O que é SEO? E como funciona essa estratégia?

SEO é um acrônimo para “Search Engine Optimization”, que significa otimização de mecanismos de pesquisa. 

Mais precisamente, trata-se de otimizar uma página da internet ou um site para que apareça nos primeiros resultados da página de resultados do Google.

Um conjunto de técnicas é usado para posicionar bem um site nas páginas de resultados. 

O SEO, portanto, requer a intervenção de um especialista com as habilidades certas, para obter um retorno real do investimento.

No entanto, nenhuma agência de SEO ou consultor de SEO pode prometer a você o primeiro lugar ou a posição zero. 

Da mesma forma, a referência natural leva tempo. Os resultados não são imediatos. Demora de 3 a 6 meses em média para perceber as mudanças.

Após a definição de SEO, qual é o objetivo do SEO?

O objetivo do SEO é, obviamente, obter uma maior visibilidade nos motores de busca como o Google ou o Bing. 

As páginas da internet mais visitadas são, em geral, aquelas que aparecem na primeira página de resultados, ou seja, as 10 primeiras. Os 3 primeiros são os que mais atraem os acessos.

No entanto, o SEO não é usado apenas para chegar ao topo do Google, mas também para se posicionar nas palavras-chave certas de acordo com sua atividade e seu público

Uma página perdida é uma página mal referenciada, que apresentará uma alta taxa de rejeição.

Como otimizar uma página para motores de busca?

O Google classifica as páginas com base em três critérios: relevância, reconhecimento da marca e experiência do usuário

Esses são os três fatores nos quais um SEO se baseia para alcançar os primeiros resultados. 

No entanto, a referência na internet está evoluindo rapidamente para melhor atender às necessidades dos usuários. 

Hoje, novos elementos devem ser levados em consideração: pesquisa móvel e SEO local e pesquisa por voz.

NOTORIEDADE

A notoriedade de um site passa pelos backlinks: Este é o número de links externos (backlink) que apontam para ele de um ou mais outros sites. 

Tenha cuidado, isso não deve ser feito aleatoriamente! Os backlinks certamente devem ser quantitativos, mas acima de tudo qualitativos:

  • O link deve estar em um site com tema semelhante ao seu;
  • O site em questão deve ter, preferencialmente, uma boa popularidade.
  • A maneira mais eficaz de conseguir um bom backlinks é escolher alguns sites de referência em seu setor e oferecer a eles a redação de conteúdo gratuito para eles (artigo de blog, por exemplo) em troca de um link do Dofollow.

EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO

O Google também destaca sites que otimizam a experiência dos usuários da Internet. A navegação e a leitura devem ser fáceis para o usuário. A otimização do seu site deve, portanto, passar por:

  • Um design responsivo: seu site deve ser capaz de se adaptar e permanecer legível em qualquer tamanho de tela (smartphone, tablet, computador).
  • Um tempo de carregamento rápido: idealmente, as páginas do seu site devem levar entre 3 e 4 segundos no máximo para carregar. No entanto, o Google anunciou recentemente que o tempo de carregamento tem pouco impacto no SEO. No entanto, é interessante aplicá-lo para evitar o aborrecimento dos usuários da Internet e ver sua taxa de rejeição explodir.
  • Uma boa estrutura no site: a estrutura em árvore de seu site (ou seja, a organização de suas páginas) deve ser intuitiva para o usuário. Deve ser fácil encontrar informações precisas em seu site.

Outros critérios a serem considerados

Os motores de busca também se adaptaram aos nossos novos hábitos e às nossas expectativas. Essas adaptações devem ser levadas em consideração para otimizar seu SEO.

SEO LOCAL

Quando você está procurando uma empresa ou restaurante em sua cidade ou bairro, o Google usa o SEO local para fornecer as melhores respostas. 

Simplesmente digitando “restaurante japonês”, o mecanismo de busca indicará primeiro os restaurantes japoneses perto de você.

Para otimizar sua página localmente, você pode:

  • Criar uma lista do Google Meu Negócio;
  • Otimizar o conteúdo na página: você pode adicionar palavras-chave que mencionam sua localização em seu conteúdo. Por exemplo: “Restaurante japonês em São Paulo”.
  • Otimize seus backlinks com a melhor qualidade possível; um site bem posicionado ajuda na otimização do Google Meu Negócio.

PESQUISA POR VOZ

Com o desenvolvimento de assistentes de voz (exemplo: Amazon Alexa, Google Assistant, Siri, etc.), o número de pesquisas por voz explodiu: “58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar informações comerciais locais durante o ano de 2019”.

Com esse novo modo de pesquisa, o uso de palavras-chave de cauda longa, como perguntas, é cada vez mais comum. 

Títulos com perguntas são, portanto, mais eficientes em pesquisas por voz. Para otimizar sua referência na internet, títulos interrogativos se tornam essenciais.

De acordo com a Inbounder Agência de Marketing Digital, em 2021, 7 em cada 10 utilizadores da Internet utilizam exclusivamente o seu smartphone para navegar na Internet. 

É normal que o Google privilegie sites que facilitam a leitura em dispositivos móveis.

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