Como saber se estou conversando com a minha persona nas Redes Sociais

persona tem papel fundamental nas ações de uma empresa. A comunicação, a abordagem e o tom adequado dependem diretamente de para quem você vende seu produto ou serviço.

Mesmo diante desse direcionamento, é preciso mensurar a eficiência da comunicação com o seu público. Você sabe como fazer isso? Este post vai ajudar sua empresa nessa tarefa. Confira!

 

O que é exatamente uma persona?

No Inbound Marketing, persona é um termo bastante usado e, mais do que somente uma expressão, é um conceito importante.

Trata-se de um perfil que é traçado de acordo com as características principais e recorrentes do público da sua empresa. Por terem interesses, hábitos e estilos de vida comuns, essas pessoas possibilitam a criação desse perfil modelo do cliente da marca.

Ao comprar um presente para um amigo ou familiar, você considera a personalidade, o cotidiano, as necessidades e outras questões sobre essa pessoa, certo? Se você sabe exatamente como ela é, fica mais fácil acertar no presente. Esse conceito é muito parecido com o que é usado pelas empresas na proposta de atrair mais clientes.

Ao venderem seus produtos, as empresas também precisam entender como o seu cliente é. A persona é a representação mais fiel com as características gerais do público. No entanto, a proposta não é só vender, mas também envolver. O engajamento cria laços fortes entre público e marca!

Quando uma persona é definida, um caminho transparente e objetivo é criado para a comunicação entre a empresa e o seu público. Assim, criar campanhas, ações e conteúdos se torna um trabalho mais preciso.

O conhecimento das características dessas pessoas possibilita conversar com elas mais adequadamente e, naturalmente, tornando as redes sociais da empresa mais atrativas à persona.

Qual é a importância das redes sociais no Inbound e na comunicação com a persona?

O Inbound Marketing trata basicamente de estratégias de atração de público. Sendo assim, a empresa precisa se posicionar adequadamente para que os usuários se interessem pelo que ela disponibiliza como conteúdo.

Nessa tarefa, as redes sociais são as plataformas ideais para criar um espaço pronto para fortalecer a marca, captar novos clientes e desenvolver um bom relacionamento com o público.

A persona tem papel fundamental nesse trabalho de atração nas redes sociais. Para gerar ações e conteúdos realmente interessantes, o conhecimento profundo desse público é necessário. A marca deve saber:

  • qual o tom mais adequado;
  • qual o estilo de linguagem que realmente comunica;
  • quais conteúdos despertam interesse;
  • por fim, como posicionar serviços e produtos para gerar conversões.

As redes sociais têm impacto direto na estratégia de Inbound Marketing e, principalmente, na comunicação precisa com a persona da marca.

A seguir, entenda melhor quais possibilidades são conquistadas com o uso adequado das mídias sociais como forma de posicionar uma empresa e se aproximar de seu público.

Fortalecimento da marca

Ao se posicionar nas redes sociais, a empresa está expondo a sua marca. Isso gera grandes responsabilidades, uma vez que grande parte do público visualiza esses perfis nas redes.

Em contrapartida, é uma excelente oportunidade de fortalecer a empresa e a sua imagem diante do público consumidor. Antes demais nada, o uso das redes sociais é parte da estratégia de branding.

A persona precisa ter uma percepção interessante da sua marca e, naturalmente, essa ideia deve ser bem alinhada com o que essas pessoas priorizam. Se o seu público é mais engajado com causas sustentáveis, por exemplo, sua marca também deve seguir essa linha.

Na verdade, é justamente esse posicionamento que vai conquistar clientes. As redes sociais devem servir para fortalecer essas ideias.

Engajamento

Você certamente já ouviu falar sobre engajamento ao ler sobre marketing digital nos dias de hoje. Trata-se basicamente do envolvimento que o público tem com a sua marca.

Para vender um produto você precisa, primeiramente, conquistar o consumidor. Hoje, bons itens no mercado não são o suficiente. É cada vez mais importante contar com a confiança do seu público.

Nessa tarefa, a definição da persona ideal é indispensável. O engajamento é a empatia, a imagem positiva e a avaliação favorável que o público tem de uma empresa.

Se você se comunica adequadamente com a persona, usando as ferramentas para Facebook e outros canais em geral, as chances de ter engajamento nas suas redes são grandes. O público gosta da sua marca, se identifica, compactua das ideias e, consequentemente, se torna cliente.

Relacionamento com clientes

O relacionamento com os clientes é parte importante do trabalho junto à persona da sua marca. Quando você entende como essas pessoas gostam de ser tratadas e abordadas, sua comunicação chegou a um ponto interessante.

Assim, em cada post, ação ou campanha, a maneira como as ideias e a proposta é colocada atinge bem o usuário, graças à percepção exata das características da persona.

Manter um relacionamento adequado contribui também para o engajamento nas redes sociais. O consumidor sabe que a empresa se importa com a opinião e as avaliações dele. Isso gera maior confiança e fortalece a empatia.

