Independentemente da rede social, existem diversos fatores determinantes para o engajamento gerado por sua postagem. Não fugindo dessa regra, encontrar o melhor horário para postar foto no Instagram é um dos principais desafios de quem busca crescer e alavancar seus números.

Estar presente no feed de grande parte do seu público é fundamental e não seguir uma estratégia interessante nesse aspecto pode danificar as suas chances de impactar e conquistar curtidas dos seguidores.

Para ter alcance, além de planejar muito bem os seus posts, baseando-se no perfil da sua audiência, você também precisa encontrar o melhor horário para postar no Instagram.

E isso não tem a ver com rede social em si, mas com o seu público e o comportamento dele.

Mas chega de teoria, afinal, esse conteúdo está aqui para te ajudar a definir o melhor horário para você postar no Instagram, aquele vai gerar alcance, engajamento e visibilidade para seu perfil.

Como identificar os melhores horários para postar foto no Instagram?

Apesar de ser uma pergunta muito frequente, não existe uma solução única para ela. A audiência dos perfis comerciais possuem comportamento totalmente diferente dos pessoais, o que afeta diretamente na estratégia a ser tomada.

Com esse cenário, levantamos os principais fatos que você deverá conhecer para identificar qual é o momento ideal para realizar a postagem. Confira!

1- É necessário considerar os hábitos do público

Quem você pretende atingir? São pessoas que trabalham o dia todo? Ou estudantes que vão para a faculdade à noite? Dependendo de como for o dia-a-dia deles, certos horários serão melhores que outros.

Considere em quais ocasiões a sua audiência terá tempo para pegar o celular e abrir o Instagram. Por exemplo, alguém que trabalha o dia todo pode ser impactado pelo seu conteúdo no horário de almoço.

Já quem estuda não vai conseguir ver o seu post enquanto estiver na aula.

2- Planejar seu conteúdo é o que te permite aproveitar os horários estratégicos

De nada vale detectar uma oportunidade de melhor horário para postar no Instagram e não ter o seu conteúdo pronto para aproveitá-lo. Portanto, certifique-se de adiantar as suas publicações, deixando-as agendadas.

Para entender mais sobre como ele funciona a gente recomenda o texto Como programar post no Instagram.

3- Nem todo mundo está no mesmo fuso-horário que você

Se você possui um familiar que more do outro lado do mundo, certamente se ligarmos para ele 15 h da tarde no Brasil, vamos acordá-lo na madrugada ou, até mesmo, perderemos a chamada, certo? Na proporção equivalente, vai acontecer o mesmo se postarmos no Instagram para determinado público que esteja no hemisfério oposto.

Esse é um dos principais erros cometidos na rede. Por meio das novas ferramentas, podemos identificar quais são as cidades, estados e até mesmo os países onde os seguidores moram.

Além disso, também precisamos estar atentos ao horário de verão. Dependendo da estratégia da sua empresa, o planejamento de postagem pode ir por água abaixo em função do descasamento de horários.

4- Avaliar seus números deve fazer parte da rotina

Você pode descobrir o melhor horário para postar no Instagram pelo seu próprio histórico de postagens.

Faça um levantamento de uma boa quantidade de posts e tenha atenção especial ao horário em que foram publicados e os resultados que conquistaram.

A partir daí, você pode detectar a preferência da sua audiência por determinados dias e horários.

É uma ótima forma de confirmar tendências de mercado e até encontrar pontos fora da curva que se aplicam ao seu negócio específico.

5- Reconsidere os finais de semana

Há quem diga que postar durante a semana sempre gera mais engajamento.

Esta não é a regra! O tipo do negócio está diretamente ligado ao desempenho das estratégias em dias não úteis.

Se ela é B2C — segmento com atuação voltada diretamente ao consumidor final —, sábados e domingos podem ser dias em que o público gasta mais tempo em pesquisas de compra.

Em contrapartida, promover empresas B2B em dias comerciais é mais eficiente, afinal, é neles que as pessoas estão envolvidas com as atividades de trabalho.

6- Experimentar é a chave

Mesmo depois de considerar todas essas recomendações, ainda assim vale a pena experimentar diferentes combinações de dias e horários na sua estratégia de Instagram. É um jeito bastante eficiente de descobrir possibilidades que talvez nunca fossem consideradas.

Ao publicar seus posts nesses horários experimentais, fique de olho nos resultados. Veja se eles são melhores que o normal. Monte um acompanhamento que mostre quais conseguem trazer retornos superiores.

Existem algumas técnicas específicas que podem auxiliar nessa estratégia. Uma das mais conhecidas é o teste A/B, que permite comparar previamente dois cenários distintos.

Acertar o momento que um post vai ao ar é essencial para o seu sucesso.

Mas é claro que se o conteúdo não for excelente para a sua audiência, nenhum horário te ajuda! Portanto, saber o que postar no Instagram faz toda a diferença em seus resultados.

É por isso, que além desses 6 fatos, enxergar o Instagram como parte essencial do seu trabalho é o que trará a ele a dedicação que ele exige.

E aí, já identificou qual é o melhor horário para postar no Instagram?