Sem uma estratégia robusta para as redes sociais, você arrisca se tornar irrelevante em seu mercado e ter problemas para captar novos clientes. Acontece que, às vezes, falta inspiração para impactar o seu público com conteúdos de qualidade, não é mesmo? Nessas horas, uma boa dica é acompanhar os perfis das empresas que estão no topo do ranking do Instagram.

Focado em conteúdo visual e na interação com o público, o Instagram é uma excelente plataforma para celebridades e influenciadores, assim como um ótimo espaço para marcas se aproximarem de potenciais clientes. Você pode aprender muito sobre o que dá certo nessa rede social ao analisar os posts das principais empresas que estão presentes nela.

Que tal ficar de olho no tipo de publicação que as empresas de maior sucesso nessa rede social costumam criar? Com as devidas adaptações, você poderá estruturar um plano de marketing focado no seu próprio sucesso.

Conheça, a seguir, quais são as 5 principais marcas no topo do ranking do Instagram:

1. Instagram (@instagram)

O Instagram é a empresa mais seguida na rede social, o que serve de indicativo para empresas desenvolverem suas estratégias focadas em conteúdo institucional. Além de anunciar novidades e ações promocionais, o perfil também costuma dar destaque a outras contas, que postam fotos dignas de atenção. Isso faz com que atue como um verdadeiro agregador de conteúdo de qualidade em seu próprio espaço.

Featured photo by @letasobierajski This weekend, the goal of #WHPshapes is to create photos and videos that focus on geometric shapes, like this photo by @letasobierajski. Find shapes in the wild — like a large circular window or a giant balloon shaped like a star that pops out in a scene. Consider shooting a portion of a larger shape to create a new one. From above, the corner of a swimming pool can transform into a bright blue triangle. Think about patterns. Join hands with your friends to make a circle in a rural landscape or draw attention to the pattern created by the patios of a colorful apartment building. Make your own. Craft shapes from your favorite art supplies, and set up scenes where they interact with the real world… or a new planet you’ve dreamed up. PROJECT RULES: Please add the #WHPshapes hashtag only to photos and videos shared over this weekend and only submit your own visuals to the project. If you include music in your video submissions, please only use music to which you own the rights. Any tagged photo or video shared over the weekend is eligible to be featured next week.

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2. National Geographic (@natgeo)

Com 85 milhões de seguidores, a revista National Geographic é a segunda empresa com mais audiência nessa rede social. A sua estratégia de conteúdo pode se inspirar nesse perfil ao melhorar seus recursos a favor da visibilidade no Instagram. Como tal revista é conhecida por suas matérias em cantos remotos do mundo, o perfil constantemente publica fotos dos bastidores dessas produções para chamar a atenção.

Photograph by @stevewinterphoto I just returned from Zakouma National Park in Chad, one of the most amazing ecosystems on the planet – I have been to so many places throughout my career @natgeo – the amazing abundance of life found here is off the charts. Zakouma is one of the parks of the groundbreaking conservation group African Parks. Elephants that were once so fearful of people now feel safe enough to come to the park Director’s home to drink from the waterhole 10 meters away – I am in a underground hide photographing. This is a hopeful story about the revival of a highly threatened species, as well as the trajectory of Zakouma – a park that was once ravaged by poaching and insecurity but has been transformed into a secure and flourishing park since 2010. Elephants had experienced a 95% loss from rampant poaching prior to African Parks’ involvement. Poaching drove a massive decline in the elephant population, from 4,000 individuals in 2002 to just 450 in 2010. African Parks assumed management of Zakouma in 2010, and due to effective law enforcement measures and community networks, poaching has been practically eliminated with only a few individuals being lost in the past seven years. The elephant population is finally on the rise; with over 550 individuals counted in 2016, this is the first time elephants have been on the increase in over a decade. Without the support of local communities this would not work. The local men and women are trained as guards for the anti-poaching patrols. Who knows the area and people better than the local people – then they also have secure jobs to support their families and communities! They have jobs in other parts of the park also including tourism and management. This is truly a remarkable effort to repopulate and protect African Parks. @AfricanParksNetwork @natgeo @stevewinterphoto @Zakouma_National_Park @natgeocreative @natgeowild

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3. Nike (@nike)

Tendo seu nome sempre associado a esportes e atitude, a Nike é a empresa com a terceira maior audiência no ranking do Instagram. Seu perfil investe pesado em um feed criativo e inovador. O perfil serve como mais um canal responsável por consolidar a identidade da marca focada em sua tagline “Just do it”. E para isso utiliza fotos e vídeos de cenas esportivas com seus produtos em segundo plano. A sua empresa pode se inspirar nessa proposta para criar um conteúdo de qualidade.

4. Victoria’s Secret (@victoriassecret)

É possível chegar até o Top 5 do ranking do Instagram de empresas com uma estratégia de conteúdo puramente comercial. A marca de lingerie dedica quase todo o seu espaço a promover os seus produtos. Sua prioridade é dar destaque a novas coleções e novidades da estação. Utilizando recursos como vídeos e stories, consegue atrair engajamento de seus fãs e mantê-los em contato com suas atualizações.

Glossed & found: Your summer beauty must-have 👄

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5. Real Madrid C.F. (@realmadrid)

Com impressionantes 54 milhões de seguidores, o time de futebol espanhol Real Madrid está em quinto lugar no ranking do Instagram de empresas. O perfil se mantém perto do topo graças a uma estratégia competente de conteúdo. Seus posts alternam entre cenas dos treinos e partidas decisivas, essas com ângulos criativos e inusitados de elementos que fazem alusão a torcer pelo clube. Serve de inspiração para sua empresa buscar na própria identidade a fonte de ideias para seus posts.

🎮⚽ Coming soon… @Cristiano | #FIFA19

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Comece a seguir cada um desses perfis do ranking do Instagram para contar com doses periódicas de conteúdo estratégico sempre que acessar essa rede social. A sua empresa tem muito a ganhar, ao contar com uma reformulação na estratégia, tendo foco em impactar seu público com publicações inovadoras e eficazes.

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