segunda-feira, outubro 23, 2017

Para conseguir ter sucesso nas redes sociais é preciso saber como criar e engajar a sua audiência. Além de postar conteúdo relevante e interagir com os usuários, uma boa forma de conquistar é oferecendo prêmios e presentes aos seus participantes.

Você sabe como fazer sorteio no Instagram? Leia nosso artigo e descubra!

Como fazer sorteio no Instagram?

O primeiro passo é entender que uma premiação é um investimento. Quanto mais desejável o presente oferecido, maiores as chances de se obter sucesso com a ação. Por isso, ofereça um ótimo prêmio. Ele pode ser por meio de uma parceria com outra marca, algum produto ou serviço vendido na loja.

É legal que ele estabeleça uma relação direta com a sua área de negócios, pois assim é mais fácil atingir seu público-alvo. Por exemplo: se você vende artigos para fazer cupcakes, pode oferecer um curso com um chef renomado, um kit de produtos… Mas pense em tornar a participação dos seguidores algo irresistível!

Feito isso, é necessário que você defina os critérios de participação. Os principais são:

Curtir um perfil

Formato mais utilizado, principalmente se o objetivo é conquistar seguidores.

Curtir um post

Válido para alavancar uma postagem (o post da promoção é a escolha mais óbvia).

Publicar fotos com uma hashtag específica

Hashtags são importantíssimas para o Instagram. Por ser uma rede dedicada a imagens, essa é a melhor forma de encontrar conteúdos específicos. Importante: crie uma hashtag com a sua marca e de fácil memorização para evitar erros.

Marcar amigos

Para garantir um aumento nas visualizações da postagem é interessante sugerir que as pessoas marquem um número específico de amigos.

Dependendo do seu objetivo, defina como fazer o sorteio no Instagram, usando um ou vários critérios ao mesmo tempo.

Estabelecendo as regras

Sabe como fazer sorteio no Instagram sem dores de cabeça e frustrações? Estabelecendo regras muito claras. O mais legal é criar um passo-a-passo simples para a participação de acordo com os critérios escolhidos na postagem da promoção.

Pode ser interessante passar o texto do post para diferentes pessoas antes de publicar, para averiguar se está tudo dentro dos conformes.

Outro ponto importante é definir a data do sorteio e da divulgação do(s) vencedor(es). Se possível já informe de antemão como será a entrega do prêmio. Isso pode ser especialmente útil no caso de premiações em forma de serviços com data/local específicos ou que necessitam de agendamento prévio.

Existem ferramentas gratuitas para a realização do sorteio, como o SorteouSorteador e o Random.org. Há quem opte por fazer uma transmissão ao vivo via Stories para garantir a transparência.

Um detalhe muito importante: como o Instagram é usado pelo mundo inteiro, não esqueça de definir (caso necessário) a localidade de quem pode participar. Assim você evita que um russo ganhe o sorteio e você tenha de arcar com despesas internacionais para envio do prêmio.

Atenção às formalidades!

Agora que você sabe como fazer sorteio no Instagram, é preciso estar atento às formalidades que envolvem o tema. Não é possível realizar um concurso nas redes sociais. No caso de sorteios, é preciso obter um registro — através do pagamento de taxa — da Caixa Econômica Federal.

O processo leva, em média, 45 dias para ficar pronto. Portanto, é preciso tempo para organizar tudo. Afinal, planejamento é chave para o sucesso de qualquer ação de marketing, certo?

Curtiu aprender como fazer sorteio no Instagram? Aproveite então para descobrir como ganhar mais seguidores para o seu perfil!

 

Tags: ,,

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe um comentário