Além da adequação à persona, o relacionamento depende do atendimento e da interação nas redes sociais, especialmente, por meio dos comentários de posts.

 

Aquisição de clientes

A aquisição de clientes é um ponto muito importante quando uma empresa se posiciona nas redes sociais.

Com as estratégias Inbound, a proposta é atrair o máximo de público qualificado, ou seja, aquele que tem interesse no que a marca vende. No entanto, essa é só a primeira parte do trabalho. A partir disso, a tarefa é transformar essas pessoas em clientes reais da empresa.

Com as possibilidades que as redes sociais oferecem, a aquisição de clientes é uma realidade. Para isso, é fundamental investir em marketing de conteúdo para gerar interesse no público, propor ofertas vantajosas, desenvolver campanhas e buscar o engajamento.

Cada uma dessas ações conduz o usuário desde sua atração até o momento de conversão, em que realiza uma compra e se torna um cliente adquirido.

 

Por que é importante se desligar das métricas de vaidade?

Ao buscar o entendimento de como está o seu relacionamento com a persona, as métricas são importantes, mas até certo ponto. Atualmente, diversas ações e redes sociais geram dados e registros numéricos.

Muitos são relevantes para a estratégia das empresas, ajudando em direcionamentos e, principalmente, na tomada de decisões. Outros não e, muitas vezes, podem tirar o foco necessário.

As métricas de vaidade geram uma falsa impressão de que o relacionamento com o público é o melhor possível. Curtidas, reações, cliques e muitas outras, frequentemente, são rasas demais para traduzir o engajamento do público com a marca.

O número de seguidores também é uma das métricas que mais iludem. É claro que é interessante ter bastante gente seguindo a página, no entanto, quantas dessas pessoas realmente têm interesse pelas publicações e pelo que a empresa vende?

De nada adianta bater na casa dos milhões se a maioria desses seguidores são números vazios e que não geram interações e, futuramente, não serão clientes.

 

Foco nas métricas que geram perspectiva ou mostram resultados concretos

Para entender se sua empresa tem eficiência na comunicação com a persona, é importante analisar as métricas que realmente têm valor. Elas ajudam a entender o que a empresa pode esperar em relação a desempenho no futuro, assim como já mostram o que tem dado certo.

Se a sua empresa tem atraído bastante usuários, espera-se que também possa torná-los qualificados e prontos para gerar ações, certo?

Portanto, a taxa de conversões é uma das métricas realmente importantes. A conversão pode ser a visita a um site, a geração de um contato, a assinatura de uma newsletter ou até mesmo a compra de um produto ou contratação de um serviço em uma estratégia de social selling.

São estatísticas desse tipo que trazem a real percepção de como todo o seu trabalho com foco em uma persona tem dado resultados.

Se a parte de pesquisa e definição de características dela foi bem-feito, a comunicação e todo o relacionamento também tem tudo para dar certo. No entanto, lembre-se de que é importante focar métricas relevantes e esquecer números vazios e que só inflam o ego das empresas!

 

Qual é a melhor forma de analisar resultados diante da persona?

Para saber como sua empresa tem lidado com a persona, é fundamental avaliar os resultados. É possível ter uma percepção clara e objetiva ao analisar o que a marca tem conquistado em comparação com o que pretendia.

Veja a seguir algumas linhas importantes de entendimento se a comunicação realizada com a persona tem surtido efeito.

 

Considere os objetivos da empresa

Quais objetivos a sua empresa tinha ao iniciar uma campanha ou até mesmo o posicionamento nas redes sociais? Esse é o ponto principal para determinar o sucesso das ações nessas plataformas.

Algumas empresas, por exemplo, têm nas mídias a intenção maior de gerar engajamento. Dessa forma, se o público comenta nos posts, mostra envolvimento e está interessado, a missão está cumprida.

 

Avalie as interações e as avaliações

É sempre importante avaliar como o público se comporta ao interagir com suas campanhas e publicações nas redes sociais. Sua comunicação com a persona é certeira se há uma resposta positiva e uma frequência alta de comentários nessas ações.

Essas são as métricas que realmente importam. Um grande número de interações com posicionamentos positivos é um indicador valiosíssimo em uma campanha de lançamento de um produto, por exemplo.

 

Considere os resultados das vendas

As vendas sempre serão um indicador valioso, afinal, todo o trabalho de atração do Inbound tem como o objetivo final as conversões. Quando essa captação, nutrição e engajamento são executados com qualidade, o resultado será positivo e a empresa terá cada vez mais lucros.

As vendas só acontecem quando todas as outras etapas são cumpridas, especialmente, com o alto nível de exigência do consumidor na atualidade.

Uma boa estratégia de definição de persona é o primeiro passo para o sucesso nas redes sociais. A partir disso, é possível colher todos os frutos de posicionar sua marca nas mídias, captando público e gerando conversões!

Deu para entender a importância de uma comunicação precisa nas redes sociais, certo? Aproveite e crie agora mesmo a sua persona com o fantástico gerador de Personas!

 

*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content.

Redes sociais 2020
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