O primeiro passo para conquistar seguidores e gerar conteúdos com bastante alcance é entender o que seu público considera interessante. Para isso, analisar os relatórios do Instagram é essencial! Afinal, eles trazem informações que podem te dar um norte sobre o que funciona ou não.

No entanto, vale lembrar que o número de curtidas não pode ser sua única preocupação quando o assunto é marketing no Instagram. Existem outras métricas que vão trazer ideias mais relevantes para a sua produção de conteúdo nessa rede social.

Listamos hoje as informações mais importantes que você deve verificar nos relatórios do Instagram e dicas para que use esses insigths de modo a gerar bons resultados para sua marca.

Relatórios do Instagram: Como acessar?

As informações sobre público e alcance do conteúdo podem ser acessadas por perfis que tem uma conta comercial.

Todo perfil pode se tornar uma conta comercial. Se o seu ainda for uma conta pessoal, basta ir até o menu (representado por 3 linhas horizontais) que fica à direita no canto superior, encontrado na página do perfil, e clicar no símbolo de configurações. Uma nova tela se abrirá e ali você escolhe a opção “Mudar para conta comercial”. E pronto!

No perfil comercial, quando você acessa o menu na página do perfil, vai encontrar “Informações” como primeira opção. Clique nela para visualizar os dados.

Agora que já sabe onde encontrar as informações, veja quais as mais importantes e como usá-las.

Relatórios do Instagram

#1 Visitas ao perfil

Saber quantas pessoas visitam a página do seu perfil te mostra se as suas fotos, legendas e stories estão sendo atrativos o suficiente para gerar o interesse do público.

Mais visitas significa mais gente que, a partir de um primeiro conteúdo, chegou ao seu perfil e foi avaliar do que ele se trata. Esse é o momento em que alguém decide seguir ou seu perfil ou não!

Além de poder verificar se o número de visitas está crescendo e se está contribuindo para o aumento dos seguidores, é possível saber de onde essas visitas vem: se chegam por busca, por uma imagem ou por um link externo ao Instagram.

O que fazer com essa informação?

Use as visitas do perfil para entender de onde vem a maioria dos seus visitantes para alinhar a expectativa desses usuários com o que eles encontrarão.

Se têm muitas pessoas chegando por hashtags ligadas à moda, por exemplo, garanta que seu perfil, tanto no conteúdo quanto na bio, traga esse conteúdo.

Assim, você usa essa informação para converter visitantes em seguidores.

#2 Cliques no site

Se as vendas ou os contatos devem ser feitos pelo seu site, é preciso saber usar o conteúdo no Instagram como isca. A partir dele, o usuário precisa ter o desejo de realizar alguma ação que aconteça fora da rede social.

Pode ser uma inscrição, o preenchimento de um formulário, a realização de um pedido, uma compra ou conferir um conteúdo completo, por exemplo.

Quanto mais cliques no site, mais oportunidades de negócios!

O que fazer com essa informação?

Se você quer aumentar as conversões, ou seja, certas ações específicas no site, deve usar o Instagram como um canal. Portanto, acompanhar e criar ações para ter mais cliques no site via Instagram pode fazer a diferença.

#3 Alcance das publicações

O alcance é o número que mostra para quantas pessoas um conteúdo apareceu. Então, essa métrica nos relatórios do Instagram aponta o poder da sua comunicação.

Ter alcance é tão importante quanto curtidas, afinal, você cria posts justamente para que aquela informação chegue aos seus seguidores.

O alcance é uma informação disponível para imagens e vídeos no feed, para stories e para as lives.  É possível observar o alcance geral, mas também de cada publicação individual, o que ajuda muito a identificar quais conteúdos geram melhores resultados.

O que fazer com essa informação?

Ver que tipo de conteúdo gerou mais alcance para replicar a fórmula.

São vídeos nos stories? São as lives? São posts com dicas de especialistas? Observe isso para oferecer ao seu público o que é relevante a ele.

Desse modo, você conquistará mais engajamento, que  leva a mais alcance e, consequentemente, mais seguidores.

#4 Atividade dos seguidores

Esses dados dos relatórios do Instagram te contam sobre de onde é seu público, qual é a faixa etária em que estão, como interagem com seu conteúdo e quando usam o Instagram.

O que fazer com essa informação?

Encontrar os melhores horários para postar!

Os dias e horários de maior atividade dos seus seguidores indicam quando você pode ter mais alance.

Outro ponto interessante é conhecer a audiência e produzir conteúdo que ela possa gostar.

Os relatórios do Instagram são bem úteis se você toma decisões com essa informações e produz algo que encante sua audiência. Portanto, lembre-se: entenda as métricas para se conectar com as pessoas!