No Instagram, o uso de hashtags é muito popular, já que elas são empregadas para categorizar as imagens e atrair novos seguidores. Entre tantas opções, você já parou para pensar o que é TBT no Instagram? Esse fenômeno virtual movimenta milhares de pessoas e empresas toda semana. É uma ótima oportunidade para impulsionar a visibilidade e o sucesso do seu perfil. Para isso, essa hashtag precisa ser usada de forma correta.

E você veio ao lugar certo! Este texto vai ensiná-lo o que é TBT no Instagram e como empregar a hashtag para conquistar seguidores. Vamos aprender?

O que é TBT no Instagram?

TBT é a sigla para a expressão Throwback Thursday, que pode ser traduzida livremente como quinta-feira do retorno ou do retrocesso. A hashtag é usada para relembrar acontecimentos e memórias do passado, como memórias de infância ou daquela viagem que deixou saudades.

Suas primeiras aparições na Internet são de 2003, quando o site Urban Dictionary descreveu seu significado. No entanto, foi apenas no final de 2011 que começou a ganhar repercussão como hashtag no Instagram. Atualmente, é quase uma regra: toda quinta-feira o Instagram é invadido por milhares de imagens antigas acompanhadas da #tbt ou #throwbackthursday (ou as duas).

o que é tbt no instagram (1)Como usar a TBT no Instagram?

A #tbt é tão popular na Internet que tem até suas próprias regras de etiqueta. Confira a lista com algumas dicas para ter sucesso no uso da #tbt e atrair mais seguidores no Instagram.

Entenda que TBT é para quintas-feiras

Parece óbvio, mas muita gente esquece disso na hora de usar a #tbt. Ela é uma hashtag para ser usada apenas nas quintas-feiras. Vale lembrar que a última letra da sigla vem de thursday, quinta-feira em inglês. Ela é a principal hashtag para nostalgia, mas não a única. Para outros dias, temos o Flashback Friday (sexta-feira) e o Wayback Wednesday (quarta-feira).

Atente para as fotos TBT, que devem ser antigas

Estamos falando de imagens de anos atrás, não do verão passado. As fotos ideais são aquelas com mais 5 ou 10 anos. Lembre-se: o objetivo do #tbt é despertar nostalgia (de preferência, com alguma diversão).

Busque, nos seus arquivos, por imagens antigas sobre:

  • local: seu primeiro escritório, loja ou fachada;
  • funcionários: os mais antigos, seguindo a moda da época, por exemplo (mas verifique se eles concordam);
  • clientes: pessoas interagindo com o seu produto ou empresa;
  • produto: o primeiro modelo ou protótipo (torto e incompleto) ou desenho (em rabiscos);
  • campanhas: seus antigos materiais de marketing ou os relacionados à sua empresa; e
  • eventos: festividades, feiras e outros eventos de que sua empresa participou.

Se sua organização é recente ou não tem imagens antigas, pense em alternativas, como produtos similares e vintage. Sua empresa desenvolve aplicativos para celulares? Que tal uma imagem dos antigos telefones móveis? Seja criativo!

Perceba que as fotos devem ser relevantes para o seu público e sua empresa

Conhecer o gosto do seu público é muito importante na hora de criar uma estratégia de marketing no Instagram. Para fotos #tbt, não é diferente.

A sua foto #tbt deve ser relevante para a sua empresa e, principalmente, ser interessante para sua persona. Se sua organização trabalha com produtos eletrônicos, sua imagem dificilmente será sobre produtos de beleza.

Combine o TBT com outras hashtags

Além de #tbt e #throwbackthursday, aproveite para adicionar outras também relevantes à sua foto #tbt. Isso trará mais visibilidade ao seu conteúdo, além de atrair mais seguidores e possíveis clientes. Faça uma pesquisa e busque pelas hashtags que mais se relacionam à sua imagem. Cuide apenas para não exagerar na quantidade.

Sendo uma popular, a TBT não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing no Instagram. Ao ser empregada de forma correta, pode apresentar ótimos resultados na atração de seguidores, além de estimular o engajamento do seu público. Apenas lembre-se de seguir suas regras e ter sempre em mente o que é mais interessante para a sua persona.

Agora que você já descobriu o que é TBT no Instagram e como usá-la a seu favor, que tal aprender ainda mais? Leia agora o texto “O guia definitivo de automação no Instagram” e conheça tudo sobre o assunto!

Tags: ,,