4 métricas que você deve analisar no relatório de Instagram

Se você deseja aumentar e saber como ver o alcance no Instagram, além de criar conteúdos relevantes, é necessário entender o que seu público considera interessante. Para isso, as análises de relatórios e métricas no Instagram são essenciais. Afinal, eles trazem informações que ajudarão na criação de estratégias comerciais.

No entanto, vale lembrar que o número de curtidas não pode ser sua única preocupação quando o assunto é marketing digital. Existem outras formas de medição que guiam ideias mais engajadas e que conseguem entregar um melhor resultado aos usuários.

Listamos abaixo algumas mensurações importantes no processo de análise desses dados e dicas que geram bons resultados na sua empresa. Confira!

Os relatórios do Instagram

O relatório sobre o público e o alcance do conteúdo são acessados por perfis que têm uma conta comercial. Todos podem ter uma e é por meio dela que o empreendedor consegue lidar com as métricas no Instagram.

Se ele ainda está sinalizado como pessoal, basta ir até o menu (representado por 3 linhas horizontais) que fica à direita, no canto superior do aplicativo, encontrado na página do perfil e clicar no símbolo de configurações. Uma nova tela se abrirá e lá estará a opção “Mudar para conta comercial”.

Depois de fazer essa ação, procure na página principal a parte de “Informações”, onde serão mostrados os dados que ajudam em um bom planejamento estratégico. Não sabe a forma de trabalhar com eles? Então, conheça um pouco mais abaixo.

Visitas no perfil

Saber quantos perfis visitaram a página colabora para a construção de ideias do quanto suas fotos, legendas e stories estão sendo atrativos o suficiente para gerar interesse no público. Esta ocasião mostra que, a partir de um primeiro contato, quem chegou ao seu perfil quis verificar do que ele se trata. Esse é o momento em que alguém decide seguir sua empresa ou não!

Além de verificar se a visitação está crescendo e se tem gerado um aumento de seguidores, é possível conhecer o paradeiro dessas visitas: se aparecem por meio da ferramenta de busca, na pesquisa de uma imagem ou um link externo da mídia social.

Contudo, o que fazer com essa informação? Use esses dados como forma de entender a localidade da maioria deles. Há também os que chegam por hashtags. É fácil de acontecer quando sua marca as explora frequentemente. Logo, garanta que seu Instagram facilite o acesso de mais pessoas. Assim, aumentam as chances de converter visitantes.

Cliques no site

Se as suas vendas precisam ser feitas por meio do site, saiba utilizar as métricas no Instagram de maneira estratégica. Afinal, é interessante despertar no usuário a vontade de realizar alguma ação que aconteça fora da rede social. Pode ser uma inscrição, o preenchimento de um formulário, a realização de um pedido, uma compra ou curiosidade por um artigo completo, por exemplo.

Usando essas informações, você aumenta as chances de conversões, ou seja, certas ações específicas na página da web devem usar essa mídia como um canal. Portanto, acompanhe seu planejamento e criação no objetivo de gerar um aumento de cliques e conquistar mais oportunidades de negócio.

Alcance das publicações

O alcance é o número de pessoas que apareceram em um conteúdo da sua marca. E essa é uma das métricas no Instagram que aponta o poder da sua comunicação, tão necessário quanto as curtidas — você cria posts no intuito daquela informação satisfazer a persona.

Ele traz dados em relação às imagens, vídeos no feed, o que foi postado nos stories e as visualizações de lives. Ainda é possível observar de maneira geral ou individualmente, o que ajuda na compreensão e otimização do que é propagado.

Desse modo, aprendendo a lidar com tais números, sua empresa conquistará engajamento e receberá notoriedade nas plataformas digitais. Logo, comece a ter ideias de novas postagens que estejam cada vez mais alinhadas com a realidade do seu público.

Atividades dos seguidores

Esses dados, que também são usados em métricas no Instagram, contam sobre a localização do seu público, sua faixa etária e como interagem com seu conteúdo nessa plataforma. Isso permite estar por dentro dos hábitos dos seus seguidores, logo, saiba postar em horários estratégicos.

Os dias e as horas de maior atividade deles indicam quando você receberá mais alcance. Outro ponto é conhecer a audiência e produzir aquilo que ele gostaria de ler. Por isso os relatórios são bem úteis na tomada de decisões. Com essas informações, fica fácil criar algo que encante os visitantes e clientes.

