir visualizar tendências que sejam vantajosas para a atuação da sua marca no Instagram e até fora dele.

Crie bons gráficos

O registro da evolução dos seus números precisa ser feito corretamente durante a tabulação das métricas para Instagram. Somente assim você poderá acompanhar o seu progresso ao longo do tempo, de maneira fácil e intuitiva. Considere os vários tipos de gráficos possíveis e utilize aqueles que se encaixam melhor às necessidades das suas informações.

Mantenha um histórico

Para consultar dados do passado, você precisa ter os resultados da sua tabulação de métricas para Instagram de forma plenamente acessível. Ao criar relatórios e planilhas detalhados, certifique-se de manter tudo isso em um arquivo. Fazendo isso, outras pessoas podem fazer consultas futuras.

Principais métricas para Instagram

Ok, agora que você já sabe o que é preciso para se organizar e ter clareza na hora de enxergar a mina de dados que essa rede social pode ser para o seu negócio, é chegado o momento de entender quais as principais métricas para Instagram. Você verá que cada uma delas terá um papel imprescindível no sucesso da sua marca. Veja!

Taxa de crescimento de seguidores

Mais importante do que o número de seguidores analisado isoladamente é você ter a consciência de qual a taxa de crescimento deles. Vamos imaginar, por exemplo, que seu empreendimento tenha 1.000 seguidores atualmente. Se a cada mês uma média de 50 novos seguidores vem para o perfil, então é bem provável que o seu marketing seja construtivo.

Porém, se os números oscilam de uma forma pouco expressiva e até mesmo decaem, é um sinal de que a sua comunicação com o público não tem sido das melhores.

Comentário por postagem

Pense conosco: apertar o botão de like é algo que pode ser feito em frações de segundo, deixar um comentário exige um pouco mais de tempo e reflexão por parte do usuário. Deixando de lado os perfis fantasmas que deixam comentário só para agradar e tentar buscar mais seguidores, podemos aceitar que, se a taxa de comentário por postagem vem em uma crescente em seu perfil, é porque você está conseguindo comunicar-se com a audiência eficazmente.

Claro que não só a quantidade, mas a qualidade desses comentários deve ser levada em conta, porém, se não ninguém fala nada sobre o que você, faz significa que o seu trabalho ainda não tem relevância para essa pessoa.

Número de publicações

Em quais períodos da semana, do mês ou do ano você tem publicado de forma mais consistente e exitosa? Levantar o número de publicações e os resultados que elas alcançaram é de extrema importância para a sua tabulação.

Você pode descobrir, por exemplo, que o tipo de público que você atende prefere um número menor de posts e com um determinado teor que gera mais engajamento. Talvez, dependendo do nicho que você atua, pode ser o contrário: os usuários querem ver constantemente o que você está fazendo e as novidades que vem preparando para eles.

Distribuição de interações por dia

Você sabe como se dão as interações diariamente em seu perfil? Tal pergunta pode levá-lo a ter maior discernimento sobre aspectos como:

  • o melhor horário para postagem;
  • o tipo de postagem que gera maior engajamento;
  • a quantidade de postagens que deve ser mantida para que essas interações continuem crescendo;
  • o dia da semana que é mais propício para essas interações.

Como pode ver, são muitos os detalhes a serem considerados e descobertos quando estamos falando em tabulação para ajudar na gestão do seu perfil no Instagram.

Engajamento por seguidor

Vamos fazer mais algumas perguntas importantes sobre métricas para Instagram. Você já parou para pensar sobre a média de comentários, likes, citações, reposts e tantas outras formas de engajamento de cada seguidor? E se você encontrasse “evangelizadores da marca” em meio a isso?

Pois bem, essa é outra métrica que pode ser tabulada e ajudar a agir de forma ainda mais acertada no seu marketing para Instagram.

Prejuízos ao não fazer a tabulação de métricas para Instagram

Cada vez mais a concorrência aumenta em todos os mercados. A sua marca pode perder visibilidade e clientes se não atuar de maneira estratégica no Instagram. Ao mesmo tempo, é capaz de aproveitar uma série de benefícios, se implementar uma boa estratégia de tabulação de dados.

Esse trabalho proporciona a você a possibilidade de enxergar novas possibilidades em seus resultados. Apenas olhar para curtidas e comentários não é o suficiente para obter sucesso. Com a ajuda da tabulação, você pode detectar tendências vantajosas para o seu negócio nessa rede social e até em outras áreas.

Um exemplo disso é o cruzamento estratégico das suas métricas. Esse é o único caminho para visualizar correlações importantes para a sua atuação no Instagram. Você pode perceber a preferência dos seus clientes por determinado tipo de produto em certas épocas do ano, algo que pode influenciar diretamente no seu planejamento comercial.

Ação

Agora que você já conhece os principais benefícios de uma tabulação de métricas para Instagram e os caminhos para fazer isso, está na hora de iniciar a sua estratégia.

Não olhe para o Instagram apenas como uma rede social, mas, sim, como uma ferramenta decisiva para a atuação da sua marca na internet. Ferramentas como o Bume podem auxiliá-lo de forma expressiva na análise de dados e aplicação dos mesmos para uma estratégia de sucesso nesse meio.

Se gostou de saber como a tabulação das métricas para Instagram pode ajudar na sua gestão, siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos. Temos vários relevantes para sua marca!

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