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Marketing

Como usar as redes sociais para vender na Black Friday

Redação

Se você já trabalha com estratégia de marketing digital, já deve saber o porque as redes sociais são importantes para o volume de vendas, mas não custa reforçar. No Brasil somos mais de 60% da população com perfis sociais na Internet. Com esse alcance enorme de público, é preciso pensar nelas como estratégia para vender na Black Friday.

Além do grande alcance de pessoas, as rede sociais servem como fonte de entretenimento e informação. Então, muitos clientes pesquisam sobre marcas e em perfis e páginas antes de comprar algo. Outro ponto importantíssimo é a proximidade e a facilidade para se relacionar com os consumidores.

A empresa que sabe usar bem as redes sociais para vender, tende a ter mais sucesso na Black Friday. Para fazer sua loja chegar nesse nível, confira algumas dicas. Boa leitura!

 

Escolha a melhor rede social

A escolha da rede social é crucial na sua estratégia de marketing digital para a Black Friday. O que significa que não é preciso dedicar-se a todas as plataformas sociais por aí. O ideal é entender seu público, seus desejos, hábitos de uso e, usando essas informações, selecionar a melhor opção para você.

Assim, você consegue focar seus esforços da maneira certa, atingindo em cheio seu público em potencial. Não esqueça de adequar sua linguagem ao consumidor e rede social escolhida. Por exemplo, os textos no Instagram são mais curtos do que no Facebook, além de usar bem mais emojis e hashtags.

 

Prepare o perfil da loja na rede

Depois de entender bem seu público digital e escolher qual plataforma social receberá sua estratégia para vender na Black Friday, é chegada a hora de preparar seu perfil. Abaixo vamos mostrar os principais pontos que você deve trabalhar em sua conta.

 

Identidade visual

Um ponto importante é que seu perfil da rede social esteja alinhado com a identidade visual da sua marca. Além disso, é interessante pensar em uma mudança temporária nas suas logos e imagens, tanto da loja quanto da mídia social, colocando alusões ao evento anual da Black Friday.

Isso ajudará seu cliente a entender logo no primeiro contato que sua loja está participando das promoções da Black Friday, ajudando, assim, você vender mais. 

 

Promoções

Pense também em fazer promoções específicas para as vendas da Black Friday na sua loja. Campanhas específicas rendem muito mais engajamento do que anúncios genéricos. Além disso, a sua mensagem precisa ser clara e objetiva, respondendo perguntas importantes, como:

  • O que está em promoção?
  • Qual a porcentagem de desconto?
  • Frete é promocional também, como gratuidade ou desconto?
  • Os descontos são cumulativos?
  • Há brindes envolvidos na campanha?
  • Quais as regras de participação?

Quanto mais detalhada sua promoção, melhor. Uma boa ideia é destacar os principais pontos no anúncio da sua rede social, mas linkar para seu site ou loja mostrando uma página com todos os detalhes explicados. Além disso, pense em divulgar por e-mail com a base atual de clientes a sua participação nas vendas da Black Friday.

Essa é uma boa forma de aumentar o volume de vendas, além de fidelizar seu público com estratégias exclusivas para quem já é seu consumidor.

 

Eventos

Caso você monte uma estratégia para o Facebook, é possível aproveitar o recurso de criação de eventos para anunciar com antecedência suas promoções da Black Friday. Dessa forma você consegue manter em um único local todas as interações prévias a sexta-feira de promoções da loja.

Nos Eventos do Facebook você consegue:

  • fazer postagens com imagens, fotos e perguntas para estimular interações;
  • enquetes de que tipos de produtos são esperados para vender na Black Friday;
  • incentivar compartilhamentos dos anúncios promocionais.

 

Fotos, lives, vídeos, gifs

Muitas redes sociais permitem que você envie vídeos, fotos, gifs e faça lives — transmissões de vídeos ao vivo — em suas postagens. Essa estratégia é muito importante para gerar engajamento nas suas redes sociais na época da Black Friday. Esses recursos ajudam a ilustrar melhor seus anúncios e engajar seus consumidores.

Com as lives você pode receber perguntas dos clientes, além de conseguir respondê-las ao vivo. Gifs são imagens animadas ou pequenos trechos de vídeos, comumente usados para dar mais humor aos posts de redes sociais. Já as fotos e vídeos da campanha podem ser ilustrativos e explicativos sobre a promoção e produtos.

O Instagram ainda tem o Stories, um canal único para vídeos curtos e que podem ser feitos ao vivo, além de aceitarem linkagens de conteúdos de venda. Uma boa estratégia é montar uma sequência de stories com interações para o público.

 

Atendimento

De nada adianta todos esses passos para chamar atenção do público para sua loja vender na Black Friday, se você não tiver um atendimento de vendas e pós-vendas de qualidade. É essencial que seus consumidores sejam bem-atendidos e consigam resolver qualquer pendência a respeito de suas compras, por isso capacite seus atendentes.

Além disso, o pós-venda tem papel fundamental na satisfação dos consumidores, pois é nesse setor que qualquer tipo de problema é encaminhado. Outro ponto é que seus clientes têm direito de troca a qualquer momento dentro de 7 dias após o recebimento do produto. Se tratando de lojas físicas isso já gera uma logística diferente para as vendas da Black Friday.

Quando falamos no comércio virtual devemos lembrar que o recebimento do produto não é no ato da compra, mas dentro de alguns dias quando a sua transportadora ou os Correios efetuarem a entrega do produto. Então, seu pós-vendas precisa se preparar também para essas situações da sua campanha de Black Friday.

Gere leads no suporte da loja

Outra questão interessante que o atendimento nas redes sociais por causa das vendas na Black Friday trazem para sua loja é a geração de leads. Por causa de seus anúncios, espere muitos contatos de consumidores que estão apenas “dando uma olhadinha”. Não desanime, aproveite o momento para captar essa pessoa.

Ao longo do ano você poderá encontrar esse consumidor novamente pelas redes sociais e cativá-lo com outras promoções. Porém, para que isso seja eficiente, é preciso que você ative as funções de chat e messenger em suas redes sociais, permitindo que o público interessado entre em contato quando precisar. Também pense em divulgar o seu WhatsApp Business nos anúncios.

Uma boa estratégia para quem quer vender mais na Black Friday é aproveitar a lista de Close Friends do Instagram para anunciar descontos exclusivos, pré-vendas e links exclusivos de itens promocionais. Essa estratégia é muito usada por perfis de influenciadores digitais, mas sua marca tem a ganhar com ela também.

Aproveite o momento e entre em contato com o Bume, nós podemos ajudar com sua estratégia de Black Friday!

 

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