Principais tendências e novidades do Instagram em 2018 estão relacionadas à criação de conteúdo, análise do desempenho e ao Stories.

Gerenciar a conta do seu negócio manualmente é algo que certamente ficará no passado. Afinal, cada vez mais será preciso utilizar ferramentas de análises, gerenciamento e planejamento de mensagens.

Prova disso, são as novidades do Instagram para 2018. Confira as principais!

6 novidades do Instagram em 2018:

1. Redução no alcance orgânico e crescimento das plataformas de automação

No final de 2017, os usuários começaram a sentir a temida e já esperada redução no alcance orgânico do Instagram.

Apesar de boa parte das pessoas pensar que a única solução é pagar para impulsionar os posts, a automação da conta da sua empresa pode ajudar a recuperar uma parte desse alcance perdido por um custo mais baixo, considerando que você não estará gastando toda vez que postar algo.

A automação é útil porque consegue movimentar o seu perfil realizando várias ações de forma simultânea e intensa, evitando que você gaste horas por dia tentando engajar o seu público.

Plataformas de automação como, por exemplo, o Bume, são ótimas para realizar:

– recepção de novos seguidores através do envio automático de mensagens diretas;

– agendamento de posts que se adapta às estratégias de marketing;

segmentação de público-alvo para seguir automaticamente pessoas que já demonstraram interesse em um serviço ou produto similar ao seu;

– interações automáticas das opções curtir, seguir e deixar de seguir;

– monitoramento de resultados para acompanhar a evolução do seu perfil.


Leia também: 5 maneiras de aumentar seu alcance orgânico no Instagram


2. Perfil do Instagram será sua nova página inicial em 2018

Sim, você não leu errado. É cada vez maior o número de pessoas que procuram pelas marcas, primeiramente, no Instagram, em vez de irem direto ao Google.

Isso significa que, da mesma forma que você se dedicou para criar um site com um layout impecável, também deverá dar a devida atenção ao seu feed do Instagram.

Planejar a criação e publicação de posts e criar um padrão de cores ou estilos é primordial para o crescimento da sua conta e será um dos fatores determinantes para o sucesso do seu perfil em 2018.

Plataformas de criação gratuitas como Canva serão bastante úteis para produzir imagens que precisam de textos e outros elementos. Já aplicativos como VSCO (android | IOs) e Afterlight (android | IOs) poderão te ajudar a fazer a unificação de filtros, para que seu perfil fique mais harmonioso.

novidades do instagram 2018

Uma parcela de seus seguidores irão visitar seu perfil depois de segui-lo, por isso a comunicação visual é determinante para ganhar um novo seguidor.

3. Instagram Stories Highlights (ou simplesmente Destaques) ganha força

Os Destaques do Instagram Stories permitem que as marcas ganhem maior visibilidade, além de aumentar o engajamento do público e, consequentemente, crescer as vendas.

Esse recurso já está bombando em 2018! Afinal, ele é ótimo para dividir, segmentar e organizar os conteúdos postados no Stories.

Se você tem, por exemplo, uma loja de roupas femininas, poderá criar álbuns como:

– novidades;

– moda praia;

– plus size;

– retrô;

– pop;

– contato;

– instruções.

Mas fique ligado! O máximo de caracteres permitidos para o nome do álbum são 10.

4. O Gerenciamento de Direitos Digitais será mais ativo

Em 2018, o Gerenciamento de Direitos Digitais será mais ativo, gerando mais atenção sobre a reprodução de conteúdos no Instagram.

Isso porque recentemente foi implementado no Instagram um programa que permite que criadores enviem seus conteúdos para serem monitorados pela plataforma.

Ou seja, sua empresa deverá atender a algumas diretrizes de mídia social, além de passar por um breve processo para conseguir permissão para repostar quaisquer tipos de conteúdos gerados por outros usuários. Caso não as cumpra, os proprietários do conteúdo poderão bloquear a sua publicação.

Nesse caso, a nossa dica é que você sempre peça permissão antes de repostar alguma coisa. Independentemente de ser somente uma foto ou um vídeo. Dessa forma, você evitará ser punido!

5. A invasão dos micro-influenciadores

Ser um influenciador digital no Instagram era coisa de “gente grande” até o final de 2016. No entanto, com o passar do tempo, as pequenas e médias empresas também começaram a lutar por um espaço na internet.

Devido aos altos preços muitas vezes cobrados pelos grandes influenciadores, essas empresas passaram a olhar para os consumidores mais populares em determinadas regiões e, a partir disso, surgiram várias parcerias.

Esse tipo de ação deu tão certo que cada vez mais empresas de pequeno e médio porte têm oferecido serviços e produtos em troca dos famosos “publiposts” de micro-influenciadores.

Os micro-influenciadores não chegam a ser celebridades, mas possuem uma certa popularidade entre determinados segmentos e nichos.

Então, prepare-se! Pois em 2018 surgirão muitos micro-influenciadores e eles poderão estar entre as pessoas que você já segue.


Leia também: Como escolher o influenciador digital ideal para a minha marca?


6. O Marketing no Instagram será mais analítico

Para ter bons resultados no Instagram em 2018 você realmente deverá entender o comportamento do seu público e acompanhar o desempenho do seu conteúdo.

Devido ao algoritmo da plataforma estar em constante mudança, o alcance e o engajamento dos perfis das marcas acabarão sofrendo as consequências.

Portanto, empresas, influenciadores e micro-influenciadores deverão otimizar suas estratégias e análises de Marketing.

Esperamos que você esteja preparado para todas as novidades no Instagram em 2018! Afinal, elas influenciarão (e muito) nos resultados da sua marca!

Para não perder tempo, baixe nosso Checklist para aumentar resultados no Instagram do seu negócio e comece a organizar as suas estratégias para 2018!

Até breve!


Bume