SEO para Instagram: 7 Técnicas Pouco Conhecidas para Aumentar o Seu Alcance

Você quer aumentar nesse exato momento o alcance do seu perfil do Instagram? Então, deve começar a aplicar SEO para Instagram, que basicamente são técnicas específicas para isso.

Da mesma forma que um motor de pesquisa tradicional, é possível também fazer essa pesquisa no Instagram, onde se analisa cada perfil e se faz o posicionamento nos resultados da pesquisa. 

E no Instagram, esses resultados são baseados em vários fatores: o comportamento do usuário enquanto navega, suas interações, as contas com as quais ele se conecta. E assim, os resultados de pesquisa são mais personalizados e pertinentes.

Aqui, você vai conhecer técnicas pouco conhecidas para aumentar o alcance do seu perfil e de suas publicações. 

SEO para Instagram:  o que é 

Antes de você aprender as técnicas de SEO para Instagram, lembre-se que os resultados da pesquisa estão relacionados com quem você está conectado, as pessoas que seguem você e quais fotos e vídeos você posta na rede social.

Além disso, o algoritmo do Instagram trabalha para o motor de pesquisa para dar a você resultados mais precisos e principalmente, os mais pertinentes.

E levando em conta o seu comportamento, como são as interações de suas publicações, as contas com as quais você interage e as pessoas compartilhando e comentando seus conteúdos, o Instagram sintetiza todas essas informações para mostrar para as pessoas que você existe.

Mas para tudo isso existem técnicas específicas. É claro que algumas são fáceis de aplicar, mas outras nem tanto. Caso você tenha alguma dificuldade, o melhor é contratar uma agência especializada em SEO, pois isso lhe trará resultados bem mais rápidos.

Por onde começar?

Saiba que cada rede social funciona de uma forma. Por exemplo, você não pode duplicar o conteúdo, isso não funciona.

Para começar, identifique seu público alvo. Geralmente, os usuários do Instagram são um pouco mais jovens, mas isso não significa que pessoas de mais idade não acessem também. 

É importante que você conheça a fundo sua audiência:

  • Idade
  • Sexo
  • Localização
  • Seus interesses
  • Seus problemas

E uma outra coisa: não é possível inserir links clicáveis nas suas publicações. Você só tem direito a um link na sua bio.

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Depois, você pode personalizar suas publicações com base nas informações que obteve. E no Instagram, existem alguns formatos de publicações possíveis:

  • Fotos
  • Vídeos verticais
  • Stories 

Agora, se você não tem ideia por onde começar e nem o que fazer, talvez seja melhor pedir ajuda a uma pessoa que entenda ou a alguma agência especialista em SEO para Instagram.

Conheça 7 técnicas de SEO para Instagram

Não há dúvida alguma que a pesquisa é uma ferramenta extremamente poderosa para a descoberta do seu perfil por novos usuários. Em primeiro lugar, se você quer ter um alcance maior e começar a usar essa pesquisa a seu favor, é importante que você insira o seu perfil do Instagram no seu site.

Talvez você já trabalhe com SEO no seu site, mas é preciso usar o SEO para Instagram no seu perfil da rede social.

Conheça algumas técnicas de SEO que funcionam mesmo e vale a pena você começar a testar:

1.Otimizar seu nome com palavras chaves

Então, da mesma forma que o SEO que se utiliza para um bom posicionamento de um site, por exemplo, no Instagram, você terá que escolher uma palavra chave principal. Isso é para que pessoas que ainda não te conhecem, saberem que você existe.

E quando você adiciona ao seu nome palavras chave explicando a sua atividade, você terá mais chance de aparecer nos resultados. 

2.Coloque na sua biografia palavras chave atrativas

Apesar de não ser possível o motor de pesquisa encontrar contas a partir de palavras chave presentes na biografia, isso não quer dizer que novos seguidores não possam encontrar.

3.Insira um local em todas as suas publicações e stories

Quando você faz isso, ou seja, inserir um local, terá mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa dessa localização. E isso vale tanto para as publicações quanto para as stories.

Então, se um usuário clicar sobre o local no mecanismo de pesquisa do Instagram, suas fotos e vídeos poderão aparecer nas publicações mais recentes, em razão do engajamento com o seu conteúdo.

E assim, você poderá ter mais visualizações, interação e claro, aumentar o seu alcance.

4.Utilizar hashtags

As hashtags são fundamentais para encontrar um perfil no Instagram.

Quando se faz uma pesquisa por hashtag, é possível consultar as publicações mais populares e mais recentes, assim como a Story correspondente. E dessa forma, são excelentes para que o seu perfil apareça nos resultados de busca e aumente o alcance das suas publicações.

Só lembrando que quando um usuário pesquisa uma hashtag, os resultados aparecem sob forma de uma lista, que compreende a palavra chave e expressões similares.

5.Humanize suas publicações

Os usuários do Instagram adoram a espontaneidade. E por isso, procure não apenas postar fotos de seus produtos, mas que de alguma forma faça com que o usuário se conecte mais com tudo aquilo.

Você pode:

  • Postar um vídeo de um cliente usando o produto
  • Colocar depoimentos de clientes
  • Filmar um evento

6.Foque em seus seguidores

São nos seus seguidores que você deve focar, mas lembre-se que você deve saber quais são suas necessidades e interesses. Mas acima de tudo, você deve dar aos seus seguidores um motivo para seguir você:

  • Faça seus seguidores criar um conteúdo em função de seus produtos ou mensagens que você deseja passar;
  • Crie concursos e estimule sua comunidade a compartilhar suas publicações;
  • Ofereça um código de desconto (se você estiver vendendo um produto);
  • Sempre responda aos comentários, o mais rápido possível;
  • Mostre como seus produtos podem lhes ajudar e serem úteis.

7.Se aproxime de influenciadores

É praticamente impossível não falar de Instagram sem falar de influenciadores. São pessoas que têm milhares de seguidores e que podem ajudá-lo a aumentar seu alcance e visibilidade.

Para que isso funcione, procure um influenciador que tenha alguma ligação com a sua atividade e que tenha uma audiência parecida com a sua.

O mais importante aqui é que você aplique as técnicas que funcionam de SEO para Instagram, e que deve fazer parte de sua estratégia de marketing. Mas, se por um acaso você encontrar alguma dificuldade, saiba que existem diversas agências especialistas em aplicar todas essas técnicas. E está mais do que comprovado que vale a pena investir se você quer realmente aumentar o alcance do seu perfil e de suas publicações. 

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