Saiba tudo sobre o Twitter analytics

Toda estratégia de social media precisa de métricas e indicadores para direcionar as ações de marketing digital. É o que o Twitter Analytics oferece. A partir dele, você descobre uma série de insights para obter o máximo proveito dos resultados e definir quais medidas são mais acertadas.

Em outras palavras, a ideia é acompanhar o desempenho do seu perfil e definir o que deve ser feito para aperfeiçoar o relacionamento com os seguidores. Assim, a chance da estratégia dar certo é maior.

É isso que você busca? Então, veja como esse recurso funciona e de que maneira ele auxilia o seu perfil a se destacar perante a concorrência.

Afinal, o que é o Twitter analytics?

O Twitter Analytics é uma ferramenta gratuita que permite analisar as atividades realizadas no microblog. Para isso, apresenta indicadores de desempenho de conteúdos e campanhas. Com isso, é possível saber se o investimento trouxe resultados.

Os dados fornecidos pelo analytics permitem saber qual estratégia funciona mais, o que precisa ser revisto e como utilizar o Twitter para alavancar seu negócio. Portanto, mensurar os dados é fundamental. 

Por meio deles, você identifica se as ações tomadas ajudam a conquistar os objetivos estratégicos. Da mesma forma, identifica se está atraindo novos seguidores — que são potenciais clientes — e como está o relacionamento com eles.

Existem várias vantagens de utilizar o analytics do Twitter. Entre elas estão:

Conhecimento sobre a audiência

Os seguidores representam seu público-alvo. Identificar detalhes sobre eles é uma forma de saber como as estratégias devem ser aplicadas. Aqui, vale a pena saber:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • nível de renda;
  • escolaridade;
  • preferências.

Ao descobrir esses detalhes, você agrega vantagem competitiva. Afinal, descobre o que fazer. Junto a isso, pode realizar testes A/B para entender o que traz melhores resultados e receber um retorno maior.

Descoberta dos melhores horários de publicação

Os seguidores têm perfis específicos, inclusive no que se refere aos melhores horários de postagens. É importante ter dados que mostrem essa informação para ter um retorno maior. 

Facilidade de escolha dos formatos de conteúdo

O Twitter Analytics vai apresentar os formatos de postagem preferidos dos seguidores. Podem ser vídeos, textos, infográficos, gifs ou fotos. Desse modo, você produz materiais mais alinhados e com maior potencial de engajamento.

Análise da performance de campanhas

Os anúncios precisam trazer bom retorno em relação ao investimento realizado. A análise dos resultados evita erros futuros e permite identificar oportunidades excelentes para o seu negócio. O resultado é o aumento da eficácia das campanhas.

Saiba mais sobre o marketing no Twitter no vídeo a seguir.

Como a ferramenta funciona?

O analytics do microblog pode ser acessado ao fazer login na plataforma e clicar em “Mais” no menu à esquerda. Escolha “Estatísticas” e aguarde a nova aba abrir. Se preferir, pode acessar o site direto.

Você verá o dashboard, que tem estatísticas gerais e detalhes, como: tweets, impressões dos tweets, visitas ao perfil, seguidores e menções.

Em Tweets, você verá quantas impressões foram feitas nos últimos 28 dias. Também é possível escolher outro período. No canto direito, será possível visualizar a média diária. No painel de atividades, são apresentadas mais informações, por exemplo: os tweets em destaques, respostas e promovidos.

Em Seguidores, são obtidas informações a respeito do público. É possível acompanhar o aumento ou o decréscimo ao longo dos meses, além de outros dados. Entre os detalhes estão:

  • dados demográficos, como sexo, idade, idiomas, região e país;
  • estilo de vida, por exemplo, interesses e hobbies;
  • dados sobre uso de dispositivos móveis, como é o caso de categorias de dispositivos e operadora utilizada.

Ainda existe a aba Eventos, na qual são mostrados os filmes, esportes, feriados etc. mais comentados da rede social. Com isso, você tem mais chance de ter ideias e criar campanhas relacionadas a esses assuntos.

Por fim, tem a aba Mais, com relatórios de vídeos, gerenciador de aplicativos para criar promoções e rastreamento de conversões. 

