12 dicas de regras para grupos de WhatsApp

O uso de grupos no WhatsApp é um ótimo recurso para compartilhar conteúdos exclusivos, dicas, links, tirar dúvidas e estar sempre em contato com seus seguidores e clientes. 

Inclusive, você pode ganhar dinheiro utilizando grupos do WhatsApp, como já mostramos neste link.

Mas tenha em mente que, para manter o bom funcionamento dos seus grupos, é importante estabelecer regras. Neste artigo a gente vai te mostrar 12 dicas de como fazer isso. 

Antes vamos te mostrar rapidinho como é fácil criar um grupo no WhatsApp.

Como criar um grupo no WhatsApp

Lembramos que você pode incluir até 256 pessoas nos grupos do WhatsApp. Vamos lá!

1- Com o celular em mãos, abra o WhatsApp e clique em “Mais opções” > “Novo Grupo”. Você também pode tocar em “Nova conversa” > “Novo Grupo”.

2- Selecione entre seus contatos as pessoas, marcas, empresas que você deseja adicionar ao grupo. Depois toque na seta verde.

3- Digite o nome do grupo, que pode conter até 25 caracteres e vir acompanhado de emojis. 

4- Para estampar uma imagem, clique no ícone que representa uma câmera e escolha a opção entre os itens “Câmera”, “Galeria” ou “Pesquisar” na internet. A imagem que você escolheu estará ao lado do nome do grupo em “Conversas”. Salve clicando no botão verde que lembra um tique.

Como convidar para grupos do WhatsApp via links

Como dono e administrador, você pode convidar pessoas para participar dos seus grupos enviando links. Siga os passos.

1- No grupo do WhatsApp, abra a conversa e toque no nome. Você também pode tocar e segurar no nome do grupo na aba “Conversas”. Clique em “Mais opções” > “Dados no grupo”.

2- Clique em “Convidar via link”

3- Selecione a opção “Enviar link via WhatsApp > Copiar link > Compartilhar link via outro app ou Código QR”. Caso queira enviar por meio do Zap, selecione ou pesquise os contatos que vão entrar no seu grupo e clique em “Enviar”. 

Caso queira redefinir o link, basta tocar em Redefinir link > REDEFINIR LINK.

É importante ter em mente que qualquer pessoa que receber o link de convite vai poder entrar no seu grupo de WhatsApp. 

Então, é bom ter cuidado para onde você envia os links para não ter surpresas ou barracos armados por pessoas que você não conhece ou que você conhece e sabe que são malas.

Estabeleça regras caso não queira que o link seja distribuído aleatoriamente por qualquer pessoa.

Por que é importante criar regras para grupos de WhatsApp

Você sabia que é importante criar regras para grupos de WhatsApp? É muito provável que você já tenha lido ou escutado que “internet não é terra de ninguém”, não é?

Pois o mesmo se aplica ao WhatsApp. No ambiente público do aplicativo, nem tudo deve ser permitido.

Além de confusões provocadas por mal-entendidos, ironias, sarcasmos colocados em momentos indevidos, há de se ter cuidado com cyberbullying, violação a direitos autorais, injúrias, difamações e calúnias proferidas contra os coleguinhas de grupo.

Isso pode gerar problemas com a justiça.

12 dicas de regras para grupos de WhatsApp

Agora que você já sabe como criar um grupo no WhatsApp, vamos te sugerir algumas regras para que você mantenha o ambiente saudável, produtivo e enriquecedor.

1- Deixe claro quais os principais propósitos do grupo e estabeleça regras de conduta.

Infelizmente, se até em grupo zen budista rola confusão, imagine entre nós, pessoas ainda muito distantes da iluminação. Portanto, não confie no bom senso dos participantes.

2- Quando alguma mensagem fugir do propósito ou infringir as regras pré-estabelecidas, não deixe passar. Intervenha.

