quarta-feira, agosto 16, 2017

Quem acompanha a evolução da internet sabe que é comum surgirem novas redes sociais para atender as demandas de internautas cada vez mais conectados. Mas, mesmo nesse cenário em que se multiplicam as opções de plataformas de interação, o Facebook não para de crescer.

A rede social, lançada em 2004, continua sendo a maior do mundo, com mais de 1,9 bilhões de usuários. Portanto, devido esse extenso alcance, a primogênita do reinado de Mark Zuckerberg pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.

Mais do que um espaço de compartilhamento de experiências interpessoais, o Facebook também se tornou uma praça de mercado. Dentro desse espaço as empresas assumem personalidades, emitem suas opiniões, debatem e interagem frente à frente com seus interlocutores. Por isso, afirmamos que sim, ele reserva um espaço especial para os negócios.

97% do público consumidor consulta o Facebook antes de tomar a decisão de compra. Portanto, para que o seu público te encontre, estar no Facebook pode ser tão essencial quanto estar no Google, por exemplo. Os dados são de uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (Pwc) que revelou ainda que: 93% dos brasileiros conectados já compraram algo pela internet.

Como criar uma página para minha empresa no Facebook

Muitas pessoas incluem a empresa no Facebook como um perfil pessoal, porém é importante que ela tenha uma página. Para isso, é preciso trilhar um caminho diferente da criação do perfil. E cá entre nós, você nem lembra mais quando criou o seu, não é mesmo?

Mesmo assim, você precisa estar logado no seu perfil pessoal para criar uma página de empresa. Ela fica vinculada a um ou mais perfis com acessos independentes. Algo a ser configurado depois, nas funções administrativas. Para começar basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse facebook.com/pages/create
  2. Escolha uma categoria de Página
  3. Selecione a categoria mais específica no menu suspenso e preencha as informações solicitadas
  4. Clique em Começar
  5. A página está pronta. Agora é a hora de personalizá-la, adicionando fotos de capa, acrescentando o endereço, telefone da sua empresa, etc.
  6. Utilize as ferramentas do https://business.facebook.com. O Facebook disponibiliza um acesso especial as informações da página, com possibilidade de facilitar a criação e monitoramento de campanhas. Ao criar a conta, faça login também nessa página e acesse o Gerenciador de Negócios.

O que postar?

Página criada. Agora chegamos ao coração de qualquer estratégia para facebook: o conteúdo. É ele que vai fazer com que a sua página tenha alguma utilidade para os usuários. É ele que vai permitir um bom posicionamento quando a busca for relacionada ao seu negócio. É ele que vai criar vínculos, gerar leads e, por fim, trazer receita para sua empresa. Conteúdo é Tudo!

Ok, vou postar fotos do dia a dia da empresa, a correria do escritório, o cliente fiel, fazer vídeos anunciando produtos, mostrando minhas prateleiras, etc… Sim, tudo isso é válido, mas é fundamental que haja um planejamento. Sua página é mais um personagem no mundo de personas da internet. Ela precisa contar sua história, ser autêntica como o seu negócio, ter uma assinatura reconhecida. E tudo isso com profissionalismo!

Confira algumas definições que vão guiar a sua estratégia de divulgação no facebook:

  • Definir tópicos: procure os interesses do seu público alvo.
  • Definir meios: é sempre bom variar e procurar conteúdos de qualidade, seja para textos, fotos, vídeos, transmissões ao vivo, infográficos, dicas, etc.
  • Definir cronograma: o conteúdo precisa ser bem distribuído. Não podemos cansar o público e, ao mesmo tempo, precisamos manter uma constância para não cair no esquecimento.

Após essas definições, você já pode partir para a ação. Nessas e nas próximas etapas que seguem, o apoio profissional é essencial.

Monitorando e conversando

Com o cronograma pronto e as atualizações de conteúdo em andamento, sua página passa para a fase de monitoramento. Neste momento é importante aproveitar os gráficos e informações para conhecer seu público. Com relatórios de alcance, informações demográficas, geográficas e demais dados, o Facebook te ajuda a mapear as próximas ações.

Neste momento sua página se torna um canal de comunicação direta, podendo receber mensagens e comentários. É importante agir! Muitas empresas são criticadas pela omissão, e, geralmente, o melhor caminho é se posicionar. Já que na rede social todos falam suas verdades, você deve acompanhar a toada. Mas tudo com fidelidade ao que sua empresa representa.

Agora, mãos à obra! E se precisar de alguma ajuda na criação da sua página de empresa no facebook, conte conosco.

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