O que é o Close Friends e como cativar seus seguidores com ele

Com as redes sociais, o conceito de amizade ganhou novos contornos. Além de pessoas com as quais já nos encontramos presencialmente, novos laços também são criados pela internet.

Inclusive, é até possível que você tenha amigos ou amigas “digitais” com os quais se sente mais à vontade para conversar e compartilhar momentos e conteúdos.

Aproveitando o gancho, o pessoal do Instagram partiu para a criação de uma funcionalidade que contemplasse tal fenômeno. E aí nasceu o Close Friends.

O que é o Close Friends do Instagram

O Close Friends torna possível aos usuários a criação de uma lista exclusiva dedicada a compartilhamentos de stories.

O Instagram Stories oferece aos usuários a opção de publicar vídeos e fotos com vida breve. Esses conteúdos podem ser editados e visualizados em até 24 horas.

Apesar desse caráter transitório, os stories possuem a vantagem de serem visualizados com mais facilidade. Pode notar, até aquele amigo ou amiga que você não se comunica há séculos é capaz de te contemplar com uma olhadinha em algum dos seus stories.

Como criar lista de Close Friends no Instagram

Ao acessar o Instagram, procure em seu perfil, na parte superior do lado direito, três traços. Toque neles e selecione “Close Friends” – ou “Melhores amigos”, conforme tradução para o português.

Em seguida, você precisa definir quem vai integrar a sua super lista especial. Basta ir em “pesquisar” ou na aba “sugestões” e, dessa forma, encontrar as pessoas que deseja adicionar ao close friends.

Detalhe: o Instagram não informa a quem você adicionou que ela passou a integrar sua lista de melhores amigos.

Quando quiser remover alguém do Close Friends, você deve clicar em “Remover” ao lado do perfil e foto da pessoa. Para apagar a lista, clique em “Remover tudo”.

Depois de criada a lista, você terá quatro opções de envio:

  • Compartilhar com um usuário específico;
  • Compartilhar com todos os seus amigos;
  • Compartilhar somente com os melhores amigos – os close friends.

Quando você recorre à terceira opção, suas postagens veiculadas nos Stories ficam visíveis apenas para aquela nobre fração de pessoas escolhidas por você a dedo (literalmente) entre seus seguidores do Insta.

Depois de criada a lista, compartilhe seguindo estes passos:

  1. Crie o seu Story usando foto ou vídeo;
  2. Quando for enviar, clique no ícone verde que apresenta uma estrela branca na parte de dentro.

Ao montar a sua lista e publicar, o círculo do Story vai apresentar um contorno destacado pela cor daquele herói da Marvel que se transforma ao ficar com raiva.

(SPOILER para quem não conhece a cor do Hulk: verde!)

Todo o povo que te segue vai perceber esse destaque e entender que você criou uma lista Close Friends. E isso pode despertar o desejo de outras pessoas em também serem incluídas nesse grupo.

Close Friends como estratégia de Marketing

Ao usar o recurso do Close Friends do Instagram para suas estratégias de marketing, você será capaz de direcionar seu conteúdo para um público-alvo. Você estabelece autoridade e mantém um relacionamento constante com seus seguidores.

A seguir, a gente te dá uns toques sobre como manter essa relação permanente com quem te segue.

Compartilhe conteúdos exclusivos

Pense em criar uma lista de compartilhamento de conteúdos exclusivos para seus seguidores mais engajados – aqueles que mais se envolvem com o que você publica.

Muitos desses seguidores devem aguardar ansiosos por novas publicações suas para curtir, comentar e compartilhar.

Esses usuários especiais poderão usufruir de novidades e campanhas exclusivas feitas para eles. Isso pode fazer com que o engajamento deles não só se mantenha como aumente, visto que se sentirão especiais.

Promova ofertas especiais usando o Close Friends

Já que o Instagram permite a publicação de links clicáveis nos Stories, você pode criar ofertas especiais de serviços ou produtos voltados apenas para grupos fechados, por meio do Close Friends.

Para isso, crie uma lista de seguidores VIP para divulgar ofertas e oferecer conteúdos premium, com mais atrativos, somente para os que estiverem neste grupo.

Essa ação cria uma maior proximidade com seus seguidores, os quais poderão se tornar também seus clientes.

O conteúdo das publicações especiais feitas nos seus Stories podem ser, por exemplo, dicas sobre temas centrais apresentados em seu perfil ou nicho de mercado.

É importante você deixar claro para aqueles que integram sua lista VIP que eles vão receber conteúdos especiais, mais elaborados (consultorias, cursos, e-books, vídeos fechados, entre outros).

Assim, as pessoas que não estiverem na lista VIP podem se sentir desejosas de também usufruir de suas valiosas recomendações e conteúdos.

