Branding: O que é e como ele pode alavancar sua estratégia de Marketing

Se você não sabe ainda o que é Branding, deveria aprender agora, porque é o que permite dar a uma empresa uma personalidade forte e uma identidade única. Seu maior objetivo é criar uma ligação entre uma empresa e seus clientes através da criação de uma imagem forte.

É provável que a primeira coisa que você associe a uma marca é a logo. Por exemplo, a famosa maçã da Apple. Mas esses símbolos são bem mais que simples logos, e para desenvolver sua marca é necessário definir uma estratégia de branding sólida.

Tenha em mente que, além disso, sua marca tem a ver com o que as pessoas dizem dela. E você pode fazer isso através de suas ações, mensagens e interações.

E é exatamente aqui que entra o branding, para lhe ajudar a alavancar sua estratégia de marketing.

O que é Branding?

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre o que é Branding, mas saiba que é uma estratégia de marketing que tem como objetivo promover e criar a imagem de uma empresa, de uma marca ou de um produto.

E também fidelizar seus clientes graças a uma imagem de marca elaborada e facilmente lembrada. E para estabelecer um branding eficaz, a empresa deve analisar:

  • O posicionamento em relação aos concorrentes;
  • Os valores da empresa;
  • A reputação da marca;
  • Os objetivos principais da marca;
  • As informações a serem passadas para os clientes potenciais.

Quando você utiliza boas ferramentas de marketing, a empresa consegue ter uma identidade visual forte, um site atrativo e coerente com o objetivo da empresa. É o momento para a empresa desenvolver uma oferta realmente única, onde o cliente não poderá se confundir com a concorrência.

Como desenvolver sua estratégia de branding

Tenha em mente que sua estratégia deve estar alinhada com os objetivos do seu negócio, assim como com os seus clientes ou com sua audiência. 

É essencial ter os objetivos muito claros para desenvolver uma estratégia eficaz para seus clientes, pois é isso que vai fazer com que você atenda aos objetivos da sua empresa.

Uma outra coisa é que não existe um modelo mágico, mas existem sim cinco aspectos imprescindíveis para uma boa estratégia:

1.Definir sua missão

A missão da sua empresa está relacionada à razão de sua existência. É claro que ter bons produtos é importante, mas ao você transmitir a missão de sua empresa irá atrair aqueles que têm uma mesma visão, e assim, serão mais inclinados a comprar seus produtos ou serviços.

2.Identificar seus valores

Assim como sua missão, quando você fala claramente o que deseja e o que defende, irá chamar a atenção de pessoas que compartilham dos mesmos valores.

E são justamente esses valores que lhe ajudarão a tomar decisões para a sua empresa. E a partir do momento que esses valores estão definidos, você será capaz, por exemplo, de identificar se o seu site está carregando rápido.

Lembre-se sempre o que é branding e que você deve se diferenciar de seus concorrentes. 

3.Criar uma personalidade de marca

Pense o seguinte: se a sua marca fosse uma pessoa, que tipo de pessoa seria?

Apesar da resposta não ser muito fácil, isso ajuda na tomada de decisões, principalmente ao tipo de conteúdo que você irá colocar no seu site, de forma a atrair seu público alvo.

4.Se posicionar

Você deve ser preciso em relação aos benefícios ligados ao seu produto. Isso ajuda a aumentar a credibilidade.

Tais benefícios devem ser não apenas funcionais, mas também emocionais. Por exemplo, que aquele produto vai facilitar a vida da pessoa e ela vai ter mais tempo livre para passar com sua família.

5.Desenvolver sua identidade de marca

O objetivo aqui é que seus clientes reconheçam a sua marca: logo, as cores, o slogan…

Através desses elementos é que potenciais clientes irão saber que você existe. Por isso, que o primeiro passo é estabelecer uma estratégia, pois isso lhe permitirá ganhar tempo e dinheiro, tornando o processo muito mais eficaz.

Como o Branding pode alavancar sua estratégia de Marketing?

Agora que você já sabe o que é Branding, veja como ele pode alavancar sua estratégia de marketing:

  • Se diferenciar dos seus concorrentes: através do branding, é possível mostrar porque você é diferente de seus concorrentes;
  • Conquistar novos clientes;
  • Propor uma identidade coerente com o espírito da marca;
  • Melhorar a experiência do cliente ao navegar no seu site;
  • Agregar valor à marca;
  • Reforçar a sua oferta.

Além disso, uma boa estratégia de branding vai ajudar você a definir quais produtos ou serviços desenvolver, como lançar uma novidade no mercado, como transmitir corretamente uma mensagem, o tipo de conteúdo para colocar no seu site, etc.

Se você quer realmente tornar sua marca mais conhecida, é fundamental que se direcione aos seus clientes de uma forma coerente, e isso facilita muito a criação de uma relação de confiança. 

Talvez você até consiga fazer isso sozinho, mas o ideal é contratar alguém especializado para aplicar estratégias de branding no seu negócio. Isso permite que você alcance os resultados que espera e melhor, fica com mais tempo para se dedicar a coisas mais importantes.

E uma dessas empresas é o cabide colorido, uma agência especialista em marketing digital.

O que levar em conta na sua estratégia de branding

Você sabe que com o avanço da Internet, uma empresa que deseja se tornar conhecida no mercado, deve obrigatoriamente passar por uma transformação digital. E aqui é que entra a estratégia do o que é branding, a qual passa pode ser caracterizada:

  • Posicionamento do seu site com a ajuda de uma agência de SEO;
  • Criação de uma logo inesquecível;
  • Slogan identificável;
  • Divulgação em redes sociais;
  • Descrição persuasiva dos produtos;
  • E muito mais.

Quando você aplica técnicas de marketing de qualidade, isso permite o desenvolvimento de uma personalidade forte da marca, que se torna mais “viva” entre os clientes. 

E, à medida que você torna a sua empresa inesquecível, será bem mais fácil alcançar novos clientes e se tornar uma referência no seu nicho de mercado.

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