Você não precisa mais se limitar a monitorar curtidas e comentários nas redes sociais. Com um plano adequado, você pode começar a fazer vendas pelo Instagram imediatamente.

Essa plataforma conta atualmente com cerca de 45 milhões de usuários no Brasil. Com cada vez mais recursos, o Instagram é uma ferramenta bastante poderosa para aumentar suas vendas, pois os usuários que se engajam com o conteúdo da sua empresa nessa rede social são potenciais compradores de seus produtos. Basta implementar uma estratégia de qualidade.

Então vamos começar? Veja a seguir cinco dicas imperdíveis para fazer vendas pelo Instagram:

1. Planeje seu conteúdo

Encare o Instagram como uma ferramenta convencional de marketing: é necessário ter uma boa tática para trabalhar com ela. Reúna muita informação relevante que ajude na decisão do seu cliente, mas não deixe seu conteúdo ao acaso. Crie um planejamento editorial que evidencie os seus produtos e serviços, como forma de fazer vendas pelo Instagram.

2. Tenha bom engajamento

Conteúdo serve para atingir o público, principalmente no Instagram. Leve em consideração o perfil da sua audiência e desenvolva um material que agrade a essas pessoas, entregando a elas conteúdos significativos e destacando sua marca de forma eficiente. Se estiver difícil conseguir visibilidade, você pode automatizar o processo de interação com prováveis clientes usando uma ferramenta como o Bume.

 

 

3. Faça parcerias com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais (celebridades e pessoas dedicadas a redes sociais) movimentam legiões de fãs na internet e podem emprestar todo esse volume de visibilidade para a sua empresa e ajudar você a fazer vendas pelo Instagram. Mapeie quem são os influenciadores que possuem relação com o seu mercado e entre em contato com eles para negociar uma parceria. Cada nicho possui as próprias personalidades, então não faltam opções.

4. Use hashtags atrativas para melhorar as vendas pelo Instagram

Se você ainda não tem o hábito de publicar hashtags no seu conteúdo no Instagram, comece o quanto antes, pois elas fazem os seus posts aparecerem em feeds temáticos e alcançarem um público completamente novo, o que é extremamente vantajoso se o seu objetivo é fazer vendas pelo Instagram. Use termos relacionados ao seu negócio, mas cuidado para não exagerar.

5. Explore formatos diferentes

O Instagram não é só uma rede social de fotos. Hoje em dia, ele permite publicar vídeos, álbuns e stories (posts que desaparecem em 24 horas). Dependendo da proposta digital da sua marca, é possível usar esses formatos para fazer vendas pelo Instagram. Explore cada um deles e fique de olho nos resultados para reconhecer os melhores.

6. Transforme seu Instagram em um e-commerce

Existem ferramentas que possibilitam transformar o seu perfil do Instagram em um verdadeiro e-commerce. Funciona da seguinte maneira:

  1. A ferramenta cria automaticamente uma loja a partir de suas postagens do Instagram. A sua loja será idêntica ao seu feed do Instagram e seu seguidor poderá acessá-la sem sair do aplicativo através do link da bio;
  2. Você escolhe quais publicações estarão disponíveis na loja;
  3. Cada imagem da loja estará linkada a uma página do seu site (ou a um formulário de captação de leads)

Com ferramentas como essa você vai conseguir vender muito mais pelo Instagram. Nós do blog Marketing nas Redes Sociais indicamos o Socializa.io.

Você consegue fazer um teste grátis e conhecer todas as funcionalidades disponíveis. Clique abaixo e transforme o seu Instagram em uma máquina de vendas!

Tags: ,,