O Marketing Digital oferece um mundo de possibilidades para a sua empresa e provavelmente você já se perguntou como criar uma perfeita postagem nas redes sociais.

Obviamente, fazer marketing nas mídias sociais não é uma tarefa fácil e não existe uma fórmula mágica. Mudanças acontecem o tempo todo e é preciso ficar atento às inúmeras variáveis que implicam em um posicionamento de sucesso.

Cada detalhe faz a diferença para os seus resultados e, por isso, preparamos este texto.

Aqui, vamos mostrar como fazer uma publicação de sucesso no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Se você quer se destacar nesses canais, acompanhe o texto a seguir!

 

Construa o post perfeito no Facebook

Embora esteja enfrentando uma crise sem precedentes, o Facebook é a maior rede social do mundo e é essencial para qualquer empresa que pretende avançar em seus negócios.

Para se destacar na rede de Mark Zuckerberg, no entanto, é preciso entender a complexidade de seu algoritmo e, assim, estar preparado para fazer um post perfeito.

Mas não precisa se assustar, tudo bem? Apesar de ser importante entender a fundo aquilo que de fato funciona, postar no Facebook com maestria não é um bicho de 7 cabeças.

Só é preciso ser estratégico para analisar questões como o tamanho do texto, os comentários, as interações, as hashtags e outras particularidades. Vamos entender melhor?

Tipo de publicação

É natural buscar a diversificação nas postagens do Facebook, sobretudo porque o algoritmo privilegia alguns formatos em detrimento de outros. Hoje, a maior parte dos posts são feitos a partir de links externos, seguidos por imagens e vídeos.

Embora as mídias externas predominem, elas são menos valorizadas pelo próprio Facebook. Por outro lado, os vídeos, que têm prioridade na rede social, estão presentes em apenas 13% das publicações.

Isso quer dizer que os conteúdos em vídeo ainda são subestimados por diversas marcas, apesar de eles terem muito engajamento. Embora o texto e a imagem tenham seus respectivos espaços, a conclusão é de que investir em vídeos no Facebook vale muito a pena.

Data da publicação

Você sabe qual o melhor dia para postar no Facebook? Isso é um detalhe e depende principalmente da sua persona e é muito importante entender aquilo que funciona para a sua estratégia.

Por exemplo: a maioria das marcas acham que, por exemplo, postar no dia de semana traz mais resultados. No entanto, os posts de final de semana também trazem muitos resultados e podem surpreender. Afinal, com os dispositivos móveis, as pessoas estão mais conectadas às redes sociais, inclusive aos sábados e domingos.

O mais importante é entender qual o tipo de conteúdo você deve compartilhar em um determinado dia. Em uma sexta ou sábado à noite, por exemplo, vale apostar em conteúdos interativos e deixar as publicações mais densas para os horários comerciais durante a semana.

Tamanho da publicação

Independentemente do formato dos seus posts, o texto de chamada é essencial, pois pode ser decisivo para o usuário consumir o seu conteúdo ou não.

Mas qual o tamanho ele deve ter? Muitas vezes, é preciso entender que menos é mais.

Uma chamada de cerca de 150 caracteres é um tamanho ideal para introduzir um conteúdo e mostrar seu valor para o usuário. Por outro lado, uma chamada de até 50 caracteres também pode ter um grande poder para engajar as pessoas.

Um post do tipo “Quais horários mais funcionam para vocês?”, por exemplo, pode ser indispensável para o usuário clicar na sua publicação.

Mas, como você pôde perceber, não existe uma regra. O ideal é que você varie o tamanho das suas postagens, de forma que entenda aquilo que dá mais certo com seu público.

Hashtags e emojis no texto da publicação

Muitas vezes, esses aditivos são ignorados em uma publicação. A utilização de hashtags no Facebook, por exemplo, é mínima e não costuma trazer bons resultados. Dessa forma, podemos concluir que a hashtag não é tão amigável para essa rede.

Com relação aos emojis, é diferente. No Facebook, eles podem deixar uma postagem mais descontraída e, assim, aumentar o engajamento dos usuários. No entanto, é preciso ir com calma, pois o exagero pode prejudicar sua publicação.

Você pode fazer uma chamada com dois emojis, por exemplo, como maneira de complementar seu texto e induzir seu leitor a alguma reação.

 

Construa o post perfeito no Instagram

O Instagram é uma rede cada vez mais querida pelas marcas. Para garantir o sucesso nessa rede, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários, é preciso entender suas particularidades. Uma questão óbvia é a predominância do conteúdo audiovisual.

Além das fotos, os vídeos são muito poderosos e não podem ser ignorados pelas empresas. Outro recurso interessante no Instagram são as fotos em formato em carrossel, que permitem a inserção de mais de uma foto na mesma publicação.

