Para conseguir ter sucesso nas redes sociais é preciso saber como criar e engajar a sua audiência. Além de postar conteúdo relevante e interagir com os usuários, uma boa forma de conquistar é oferecendo prêmios e presentes aos seus participantes. Que tal realizar um sorteio no Instagram?

Com o aumento cada vez mais intenso da concorrência, é necessário sempre encontrar formas de atrair o público para a sua marca e produtos. Tendo tantas opções para chamar sua atenção, as pessoas têm a tendência de preferir aquele conteúdo que lhes gera alguma vantagem em troca.

Seguindo essa linha de raciocínio, você pode ter ótimos resultados ao realizar um sorteio no Instagram. As pessoas seguirão as suas instruções e o seu perfil contará com muito mais visibilidade do que o normal. Para ter sucesso, no entanto, é necessário ficar de olho em algumas regras e boas práticas.

Você sabe como fazer sorteio no Instagram? Leia nosso artigo e descubra!

 

Como fazer sorteio no Instagram?

O primeiro passo é entender que uma premiação é um investimento. Quanto mais desejável o presente oferecido, maiores as chances de se obter sucesso com a ação. Por isso, ofereça um ótimo prêmio. Ele pode ser por meio de uma parceria com outra marca, ou algum produto ou serviço vendido na loja.

É legal que ele estabeleça uma relação direta com a sua área de negócios, pois assim é mais fácil atingir seu público-alvo. Por exemplo: se você vende artigos para fazer cupcakes, pode oferecer um curso com um chef renomado, um kit de produtos… Mas pense em tornar a participação dos seguidores algo irresistível!

Dessa forma, é bastante valioso compreender o que costuma ser um fator de motivação para o seu público-alvo querer entrar em um sorteio no Instagram. Procure entender o perfil dessas pessoas, quais são seus desejos e hábitos, para desenvolver uma estratégia totalmente direcionada ao seu sucesso.

 

Como definir critérios para o sorteio?

Agora que você já escolheu o prêmio, é necessário que você defina os critérios de participação. Os principais são:

Seguir o perfil

Formato mais utilizado, principalmente se o objetivo é conquistar seguidores. Isso permite que você aumente a base de audiência da sua marca, possibilitando o crescimento de visibilidade de conteúdo publicado futuramente e maior alcance de ações que sejam desenvolvidas depois. Sem essa condição, você não consegue garantir uma melhora no seu patrimônio digital.

Curtir um post

Válido para alavancar uma postagem (o post da promoção é a escolha mais óbvia). Pode não trazer benefícios a médio e longo prazo, mas permite visualizar rapidamente o engajamento do seu sorteio no Instagram. Além disso, quanto mais curtidas um post possui, maiores as chances de aparecer como recomendação para os amigos dos participantes.

Publicar fotos com uma hashtag específica

Hashtags são importantíssimas para o Instagram. Por ser uma rede dedicada a imagens, essa é a melhor forma de encontrar conteúdo específico. Importante: crie uma hashtag com a sua marca e de fácil memorização, para evitar erros. Ela deve fazer alusão à sua empresa de alguma maneira, já que é um método para que os amigos dos participantes fiquem sabendo da ação e também se interessem por ela.

Marcar amigos

Para garantir um aumento nas visualizações da postagem é interessante sugerir que as pessoas marquem um número específico de amigos. A cada marcação, o alcance do seu post pode se multiplicar, o que traz ótimos benefícios para a presença da sua marca no Instagram. Você pode pedir que o participante marque quantas quiser ou estabelecer um número mínimo.

Dependendo do seu objetivo, defina como fazer o sorteio no Instagram, usando um ou vários critérios ao mesmo tempo.

Como estabelecer as regras?

Sabe como fazer sorteio no Instagram sem dores de cabeça e frustrações? Estabelecendo regras muito claras. O mais legal é criar um passo a passo simples para a participação, de acordo com os critérios escolhidos na postagem da promoção.

Pode ser interessante passar o texto do post para diferentes pessoas antes de publicar, para averiguar se está tudo dentro dos conformes.

Outro ponto importante é definir a data do sorteio e da divulgação do vencedor. Se possível já informe de antemão como será a entrega do prêmio. Isso pode ser especialmente útil no caso de premiações em forma de serviços com data/local específicos ou que necessitam de agendamento prévio.

Existem ferramentas gratuitas para a realização do sorteio, como o SorteouSorteador e o Random.org. Há quem opte por fazer uma transmissão ao vivo via Stories para garantir a transparência.

Um detalhe muito importante é: como o Instagram é usado pelo mundo inteiro, não esqueça de definir (caso necessário) a localidade de quem pode participar. Assim você evita que um russo ganhe o sorteio e você tenha de arcar com despesas internacionais para envio do prêmio.

Aposte na transparência

Não quer gerar dúvidas em relação à legitimidade do sorteio no Instagram da sua marca? Uma forma de fazer isso é tornando o processo de seleção dos vencedores mais aberto para quem quiser acompanhá-lo. Afinal, não é por isso que os sorteios da loteria são transmitidos ao vivo na televisão?

Você pode fazer algo semelhante com o seu sorteio no Instagram. Usando um aplicativo para capturar a tela (do computador ou do celular), você pode gravar o momento do sorteio enquanto usa os sites recomendados acima.

Isso vai agregar mais valor ao seu sorteio no Instagram porque o público perceberá as suas intenções de manter um processo transparente em todas as etapas. Lembre-se de incluir nessa transmissão a checagem de que os vencedores preenchem todos os requisitos necessários, como seguir o perfil e curtir o post.

Além disso, certifique-se de ter um regulamento acessível e fácil de entender. Pode parecer um exagero para ações mais simples, mas esse recurso pode ajudar a sua empresa e se proteger contra possíveis problemas capazes de prejudicar sua imagem.

Tenha atenção às formalidades

Agora que você sabe como fazer sorteio no Instagram, é preciso estar atento às formalidades que envolvem o tema. Não é possível realizar um concurso nas redes sociais. No caso de sorteios, é necessário obter um registro — por meio do pagamento de taxa — da Caixa Econômica Federal.

No entanto, não se trata de algo instantâneo. O processo leva, em média, 45 dias para ficar pronto. Portanto, é preciso tempo para organizar tudo. Afinal, planejamento é chave para o sucesso de qualquer ação de marketing, certo? Certifique-se de encaixar a sua ação completamente às normas da Caixa para não ter problemas depois.

Curtiu aprender como fazer sorteio no Instagram? Aproveite então para descobrir como ganhar mais seguidores para o seu perfil!

 

 

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