As redes sociais são partes essenciais de muitas estratégias de marketing. Elas conseguem aproximar um grande volume de público da sua marca, além de ser possível impulsionar a visibilidade dela por meio da publicação de conteúdo. No entanto, o trabalho não acaba aí.

A tabulação das métricas para Instagram é uma das etapas mais importantes da sua mensuração de resultados. Não basta apenas ter acesso a informações precisas sobre a atuação da sua marca nessa rede social. Você também precisa reunir esses números da maneira correta e cruzar esses dados conforme for acessível.

Vivemos em uma época em que é possível captar uma série de dados diferentes a respeito de diversos aspectos da interação do seu público com a sua marca. Todo esse volume traz uma dificuldade: fica mais complicado saber priorizar certas métricas e cruzar as informações corretamente.

Como implementar uma boa estratégia de tabulação de dados do Instagram?

Tenha atenção às métricas certas

Um dos maiores erros de quem trabalha com tabulação de métricas para Instagram está em focar nos números errados. Nem todos os indicadores acessíveis nessa rede social realmente transmitem qualidade.

Por exemplo, por mais que seja tentador guiar-se pelas curtidas, isso não mostra o quanto sua estratégia está perto do sucesso.

Cruze os dados corretos

Ao trabalhar com tabulação, é sempre necessário ter atenção especial aos números que podem ser cruzados para gerar informações inéditas.

Saiba relacionar certas métricas para conseguir visualizar tendências que sejam vantajosas para a atuação da sua marca no Instagram e até fora dele.

Crie bons gráficos

O registro da evolução dos seus números precisa ser feito corretamente durante a tabulação das métricas para Instagram. Somente assim você poderá acompanhar o seu progresso ao longo do tempo, de maneira fácil e intuitiva. Considere os vários tipos de gráficos possíveis e utilize aqueles que se encaixam melhor às necessidades das suas informações.

Mantenha um histórico

Para consultar dados do passado, você precisa ter os resultados da sua tabulação de métricas para Instagram de forma plenamente acessível. Ao criar relatórios e planilhas detalhados, certifique-se de manter tudo isso em um arquivo. Fazendo isso, outras pessoas podem consultá-lo no futuro.

O que você perde ao não fazer a tabulação de métricas para Instagram?

Cada vez mais a concorrência aumenta em todos os mercados. A sua marca pode perder visibilidade e clientes se não atuar de maneira estratégica no Instagram. Ao mesmo tempo, é capaz de aproveitar uma série de benefícios se implementar uma boa estratégia de tabulação de dados.

Esse trabalho proporciona a você a possibilidade de enxergar novas possibilidades em seus resultados. Apenas olhar para curtidas e comentários não é o suficiente para obter sucesso. Com a ajuda da tabulação, você pode detectar tendências vantajosas para o seu negócio nessa rede social e até em outras áreas.

Um exemplo disso é o cruzamento estratégico das suas métricas. Esse é o único caminho para visualizar correlações importantes para a sua atuação no Instagram. Você pode perceber a preferência dos seus clientes por determinado tipo de produto em certas épocas do ano, algo que pode influenciar diretamente no seu planejamento comercial.

Vamos começar?

Agora que você já conhece os principais benefícios de uma tabulação de métricas para Instagram e sabe os caminhos para fazer isso, está na hora de iniciar a sua estratégia.

Não olhe para o Instagram apenas como uma rede social, mas sim como uma ferramenta decisiva para a atuação da sua marca na internet.

Aprenda mais a respeito de como usar os dados de forma estratégica: saiba o que é métrica e como usá-la em suas campanhas.

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