Isso sem falar no Stories e nas lives (as transmissões ao vivo), que contam com um alto poder de engajamento.

Data de publicação

Em relação às datas das publicações, temos a tendência de imaginar que as pessoas estarão mais conectadas nos dias de semana. Mas é válido lembrar que os usuários postam mais fotos nos finais de semana, quando costumam compartilhar mais coisas sobre suas vidas.

Publicações de final de semana, portanto, têm mais interações do que aquelas dos dias de semana. Isso pode ser uma ótima ideia para as empresas distribuírem bem seus conteúdos, deixando questões mais leves e divertidas para os sábados e domingos e ideias mais complexas para os dias de semana.

Tamanho do texto na publicação

Escrever uma legenda no Instagram é essencial para o sucesso do post. Afinal, a chamada é crucial para fazer com que o usuário entenda o que está na sua imagem.

O tamanho dos posts em geral varia de 0 a 150 caracteres, mas muita gente não coloca nenhum tipo de texto. Ou seja, muita empresa estão compartilhando conteúdo sem chamadas.

Isso não arruinará sua estratégia, mas recomenda-se ter algum conteúdo para descrever as chamadas, que pode ser acompanhado das hashtags.

Hashtags e emojis na publicação

As hashtags estão no centro de uma boa estratégia do Instagram, principalmente se você quer ganhar visibilidade e engajamento com sua marca.

Invista em pelo menos três hashtags importantes para sua empresa e/ou área de atuação. Elas, com certeza, podem trazer mais alcance e autoridade.

No que diz respeito aos emojis, é interessante que eles sejam usados. Mas, assim como no Facebook, é preciso ter cautela. O ideal é que você utilize entre 1 e 3 emojis.

 

Construa o post perfeito no LinkedIn

Como você sabe, o LinkedIn é uma rede inteiramente focada no universo profissional. É perfeita para contratar e ser contratado e também é excelente para estabelecer poderosas relações de trabalho.

O LinkedIn permite que você faça atualizações mais básicas de status, como postar um link, mas também é possível postar artigos mais longos em que você escreve na plataforma de publicação da rede.

Assim como o Facebook e o Instagram, essa rede permite a publicação de vídeos nativos e esse tipo de formato também gera um engajamento muito grande.

Data de publicação

Antes de falar sobre a data perfeita para postar no LinkedIn, vale dizer que essa rede está relacionada à influência. Então, em relação às datas de postagem, a lógica basicamente segue o que falamos sobre o Facebook e o Instagram.

O mais importante de tudo é conhecer o seu público e entender como ele se comporta.

Por isso, você deve abrir a mente para postar nos dias de semana, mas não se engane: o LinkedIn também tem muita movimentação nos finais de semana e o sábado pode ser um ótimo dia para você conquistar mais engajamento junto ao seu público.

Tamanho do texto na publicação

Para criar um post perfeito no LinkedIn, é preciso entender o quanto de conteúdo a sua audiência está disposta a consumir. Como dissemos, é possível fazer atualizações mais breves, de até 1300 caracteres, e também é possível publicar artigos longos.

Muitas pessoas acham que quanto mais curto o post, melhor, mas isso nem sempre faz sentido. Cada vez mais vemos artigos longos que geram valor para uma determinada audiência e isso costuma ser especialmente o caso do LinkedIn.

Uma boa sugestão é mesclar posts mais curtos com textos mais longos. Dessa forma, você poderá perceber como a sua audiência reage e assim encontrará um equilíbrio no tamanho de seus posts.

Hashtags e emojis na publicação

O uso das hastags é um importante recurso do LinkedIn e pode ser utilizado para encontrar outros conteúdos. Assim como acontece nas outras redes, recomenda-se que você utilize-as com cautela.

Isso também vale para o uso dos emojis. Eles podem ser utilizados para deixar uma publicação mais descontraída, mas é preciso que esses símbolos estejam dentro de um contexto que os favoreça. Afinal, os emojis podem suar excessivamente informais, então tenha atenção e cuidado.

O que você achou das dicas de postagens nas redes sociais?

Embora tenhamos falado sobre várias práticas recomendadas, o mais importante é que você encontre uma fórmula que de fato funciona para sua estratégia.

Não adianta você seguir todas essas ideias se elas não estão alinhadas com os seus propósitos, valores e as necessidades do seu público. é indispensável que você entenda o comportamento das pessoas e, assim, possa se adaptar a elas.

Agindo dessa forma, temos certeza de que você poderá construir uma estratégia de muito sucesso nas redes sociais. Nunca esqueça de que, independentemente da rede social, o mais importante é que você gere um conteúdo relevante para o seu público.

Para entender mais sobre isso, entenda como o conteúdo pode ser algo indispensável para a sua empresa.

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