Os que já integram sua lista no Close Friends podem se tornar também assíduos divulgadores de seus conteúdos e serviços.

Ofereça recompensas por meio do Close Friends

Com o Close Friends do Instagram você tem a possibilidade de potencializar o relacionamento dos seus seguidores mais engajados com você. Eles podem se tornar clientes e divulgadores de seus conteúdos e serviços.

A dica é criar conteúdos exclusivos nos Stories e recompensar a fidelidade de quem segue você com conteúdos exclusivos.

Da mesma forma que as ofertas especiais, quando você oferece brindes, cupons de desconto e outros mimos, as pessoas que estão em sua lista vão se sentir únicas, especiais.

Tenha atenção com o atendimento a seus seguidores 

Procure criar mais proximidade com seus contatos no Close Friends do Instagram, sendo atencioso e sempre auxiliando-os com as dúvidas que surgirem.

Caso você tenha um número considerável de seguidores na sua rede, a criação da lista dos “melhores amigos” torna a comunicação mais próximaprática e humanizada.

Mesmo com as diversas ferramentas de automação existentes atualmente, boa parte das pessoas prefere o contato com outro ser humano.

Note que até os robôs e andróides de filmes de sucesso na ficção científica são “programados” para apresentarem semelhanças de comportamento com os humanos.

Basta lembrar dos carismáticos C-3PO, R2-D2 e BB-8, de “Star Wars”; WALL-E, do filme de mesmo nome;  o bem-humorado e prestativo Tars, de “Interstellar”; Andrew Martin, o robô que se transforma em humano no filme “O homem bicentenário”, interpretado por Robin Williams, entre muitos outros.

Nem na ficção ninguém aguenta ficar interagindo com um robô durante muito tempo .

Com uma boa comunicação com seus seguidores e clientes, você poderá aumentar o engajamento e ter mais gente falando sobre o que você faz.

Ofereça serviços de mentoria por meio do Close Friends

Se você é uma autoridade, um especialista em determinado assunto, você pode oferecer mentorias por meio do Close Friends. 

A mentoria se caracteriza como um processo de orientação de carreiras por meio de acompanhamento feito por alguém mais experiente e gabaritado numa determinada área.

Como mentor, você pode ajudar seguidores e clientes a resolver problemas relacionados a seus conteúdos e serviços, oferecer caminhos e ajudá-los a ter novas ideias (os insights).

Mas procure ser o mais autêntico possível. Crie soluções que não são encontradas facilmente por meio de uma simples pesquisa no Google ou no Bing. Seja único e fuja da superficialidade.

Identifique e planeje o que compartilhar no Close Friends

Não basta criar sua lista de Close Friends e sair compartilhando qualquer coisa, não é? Vamos relacionar alguns passos que você deve seguir para ser mais assertivo.

Crie uma agenda editorial

No início de cada semestre, trimestre ou mês, procure montar um calendário no qual você vai definir os assuntos e pautas a serem abordados em determinadas datas e mesmo horários.

Isso vai facilitar bastante seu planejamento e organização dos seus conteúdos. Procure também manter uma constância. 

Compartilhe conteúdos de valor

Lembre-se sempre de que a lista de Close Friends deve ser abastecida com conteúdos originais, diferente daqueles compartilhados para todos os seus seguidores.

Há também a opção de compartilhar conteúdos semelhantes, porém mais aprofundados ou que se complementam.

Se você fez, por exemplo, uma entrevista com outro especialista da sua área, pode compartilhar a primeira parte da conversa para todos os seus seguidores e enviar a segunda para quem está na lista de Close Friends.

Num Close Friends pago, as pessoas certamente preferem ter acesso a conteúdos que não se encontram em qualquer lugar.

Como já dizia o ET Bilu: “busquem conhecimento”

Para manter seu status de autoridade, é preciso que você esteja sempre atualizado e bem informado. 

Procure pesquisar o que outros criadores de conteúdo da sua área estão fazendo, além de ver filmes, séries, jornais, revistas e livros. 

Com isso, você terá uma imensa fonte de inspirações para sofisticar seus conteúdos e ter grandes insights.

“Busquem conhecimento”, já dizia nosso amigo sideral, o ET Bilu. 

Como monetizar o Close Friends?

Ao contrário do YouTube, o Instagram ainda não dispõe de ferramentas próprias que garantam a monetização dos seus conteúdos.

Além da elaboração de estratégias e distribuição de conteúdos exclusivos citados anteriormente, você também pode cobrar taxas específicas para que seus seguidores tenham acesso ao que é distribuído por meio do seu Close Friends Close Friends.

As taxas podem ser mensais, semestrais, anuais ou relacionadas a algum conteúdo sazonal (um curso, por exemplo).

Para mais dicas sobre como monetizar seus conteúdos usando o Close Friends clique aqui.

AboutAlexander Souza
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!