Pense que você pode segmentar ao máximo o seu público alvo. Imagine se você tivesse uma pessoa específica que pudesse representar todo um universo de clientes, e que para desenvolver toda a sua estratégia de marketing você precisasse pensar apenas e somente nela.

Pois bem, esse é o objetivo da buyer persona: entregar conteúdos e serviços extremamente segmentados e personalizados para os seus clientes.

 

A buyer persona é um perfil semi-fictício determinado a partir de pesquisas do seu público-alvo, que vai guiar todas as suas estratégias de marketing de conteúdo.

 

Mas como criar uma buyer persona?

Geralmente através de conversar com o time de vendas, pesquisas de CRM ou pesquisas de campo que possam te levar a determinar um nome, uma cara, uma profissão e um estilo de vida para o seu público alvo.

Portanto, é muito importante que você busque ferramentas e soluções de marketing que te possibilitem segmentar o seu público de acordo com a sua buyer persona.

O Bume, por exemplo, (automatizador de seguidas no Instagram) permite que você segmente o seu público na ferramenta para que o sistema busque apenas os seguidores que se interessarão no seu perfil do Instagram.

Abaixo segue um exemplo de buyer persona:

 

Marcelo, 25 anos, estudante

 

Marcelo mora em Belo Horizonte e estuda arquitetura e urbanismo pela manhã. Na parte da tarde Marcelo vai de bicicleta até o parque próximo ao seu bairro para estudar e buscar inspiração para seus projetos. Gosta de ir a museus e ao teatro. A noite prefere encontrar amigos em bares para conversar.

Consome informações por meio de sites de notícia como G1.

Considera o Instagram sua rede social favorita.

 

Objetivos:

  • Terminar o curso com boas notas;
  • Iniciar a carreira de arquitetura atuando em projetos ligados a sustentabilidade das cidades;
  • Fazer um intercâmbio para a Grécia, pois é a amante da arquitetura do país.

 

Desafios:

  • Mora longe da faculdade, por isso perde muito tempo nos trajetos de ida e volta;
  • Começar o estágio antes de concluir o curso para obter mais experiência;
  • Juntar o dinheiro necessário para fazer o intercâmbio para a Grécia.

 

Portanto, lembre-se: a sua persona em primeiro lugar, sempre!

AboutEquipe Marketing nas Redes Sociais
Somos especialistas em marketing para as redes sociais e ajudamos empreendedores e negócios por meio de conteúdo fácil de ser aplicado.
Quer criar o seu site em minutos? Conheça o Bume Site! FAÇA UM TESTE GRATUITO!