3- Exija que todos usem de cordialidade, respeito e evitem usar linguajar que possa constranger ou ofender grupos ou pessoas em particular.

4- Caso alguém não goste de alguma mensagem, vale tentar contornar a situação conversando com as partes. A retratação de uma ou ambas as partes pode resolver a questão.

5- Em caso de reincidência e se o bagunceiro não reconhecer que está perturbando o ambiente, o administrador não deve hesitar em expulsá-lo.

9- Proíba a publicação de conteúdos que não tenham ligação direta com o propósito e conteúdo dos grupos.

Seja rígido nesse aspecto. Não é incomum participar de, por exemplo,  um grupo sobre marketing digital, e alguém aparecer com a conversinha: “Gente, sei que isso não tem nada a ver com o grupo. Mas minha tia está vendendo essas lindas cestas de produtos Ivone”.

Bom, nada contra os citados produtos, mas se você for por demais tolerante com esse tipo de mensagem seu grupo pode se transformar em uma feira livre e o foco ser totalmente perdido.

10- Caso o grupo não seja justamente para discutir a respeito de algum destes temas (boa sorte aí para você), evite discussões sobre temas polêmicos, como política e futebol.Sobre isso, é legal pensar em ambientes físicos mesmo, onde se desenvolvem atividades comerciais ou de serviços.

Como administrador de uma loja de produtos esportivos, de um restaurante, lavanderia e outras milhares de coisas, se você foca em oferecer o melhor possível a seus clientes, sem fazer acepção de pessoas, a tendência é que eles e elas sempre voltem e recomendem seus serviços para outras pessoas.

Mas se esse local virar palco para discussões sobre por que um time de futebol ser melhor que outro, qual o político é mais honesto ou corrupto, o mal-estar vai se instalar no ambiente e é possível que muita gente não queira mais frequentá-lo. 

O mesmo pode ocorrer em grupos do WhatsApp.

11- De tempos em tempos, informe sobre as regras do seu grupo de WhatsApp

Isso é bom e necessário por conta da entrada de novos membros e para relembrar sempre a todos sobre o propósito do grupo. 

Imagine também aquela pessoa que está a ponto de soltar mais um daqueles “Gente, eu sei que isso não tem nada a ver com o grupo, mas…” e, antes disso, sua mensagem relembrando sobre as regras do grupo do WhatsApp?

Pode ser uma dor de cabeça que você evitou naquela hora.

12- E se as coisas fugirem totalmente do controle no grupo de WhatsApp?

Neste caso, talvez a melhor coisa seja dar fim ao grupo. Informe que vai criar outro no próprio grupo ou faça isso de maneira privada para aquelas pessoas que você considera indispensáveis.

Como gerenciar seus ganhos conquistados no WhatsApp?

A empresa brasileira Lastlink oferece recursos para ajudar você a monetizar seus perfis em redes sociais e crescer sem se preocupar com o gerenciamento dos pagamentos.

É possível reunir todos os seguidores que acompanham o seu conteúdo, integrando suas redes sociais a uma plataforma inteligente que gerencia seus recebimentos automaticamente.

Compartilhe o seu conteúdo com grupos de seguidores e ganhe através das assinaturas mensais, trimestrais ou anuais. Foque apenas na criação, deixando a gestão da página e dos membros por conta da Lastlink.

Conheça o serviço clicando aqui.

Como monetizar seu grupo do WhatsApp com a Lastlink?

Nós criamos um grupo padrão para o criador, e fornecemos o link de acesso a esse grupo para ele. O criador entra nesse grupo e automaticamente é definido como administrador do grupo junto com os 2 bots da Lastlink que estão lá, ajudando a gerenciar a entrada e saída de assinantes.

O criador escolhe, como administrador, se ele quer bloquear para que membros enviem ou não mensagens. 

E pronto! Com a Lastlink você pode monetizar sem complicações. Clique aqui para saber mais!

AboutAlexander Souza
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!