Tudo que você precisa saber sobre o Twitter para empresas você encontra aqui!

Em 280 caracteres, muita informação pode ser passada. Essa é a prerrogativa para usar o Twitter para Empresas, ferramenta da rede social que permite criar conteúdos rápidos, a exemplo de um microblog.

Se das histórias do Twitter já foi criada até uma minissérie (“Eu, a vó e a Boi”), da versão empresarial muita coisa boa já surgiu. Um exemplo é o Pinguim da Ponto Frio, um dos principais cases de sucesso. Outra é o perfil da Prefeitura de Curitiba, que viralizou alguns anos atrás.

Com 8,28 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, a rede social representa uma boa oportunidade de divulgação da sua marca. Afinal, é estabelecido um fluxo contínuo de mensagens. Então, que tal entender melhor como usar o Twitter para Empresas? Saiba mais!

Afinal, o que é o Twitter para Empresas?

O Twitter para Empresas também é um microblog que permite criar mensagens com até 280 caracteres. A diferença é que você cria uma conta corporativa. A partir daí, pública os tweets e pode retuitar ou ser retuitado. Por isso, é possível obter um bom nível de engajamento com os usuários.

No Twitter for Business, é possível usar todos os recursos disponíveis para contas de usuários comuns, como vídeos, gifs e imagens. Todas essas possibilidades aumentam a chance de ter sua mensagem lida e compartilhada.

Uma característica do Twitter é que ele permite postar mais tweets por dia. Com isso, é possível lançar novidades e promoções, além de publicar memes, brincadeiras, enquetes e outros tipos de mensagens — desde que tenham relação com a estratégia adotada, é claro.

Semana das Redes Sociais para Micro e PMEs

Como criar um twitter para empresa?

É necessário criar uma conta empresarial para usar o Twitter for Business. Existe um passo a passo para essa finalidade. Veja o que fazer!

Crie a sua conta gratuita

Acesse o site do Twitter para Empresas e clique no botão “Entrar”, que fica no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em “Sign up now” e coloque os seus dados para criar a conta para negócios. Insira todas as informações e aguarde a confirmação da rede social.

Defina o seu nome de usuário

Recomenda-se usar o nome da sua loja, que será acrescido de @. Por exemplo, @bumeoficial. Perceba que o ideal é ter um nome fácil de reconhecer e curto, para facilitar a busca pelos usuários.

Coloque a sua foto de perfil

Selecione uma imagem que represente sua empresa e esteja condizente com a identidade visual da marca. Lembre-se de que é necessário o encaixe em um espaço pequeno, porque a imagem aparecerá no perfil da página e também junto a todos os tweets publicados.

Descreva sua bio

É preciso descrever o que sua marca faz em apenas 160 caracteres. Esse desafio é importante, porque é necessário mostrar o que faz sua empresa ser diferente. Por isso, coloque informações úteis, como sua localização e o endereço do site. Vale a pena usar um link exclusivo para monitorar os visitantes do site vindos do Twitter.

Escolha sua imagem de capa

É uma espécie de outdoor da sua empresa. Coloque seus produtos, destaque seus colaboradores, insira um gráfico com texto e o que mais você achar importante para representar seu negócio. A imagem deve ser alterada de maneira periódica para destacar promoções, novidades ou eventos.

Deixe um tweet fixo

Defina uma das mensagens para ficar fixada na parte superior da timeline. É só clicar em “mais” no tweet que você deseja e escolher “Fixar na sua página de perfil”. Tenha em mente que o ideal é usar esse recurso para garantir que os visitantes visualizem notícias, ofertas, produtos ou eventos recentes.

Quais as vantagens de utilizar o Twitter para Empresas?

Essa rede social tem características específicas e que levam ao maior engajamento do público com a marca. Basta explorar todos os recursos da maneira correta. Ao fazer isso, vários benefícios são conquistados. Entre eles, estão os que listamos a seguir.

Aumento do reconhecimento de marca

A empresa com perfil no Twitter consegue atingir um público diferente e a marca ganha mais visibilidade. Você pode até criar uma campanha de reconhecimento pelo Twitter Ads. Basta ingressar no Gerenciador de Anúncios e escolher “Reconhecimento” como objetivo.

Uma vantagem é a opção de escolha de mais de um tweet para incluir na campanha e a personalização dos locais em que serão divulgadas as mensagens.

Garantia de atendimento rápido e descontraído

A principal característica do Twitter é a troca de mensagens rápida e descontraída. Por limitar o número de caracteres, é importante ser objetivo e claro. No entanto, a linguagem da rede social é mais descontraída. Ao aliar essas duas variáveis, o atendimento se torna melhor e mais ágil, capaz de deixar o cliente satisfeito e engajá-lo.

As respostas rápidas são, inclusive, uma boa forma de engajamento dos seguidores. Assim, é possível interagir, criar campanhas e até fazer pesquisas, que permitam aos usuários chegar à resposta de que precisam.

Elevação do potencial de fidelização

Os usuários engajados são uma oportunidade do Twitter para Empresas. Todos são clientes potenciais, que se tornam defensores da marca e influenciadores. Assim, há uma chance maior de incentivarem a compra de outras pessoas, porque relatam os benefícios e os pontos positivos da sua empresa.

Crescimento do tráfego para seu website

Os tweets empresariais ajudam a gerar tráfego para o site ao fazer a divulgação de produtos, serviços, lançamentos, promoções etc. Basta colocar uma descrição e o link para o potencial cliente ser redirecionado. O ponto positivo é que esses visitantes já são qualificados, porque têm o interesse da compra ao clicarem no link.

Uso de hashtags a favor da marca

As hashtags permitem que os usuários encontrem o seu perfil e retuitem as informações. Caso viralize, é possível entrar até nos Trending Topics (TTs). Ainda que isso não aconteça, são oportunidades de fazer a mensagem chegar a mais pessoas.

Aumento dos seguidores relevantes

As mensagens publicadas são divulgadas para todos os seguidores. Aqui, existe um ponto a ser trabalhado e outro bastante positivo. O primeiro aspecto é que, quanto mais tweets a pessoa tiver, mais difícil será ver a sua publicação. Isso acontece porque o tweet ficará por último. Portanto, é necessário ter postagens frequentes.

O segundo aspecto é que, como as mensagens chegam para todos os seguidores, a chance de eles interagirem e compartilharem os tweets é maior. Com isso, há mais engajamento e relevância, já que o relacionamento com os seguidores é fortalecido e a chance de criar conexões é mais elevada.

Como é possível perceber, trabalhar com o Twitter para Empresas é um bom negócio. Essa é a melhor forma de aumentar a reputação da sua marca e conseguir mais oportunidades de vendas dos seus produtos ou serviços. É claro que, para atingir esse propósito, é necessário contar com a ajuda de uma ferramenta completa de gestão para redes sociais

Por isso, vale a pena pesquisar a melhor solução. Se você quer fazer a sua escolha, conheça a nova função de agendamento de post para Twitter do Bume. Faça um teste gratuito e entenda como sua empresa pode se beneficiar.

AboutDiego Kadry
Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece Agora!