O que é um lead? Esse artigo vai te ensinar tudo sobre seu potencial cliente

Saber o que é um lead é fundamental para atrair o público certo para o seu negócio e convertê-lo em clientes. Sendo assim, é importante que você entenda o conceito e saiba explorá-lo para ter resultados cada vez melhores.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo e explicar alguns pontos bem relevantes para que você consiga aprimorar a sua estratégia no ambiente digital.

Quer saber como atrair e converter mais clientes? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema a seguir!

O que é um lead?

No contexto do marketing digital, chamamos de lead toda pessoa que tem certo interesse nos seus produtos ou serviços e, portanto, é um cliente em potencial.

Em geral, ela acessa o seu site e encontra o seu conteúdo por meio de alguma interação, que pode ser um post no blog ou até mesmo um formulário que foi preenchido.

De certa forma, isso mostra que essa pessoa esteve buscando mais informações a respeito de um produto, serviço ou mesmo assunto que você abordou na rede.

A possibilidade de ela querer saber ainda mais e acabar comprando é ainda maior.

Por que ele é tão importante para uma estratégia?

Como dito, o lead é aquela pessoa que já está interessada em comprar um produto ou serviço.

Ela sabe que tem um problema e está em busca de resolvê-lo — mesmo que ainda não saiba muito bem qual ação deve ser adotada para isso.

Só por aí, já podemos perceber como ele é importante para a sua estratégia, já que as chances de ele comprar de você são grandes.

Porém, para que isso seja possível, é necessário identificar quais ações precisam ser adotadas para convencê-lo disso.

Portanto, não basta saber o que é um lead. Você deve conhecê-lo bem e entender quais são suas necessidades, preferências e expectativas.

A partir daí, ajusta-se a comunicação para mostrar que as “dores” dessa pessoa serão resolvidas com a solução que você oferece.

Se a pessoa já se mostra interessada no que você oferece e chegou até o seu negócio de alguma forma, basta guiá-la adequadamente pelo funil de vendas para convertê-la em cliente.

Se formos comparar com outra abordagem, como aquela em que você prospecta várias pessoas (e não somente aquelas que têm potencial para consumir seu produto ou serviço), ela é muito mais eficiente. 

Só o fato de não direcionar esforços e recursos para quem não tem chances de se tornar cliente já é um fato que coloca a atração e a conversão de leads na frente.

Isso significa que você vai precisar gastar menos dinheiro e tempo para atingir quem realmente pode comprar da sua empresa.

Passo a passo para lançar uma isca digital e capturar mais leads

No médio e longo prazo, a captação de leads vai ajudar a melhorar os seus resultados em vendas, ao mesmo tempo em que o seu custo de aquisição de clientes diminui.

Em outras palavras, você acaba gastando menos para conquistar novos compradores — o que inclui o gasto com divulgação.

Por que ter uma lista ativa de leads?

Se os leads são potenciais compradores, ter uma lista ativa com esses contatos é algo muito valioso para o seu negócio. Se você souber trabalhar bem o funil de vendas e guiar as pessoas por ele, as chances de conseguir fechar mais vendas são muito maiores.

Além disso, quando os leads chegam por meio de uma landing page, preenchendo algum formulário, você pode oferecer mais conteúdos para mantê-los conectados à sua empresa de alguma forma.

Ainda que eles não estejam preparados para dar o próximo passo e comprar, vão continuar acompanhando as novidades e provavelmente vão se lembrar da sua marca na hora que finalmente resolverem adquirir um produto ou serviço.

Em resumo, a lista ativa de leads é um dos canais pelos quais você consegue estreitar e avançar o relacionamento com quem já tem interesse no que o seu negócio tem a oferecer. Ela ajuda a explorar melhor os objetivos e necessidades dos seus clientes em potencial e a estimulá-los a comprar na sua empresa.

Quais ações podem ser tomadas com um lead?

Já falamos aqui sobre o que é um lead, por que ele é importante e o motivo de ter uma lista de contatos ativas.

Mas, afinal, o que fazer com essas informações? Se você ainda não sabe como dar os primeiros passos, não precisa se preocupar. Nos tópicos a seguir, mostramos algumas ações que podem ser colocadas em prática.

Criar um grupo especial no WhatsApp ou Telegram

Você pode criar um grupo no WhatsApp ou Telegram e usá-lo para compartilhar diversos assuntos ligados ao seu nicho, além de promoções, lançamentos e conteúdos interessantes. É um trabalho chamado de “nutrição de lead”.

Enviar um desconto por ter se cadastrado na lista

Quando a pessoa oferece informações pessoais como telefone de contato e e-mail, é preciso que você ofereça algo à altura. Pode ser tanto um material rico quanto um desconto na próxima compra.

Criar um sequência de e-mails para manter a comunicação

Aqui, temos mais um caso de nutrição. Assim que o lead baixa um arquivo, como um e-book, você pode fazer o envio de novos e-mails com conteúdos relacionados. O objetivo é manter o canal de comunicação ativo e até mesmo conduzir a pessoa pelo processo de compra.

Convidar as pessoas a seguir os perfis nas redes sociais

Quer ganhar mais seguidores nas redes sociais? Você pode fazer um convite para a sua lista de leads. Como essas pessoas já demonstraram interesse em seus conteúdos em determinado momento, as chances de atenderem esse pedido são grandes. 

Com isso, você consegue manter, pelas redes, mais um canal que poderá ser usado para comunicação, relacionamento e até mesmo atendimento, dependendo de como você se organiza.

Agora você sabe o que é um lead e por que ele é importante para o seu negócio. Acompanhe essas pessoas de perto e encontre meios de fazê-las passar pela jornada de compra até se tornarem clientes da sua empresa. Dependendo da experiência oferecida, elas podem ser fidelizadas e até ajudar a promover a sua marca.

Gostou deste artigo e quer ampliar os seus conhecimentos sobre clientes em potencial? Então, aproveite para conferir a funcionalidade de captura de leads oferecida pelo Bume!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!