Principais métricas

O analytics do Twiter oferece 3 principais categorias de métricas: 

  • aquelas que fornecem uma visão geral sobre o perfil e a base de seguidores;
  • as que rastreiam o total de engajamento de tweets específicos;
  • aquelas que mostram o desempenho de anúncios, que incluem ROI e conversões.

Qualquer que seja o enquadramento, entre as principais métricas de página inicial a serem analisadas estão:

  • tweets: mostra o total de posts publicados no perfil;
  • impressões: indica quantas vezes as publicações foram visualizadas;
  • visitas ao perfil: apresenta os dados do último mês;
  • menções: sinaliza quantas vezes seu perfil foi citado por usuários;
  • seguidores: demonstra quantos usuários passaram a seguir seu perfil no último mês;
  • tweet de destaque: é o que teve o maior número de impressões no mês;
  • menção de destaque: consiste no tweet com mais impressões em que outro usuário menciona o seu perfil;
  • seguidor de destaque: é aquele seguidor com maior número de seguidores. O motivo para aparecer nos relatórios é o fato de ser um potencial parceiro e influenciador para o negócio.

Ainda existem as métricas por tweet. Elas são:

  • impressões: indica quantas vezes os usuários visualizaram o tweet;
  • engajamentos: é o total de vezes que um usuário interagiu com o tweet. Inclui cliques em qualquer lugar, respostas, retweets, favoritos e seguidores;
  • taxa de participação: abrange o total de engajamentos dividido pela quantidade de impressões;
  • cliques no link: é o número de vezes em que foi pressionado o botão de compartilhar do tweet;
  • retweets: compreende a quantidade de vezes em que houve retweet;
  • favoritos: é o número de vezes em que o tweet foi favoritado, ou seja, curtido.

Coleta de dados

Os dados do Twitter Analytics são coletados a partir das interações realizadas pelo usuário. O algoritmo vai recuperar as informações e inserir em relatórios, que podem ser exportados e analisados pela sua empresa.

Uma boa possibilidade é exportar os dados para uma planilha Excel. Assim, é possível cruzá-los, obter informações do público, fazer comparações e aperfeiçoar a análise.

Interpretação das informações

A análise dos dados obtidos depende da sua estratégia de marketing. Afinal, o importante é evitar as métricas de vaidade. Por isso, é necessário focar os indicadores relevantes para o que você deseja saber.

Para ter uma ideia, basta ver os principais elementos e como você pode interpretar os resultados. Entenda melhor:

  • impressões: permite comparar períodos para saber se as ações tomadas recentemente trouxeram resultados e melhoraram os resultados da estratégia;
  • tweets: veja os últimos posts e suas informações, como engajamentos, impressões, cliques e favoritos. Ao ver esses dados, você percebe se conseguiu gerar tráfego para o site, por exemplo, ao analisar o total de cliques no link. Por outro lado, para criar um viral, a dica é ver o número de retweets;
  • interações: são 5 gráficos que mostram como foram as interações. Você verifica a taxa de cliques, engajamento, respostas, favoritos e retweets. Observe a média diária e o resultado do dia ao passar a seta do mouse sobre as colunas. Assim, é possível fazer uma boa comparação;
  • informações sobre usuários e seguidores: apresentam vários dados relevantes. Entre eles estão:
    informações gerais: mostra dados gerais sobre o público, como faixa etária, evolução dos seguidores, sexo etc.;
    dados demográficos: apresenta as posições geográficas dos seguidores. Isso é importante para você definir o idioma em que vai fazer a campanha e para quais regiões vai direcionar;
    estilo de vida: mostra os principais interesses e o que é buscado no Twitter. Assim, você segmenta melhor as campanhas.

De qualquer forma, você consegue definir melhor sua estratégia a partir dos dados coletados. Basta interpretar aqueles que são mais relevantes, sem cair nas métricas de vaidade.

Agora que você entendeu como o Twitter Analytics funciona, está na hora de aplicar na sua estratégia. Assim, será possível alavancar seus resultados e criar campanhas mais direcionadas.

Quer entender mais como usar o microblog na sua estratégia? Veja tudo sobre o Twitter para empresas para você alavancar seus resultados na rede social!

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