segunda-feira, novembro 20, 2017

O Facebook se apropria de diversas tendências no universo dos aplicativos de interação social. Você se lembra do Snapchat? O próximo pode ser o Tinder!

Somos guiados pelas tendências, principalmente no universo das redes sociais. E, manter uma empresa no topo das mais utilizadas do mundo não é uma tarefa fácil. Se você quiser um atalho é só acompanhar as ideias de Mark Zuckerberg. As tendências do Facebook servem de guia para mostrar o que terá sucesso no mundo digital.

Outra evolução já anunciada como tendência do Facebook é a indústria audiovisual. A empresa pretende investir mais de US$1 bilhão em produções audiovisuais e na plataforma de comercialização do conteúdo em vídeo, Watch, em 2018.

 

Novas Tendências do Facebook

Como tudo que acontece no universo digital, as tendências se tornaram senso comum em questão de poucos meses. E  tudo indica que o novo alvo que vai dar sequência às tendências do Facebook são os aplicativos de encontros amorosos.

Essa possibilidade de facilitar encontros casuais, promovida pelo Tinder e Happn, por exemplo, vem ganhando destaque nos celulares dos jovens. A ideia do Facebook seria usar essa nova funcionalidade como uma opção a mais de interação entre os usuários do Messenger. Já foi publicada uma página oficial sobre a funcionalidade, intitulada até o momento de Messenger Match.

Os testes estão em andamento, por enquanto, apenas nas cidades de Toronto, no Canadá, e Auckland, na Nova Zelândia. Apesar da possível semelhança com o Tinder, o recurso do Facebook visa promover encontros apenas entre quem já é amigo na rede social. Mas, trata-se de uma versão experimental, ainda sem previsão de lançamento oficial.

Nessas regiões de teste, alguns usuários receberam uma notificação perguntando se eles gostariam de se encontrar com uma pessoa específica naquela semana. Se os dois aceitarem, então uma conversa é iniciada.

O retorno dado pelos usuários e todos os dados serão utilizados para avaliar se o recurso realmente é mais uma tendência do Facebook com destino de sucesso, como as anteriores.

A tendência é interagir

Em entrevista concedida à publicação online Motherboard, uma responsável do Facebook explicou o objetivo da funcionalidade. Segundo ela, não é necessariamente proporcionar encontros íntimos. Mas, facilitar a interação e a realização de planos com os amigos.

Como o messenger match ainda está em fase de testes e o Facebook está recolhendo o feedback dos utilizadores, nem breve ele pode surgir para você. Estamos atentos e qualquer novidade, vamos postar aqui no blog.

 

Instagram x Snapchat

Outro  caso que mostra como o Facebook faz questão de estar a frente das tendências é o do Snapchat. Vocês se lembram app do fantasminha? Se trata de um aplicativo de mensagens pioneiro na ideia de exibir imagens temporárias. Ele vinha em uma crescente como um dos aplicativos mais baixados na Apple Store e no Google Play.

Tendências do Facebook: Snapchat x Instagram

Por indicar claramente uma tendência, o Facebook tentou comprar o Snapchat. Mas, os fundadores recusaram uma oferta, de aproximadamente US$3 bilhões e não venderam o aplicativo.

Insatisfeitos por não estarem à frente daquela ideia original trazida pelo Snapchat e pela tentativa frustrada de aquisição, os desenvolvedores do Facebook e do Instagram entraram em ação. Nos anos seguintes foram lançados recursos muito parecidos com aqueles do Snapchat. Entre eles, o Stories do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos que somem depois de 24 horas. Esse tipo de recurso já está presente também no próprio Messenger e também no Whatsapp.

Depois dessa apropriação esmagadora, que praticamente dizimou o público do Snapchat, ficou uma lição. Se o Facebook bater à porta da sua empresa querendo comprar sua ideia, venda ou se torne parceiro. E depois que uma ideia foi pensada meu amigo, ou ela vira um fantasminha, ou uma mala de dinheiro, nas mãos de alguém.

E você, acha que o Facebook vai substituir o Tinder? Deixe sua opinião nos comentários!

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