 

A ajuda das métricas

As métricas no Instagram também são usadas para melhorar seu conteúdo. Assim, você oferece uma melhor experiência aos seus seguidores e melhora sua presença online. Mas isso só surtirá efeito ao eleger um objetivo — sem ele, sua empresa fica dispersa e perde oportunidades de negócio.

Lembre-se de que todas essas ações são esforços e todos eles são uma forma de investimento. Conheça abaixo algumas delas que podem ser adotadas no seu feed, stories e vídeos disponíveis no IGTV.

Correção de erros

No momento em que a sua empresa começa a implantar marketing de conteúdo, algumas postagens sofrem uma revisão e você acaba percebendo certos erros que tiram um pouco da sua credibilidade:

  • textos com palavras incorretas;
  • fotos com baixa qualidade;
  • vídeos em que o áudio foi totalmente prejudicado.

Estes fatores causam uma impressão muito ruim, não acha? Logo, não deixe que isso diminua o valor da sua marca. Geralmente, posts assim não recebem muitas curtidas e não geram interação.

É possível também ver quando um usuário salvou uma foto. Esta, aliás, é uma das métricas no Instagram dos que têm a versão Business. Sabendo disso, procure tomar a decisão de apagar ou, caso possa modificar só o texto, fazer correções e promover essa postagem em outros canais a fim de conseguir mais seguidores.

Testes e experimentos

Algumas métricas no Instagram facilitam saber o horário que é geralmente mais propício para postagens. Sabendo disso, faça testes e experimentos em horas específicas, analisadas com sua equipe de marketing, em que os seguidores possam receber melhor o seu conteúdo, interagir e se identificar com aquilo que foi propagado.

Usando o exemplo do Stories, você pode incluir links e pedir ao usuário que deslize e acesse uma landing page. Com isso, verá como eles reagiram: se chegaram a se importar com a informação ou simplesmente saíram das suas histórias. Entretanto, sempre tome cuidado e não seja insistente — o segredo é atrair e encantar seu cliente.

Medição do ROI

Para os que ainda não sabem do que se trata, o ROI é o retorno sobre investimento. É aquela quantia que a empresa recebe, ou seja, o lucro. Muitas empresas já fazem uso dessa ferramenta nos seus negócios e é por meio dela que uma tomada de decisão é feita quanto à viabilidade de alguma ação ou estratégia de marketing.

Seu cálculo é feito ao subtrair o Retorno do Investimento com o Custo do Investimento; em seguida, dividir o resultado com o Custo do Investimento. Se for positivo o número final, é certeza que trará uma grande rentabilidade. Logo, sempre confira essa métrica e dê mais seriedade ao seu negócio. Afinal, superar metas e conquistar novas conversões são os grandes desafios de toda marca.

Criação de conteúdo

Além de corrigir erros e melhorar sua credibilidade, as métricas no Instagram podem ser vistas como um incentivo na criação de conteúdos que até o momento a sua marca não tinha tido insight. Uma coleção de fotos especializada no seu segmento, um webinar via IGTV, cases de sucesso e testemunhos dos seus clientes são alguns exemplos.

 

As informações do relatório

Lembra que falamos da persona? Então, você precisa sempre focar nela no momento da criação de conteúdo. Agindo assim, você terá materiais mais segmentados e focados na necessidade do seu público. As métricas no Instagram que deveram estar contidas no seu relatório são:

  • alcance (total de usuários que viram seu conteúdo);
  • compartilhamento (número de envios e repostagens);
  • impressões (todas as vezes que os usuários visualizaram).

No entanto, alguns empreendedores têm dúvidas na conferência de métricas no Instagram. Nesse sentido, saiba que existe uma ferramenta de análise de dados muito confiável no mercado e que você pode contar com ela para o sucesso do seu negócio. Oferecendo suporte, relatórios e maiores resultados, o Bume permite ser acessado de qualquer dispositivo móvel conectado à internet e também possibilita sua empresa a aumentar o número de seguidores.

Como você percebeu, ao longo deste artigo, as métricas no Instagram são formas de ir mais longe nos negócios, facilitando suas tarefas de trabalho com criatividade e inovação. Assim, você cria uma vantagem competitiva no mercado e permite que novas pessoas criem confiança na sua marca.

Gostou do nosso artigo e de saber como ver as informações do Instagram? Ficou com alguma dúvida em relação às métricas? Deixe um comentário neste post que responderemos assim que possível.

Aproveite para fazer a análise do seu Instagram por meio da ferramenta exclusiva do Bume.

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!