Quais são as vantagens de ter uma loja virtual para vender pela internet

As redes sociais são ótimos meios para criar interação pessoal e proximidade com os seus clientes, e até mesmo atrair novos com confiança e credibilidade, mas para aumentar suas vendas online você precisa investir numa loja virtual.

A estratégia de marketing social pode ter bons resultados, porém, investir em uma plataforma de e-commerce é um passo que pode mudar totalmente o crescimento e faturamento de uma empresa, profissionalizando o atendimento e fazendo-a crescer muito mais.

A variedade de ferramentas e recursos oferecidos pelas plataformas de lojas virtuais traz praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista, que tem toda a sua operação facilitada e organizada de forma automática.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Adyen, de janeiro para maio deste ano, o e-commerce cresceu 60%, representando hoje 5,8% do varejo brasileiro. Até o fim do ano, a taxa deve bater os 8%. 

O comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Atualmente, muitos preferem a comodidade de fazer uma compra online do que se deslocar para comprar na loja física.

Mais do que números e estatísticas, abrir e-commerce traz diversos benefícios para o empreendedor. Se você quer saber quais as vantagens de ter uma loja virtual para vendas online, continue lendo o post!

Maior alcance de consumidores

A loja virtual permite aumentar o alcance da marca. Isso porque é possível trabalhar apenas com a imagem de sua empresa de forma mais exclusiva, investir em SEO e outras técnicas de marketing especificamente, sem ter que dividir com outros vendedores. 

Estratégias de marketing digital focadas na atração de clientes são muito mais efetivas para lojas virtuais.

Além disso, um e commerce fica aberto 24 horas por dia. A qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, seu cliente consegue pesquisar, ver e comprar seus produtos.

Vendas a qualquer dia e horário

Para Erika Lisboa, especialista em Negócios e professora do UniCEUB, a plataforma de e-commerce oferece independência ao consumidor. “O cliente se beneficia com a maior comodidade de poder fazer uma compra 24 horas por dia sem depender de um vendedor”, explica.

Se esse é um grande atrativo para o consumidor, também é uma grande vantagem para o lojista, que pode efetuar as vendas online de seus produtos mesmo quando não está online nas redes sociais.

Mais segura e confiável

Uma loja virtual poder trazer mais profissionalismo e segurança para os seus clientes.

Comprar pela internet não inspira mais tanta desconfiança quanto no passado. O e-commerce conquistou o consumidor e tem um espaço no mercado muito bem consolidado, mérito de lojas virtuais bem estruturadas.

Mesmo que sua empresa ainda seja pequena, quando o consumidor compra em uma loja virtual, tem a sensação de estar lidando com uma empresa séria, profissional e segura.

Ao vender em marketplace ou rede social, você está usando uma plataforma que pode mudar a qualquer momento. Suas regras podem mudar ou até o modo como funciona, o que pode acabar não sendo mais vantajoso para o seu negócio.

Tendo uma loja virtual, você tem um espaço que é totalmente seu. É estável e seguro. Lá estão todos os seus clientes fiéis e seus produtos cadastrados.

Para ter uma loja virtual segura para você e para os seus clientes, é importante pensar na plataforma em que seu e-commerce ficará hospedado. A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja virtual. Ela é o sistema responsável pelo gerenciamento da loja virtual e todo o seu funcionamento interno.

A iSET, por exemplo, é uma das únicas plataformas de e-commerce no Brasil a manter uma disponibilidade superior a 99,8% e a passar tranquilamente pelas últimas Black Fridays com 100% de disponibilidade em todos os serviços e otimizando as vendas online.

Possibilidade de investir em SEO e aumentar as vendas online

As estratégias de SEO são uma das mais importantes áreas de um e-commerce. Como a loja virtual pode ser otimizada para os sites de busca, ela se torna a principal porta de entrada da marca. Isso faz com que seja por meio dela que todos os canais em que a empresa está presente sejam divulgados – inclusive as redes sociais.

Na loja virtual, empreendedores aproveitam para divulgar os canais da marca: Facebook, Instagram, telefone e endereço da loja física. É, também, um espaço em que a história da empresa pode ser encontrada pelos consumidores.

Embora as opções sejam muitas, é preciso ficar atento na hora de escolher a plataforma para garantir que está apostando em algo que pode oferecer os recursos desejados, como uma plataforma que seja SEO amigável.

Dúvidas sobre como escolher a plataforma de e-commerce para criar sua loja virtual? Leia este post especial!

Baixo custo de manutenção

Se comparado a qualquer negócio físico, uma loja virtual tem custos de implantação e manutenção mais baixos, principalmente quando você precisa ampliar seu mercado.

Além disso, em uma loja virtual é possível modificar o layout, adicionar ferramentas, entre outras medidas personalizadas para o seu público-alvo — algo que nem sempre é possível em um marketplace ou rede social  — de forma gratuita!

Maior visibilidade dos produtos

Um cliente que entra em uma loja virtual consegue de modo muito mais fácil encontrar qualquer produto que você vende. Com ferramentas de pesquisas e filtros, o consumidor encontrará o que deseja de forma rápida e fácil.

Diferentemente das redes sociais, nas quais informações acabam se perdendo no fluxo constante de postagens; e marketplaces, onde os anúncios de seus concorrentes fica ao lado do seu, as lojas virtuais são organizadas e de fácil navegação. 

Melhor controle de pedidos e relatórios

A loja virtual não só promove a praticidade na compra a qualquer momento, como também possibilita um controle cuidadoso de cada pedido. A gestão de vendas com o auxílio de uma plataforma de e-commerce é muito mais prática e organizada.

Uma boa plataforma de e-commerce disponibiliza inúmeros relatórios: de acessos, origem do tráfego, carrinhos abandonados, clientes, pedidos, pagamentos, produtos, auditoria de usuários e outros mais.

Graças à característica de registros e históricos, a loja virtual oferece um grande diferencial para quem tem um negócio: a chance de acompanhar de perto o desempenho da empresa sem perder nenhum dado.

Além disso, com os dados oferecidos ainda é possível mostrar produtos do interesse de cada cliente e enviar mensagens quando itens são abandonados no carrinho, fazendo com que a compra se concretize, por exemplo.

Banner criado pela Iset

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