segunda-feira, novembro 20, 2017

Como você acompanha o desempenho das suas estratégias? A avaliação da eficiência das ações deve ser um trabalho contínuo, com o intuito de identificar as melhores práticas e as ações que devem ser aprimoradas ou até mesmo abandonadas. Porém, por não saber realmente o que é métrica, muitos empreendedores controlam os dados errados e não conseguem o resultado esperado.

Por isso, no nosso post vamos mostrar o que são esses indicadores tão importantes e quais deles podem ser úteis ao seu negócio. Confira!

O que é métrica?

A métrica é um indicador capaz de avaliar o desempenho de uma estratégia. No marketing digital, diversas ações são possíveis, e cada uma abrange ótimas oportunidades. Porém, é preciso acompanhar o desempenho dos investimentos para garantir que os recursos estão sendo bem empregados.

Então, para ter um bom plano de acompanhamento, é preciso entender o que é métrica e saber como defini-las.

Como definir as métricas?

Uma boa prática para definir as métricas é estudar o seu objetivo. Aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da marca, captar mais leads: cada um desse objetivos tem um plano de ação, com estratégias definidas e investimentos necessários.

Portanto, avalie quais são os parâmetros que podem indicar se aquele objetivo está sendo ou não alcançado. Por exemplo, se você traçou uma meta para atrair novos potenciais clientes ao site, o tráfego nas páginas deve ser uma das métricas avaliadas.

Quais são as métricas mais aplicadas no marketing digital?

Como dissemos, para encontrar as métricas que devem ser acompanhadas é preciso observar o objetivo. Então, dependendo do negócio e de suas metas, as métricas podem mudar.

Porém, algumas delas são úteis em praticamente todos os negócios online. Veja quais são:

1. ROI

O ROI — Return On Investment — representa o retorno sobre o investimento de uma estratégia. Essa é uma métrica extremamente importante para os negócios, pois ela mostra se uma ação está trazendo lucro ou não.

Essa métrica pode servir de base para a priorização de ações.

2. Tráfego no site

Quando esclarecemos o que é métrica, demos o exemplo de atrair novos consumidores para o site. Esse objetivo deve ser perseguido por todos os negócios.

Então, para saber se as ações estão sendo eficientes, avalie se o número de visitantes no site está aumentando. Se não estiver, você deverá reavaliar o seu plano de ações.

3. CAC

O CAC representa o Custo de Aquisição de Cliente. Ou seja, é quanto você precisou investir para atrair e converter um consumidor para a sua marca.

É preciso levantar todos os gastos com estratégias de marketing e vendas e o número de novos compradores, sempre tomando como base um período de tempo. Quanto menor for o CAC, mais interessante é a estratégia.

4. Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica importante. Ela define como as suas ações de conversão de oportunidades em vendas estão surtindo efeito.

Para encontrar esse valor, você deve conhecer o número de visitantes e quantos deles tomaram a decisão que você esperava, como uma compra. O percentual representa a taxa de conversão.

As métricas são extremamente importantes para acompanhar o desempenho das ações. Sem essa avaliação, a sua empresa pode estar investindo tempo e dinheiro em algo sem retorno, desprezando grandes oportunidades.

Entenda o que é métrica e defina quais serão os parâmetros importantes do seu negócio. Tome como base as 4 que separamos. Elas serão um bom ponto de partida para a sua avaliação!

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