Programar postagem no Instagram: saiba como e por que fazer

Programar postagem no Instagram é útil para manter, com mais facilidade, a rede social atualizada e com posts frequentes.

Procurando facilitar a rotina de trabalho de um departamento, alguns gestores têm procurado maneiras de tornar suas tarefas mais dinâmicas com métodos que colaborem para que a sua marca permaneça relevante na vida dos consumidores. Ao construir seu engajamento nas redes sociais, o ato de programar postagens no Instagram tornou-se a sua solução.

A maioria já sabe que esse site tem um potencial muito grande de promover a interação com seu público e maximizar os benefícios do seu negócio. Seus recursos, se usados de forma correta, colaboram com a conversão de clientes e demais táticas de vendas. No entanto, é preciso conhecer de modo aprofundado tal mecanismo e saber como usá-lo.

Nos tópicos abaixo você verá quais são as vantagens desse serviço, dicas que ajudarão a criar um bom agendamento com relação aos horários e informações propícias que podem melhorar sua postagem. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

A importância de programar postagens

Programar postagens no Instagram é útil para manter, facilmente, a rede social atualizada e com posts frequentes. Além de facilitar a sua vida, esse recurso ajudará na execução do seu planejamento de conteúdo, fazendo com que as postagens sejam feitas nos dias e nos horários estratégicos que favoreçam o seu negócio.

Essa é uma das grandes vantagens que tal mecanismo traz. Pois sua empresa não precisará mais ficar refém do computador ou do celular naquele exato momento, principalmente em feriados e demais momentos em que seu ambiente de trabalho não estiver em expediente. Também não será preciso estar online na hora de fazer o post.

A elaboração de um bom conteúdo

A elaboração de um texto precisa ser pensada de modo estratégico, sempre com foco em argumentos que possibilitem a conversão: mostrando empatia diante do problema do seguidor, mantendo uma postura solícita em relação a quaisquer solicitações feitas ou apresentando sutilmente as vantagens dos produtos e serviços da sua empresa.

Vale a pena apostar em posts diversificados, alternando os temas e os assuntos que serão tratados. Além disso fique atento também na variação entre fotos, gifs, infográficos etc. O ideal é descartar qualquer motivo que faça que com que seus seguidores deem unfollow na sua página.

Agora, vamos dar algumas dicas estratégicas de como fazer essa programação da melhor forma.

Agendamento de postagens: 5 dicas para fazer da melhor forma

Evite conteúdos repetitivos

A internet é um ambiente muito diversificado e que prende a atenção dos usuários com a implementação de tendências e demais novidades. Levando isso em consideração é fácil perceber que as pessoas não gostam da mesmice e se cansam facilmente. Por isso, evite conteúdos repetitivos e use a criatividade na hora de elaborar as suas postagens.

É normal encontrar nas redes sociais empresas falando sobre as mesmas coisas sem nem mesmo adaptar sua linguagem ou o tom da mensagem. Se você deseja mostrar um diferencial competitivo e aumentar sua importância no mercado, não vá por esse caminho. Procure ser autêntico e agir de acordo com as necessidades e características do seu público.

Faça um conteúdo que agregue valor

Ao programar postagens no Instagram, sempre lembre de produzir um conteúdo relevante. A imagem da sua marca deve agregar valor e oferecer utilidade na vida dos seguidores. Portanto, mantenha uma coerência de assuntos, em termos estéticos, criando um padrão visual de posts e de discurso, procurando  dialogar com a persona.

Caso você já tenha um blog, uma dica é pegar os artigos que receberam um bom número de visualizações e transformá-los em pequenos textos a serem publicados na rede social. Isso ajudará a saber quais temas causam mais interesse e incentivará sua equipe a pesquisar por outros que serão importantes na resolução dos problemas das pessoas.

Conte uma história

Ao programar postagens no Instagram pense que a postagem em questão estará narrando um acontecimento para seu público. Por isso, busque uma unidade e procure focar nela. O storytelling é uma técnica muito usada pelas empresas que busca encantar os clientes e prender a atenção até o final do texto.

No entanto, é preciso saber dividir os momentos da narrativa fazendo com que o post fique rico em detalhes e seja, ao mesmo tempo, objetivo. Procurando não divagar demasiadamente, a ponto de tirar o foco do leitor, e não ficar preso a um único detalhe. Em suma, é necessária uma boa introdução, desenvolvimento e resolução, até ela ser finalizada com maestria.

Fique atento às datas

A possibilidade de programar postagens no Instagram também ajudará a ter um controle maior sobre o planejamento das datas comemorativas que são importantes para seu nicho de atuação. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, é importante saber qual é o dia do cabeleireiro. Depois, basta criar o conteúdo e agendar a postagem.

Além disso, é interessante não deixar celebrações como Natal, Ano Novo e Páscoa passarem despercebidas. Elas são boas oportunidades de obter engajamento nas redes sociais e celebrar tais acontecimentos junto a seu público. Afinal, é necessário manter sua presença a fim de colaborar no processo de fidelização.

Escolha dias e horários estratégicos

O seu público, provavelmente, não está online em todos os dias e horários. Portanto, é importante saber desses dados para fazer postagens que dialoguem com a rotina dele. Se eles acessam mais o Instagram na parte da tarde nas terças-feiras, às 18hs, por exemplo, use essa informação a seu favor. Ou seja, tenha um cronograma com tais finalidades.

É de extrema importância trabalhar com métricas, principalmente na implementação de estratégias de marketing digital, e analisar melhor os momentos de postar. Assim, você atinge os seus consumidores de maneira correta e possibilita maiores chances de conversão.

A maneira de programar postagens no Instagram

A ação de programar postagens no Instagram requer uma ferramenta externa. O app permite apenas publicações instantâneas, diferente do Facebook, que já dispõe do recurso de agendamento há alguns anos. Sabendo disso, é preciso procurar uma empresa que tenha tal serviço disponível.

É possível notar a existência de inúmeras ferramentas, aplicativos e plataformas que tem como foco agendar posts. Porém, quando aliamos programação, estratégia e planejamento em um único lugar, a coisa fica muito mais interessante. Poder contar com uma plataforma multi-recursos quase sempre é a melhor opção.

Bume apresenta todas essas opções e funciona de forma simples: você faz o upload da imagem e depois escolhe a data e horário que ele vai ao ar. Pronto! Com isso ele será publicado automaticamente. Seu diferencial está na gestão de ações a fim de gerar conversão.

Tudo por meio da definição de perfis de referência, hashtags, curtidas e localização. Sua estrutura propicia o envio de mensagens de emissão imediata, relatório de crescimento e outras vantagens. O serviço de automatizar tarefas também apresenta outros benefícios que podem colaborar em um boa gestão e melhorar relacionamento com o cliente.

 

como programar postagem no instagram

Como programar postagem no Instagram com o Bume?

O recurso de programar do Bume funciona de forma simples:

1. você faz o upload da imagem;

2. depois escolhe a data e horário que seu post deve ir ao ar.

https://www.youtube.com/watch?v=gq4pEd68Mmc

Pronto! Com isso o conteúdo será publicado de forma automática no seu perfil do Instagram.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, programar postagens no Instagram faz parte do trabalho de um social media e algumas dicas estratégicas precisam ser levadas em consideração na hora de fazer o agendamento. Sempre com foco nos horários propícios e considerando o melhor momento em que seu público lerá sua postagem.

Como forma de ampliar seu conhecimento, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre como funcionam as métricas do Stories do Instagram. Nós do blog Marketing nas Redes Sociais agradecemos pela sua visita e esperamos que volte logo!

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!