sábado, setembro 23, 2017

Estão em teste algumas funcionalidades para as empresas utilizarem o WhatsApp como ferramenta de contato com seus clientes de forma otimizada.

O WhatsApp anunciou que está realizando testes para o lançamento de um novo aplicativo. Com o foco nas relações entre empresas e clientes, o produto ainda sem nome oficial é chamado de “WhatsApp Business for small businesses and enterprise solution”. Segundo as informações divulgadas, serão duas versões: uma para pequenas empresas como lojas de bairro, comércio e serviços gerais e outra para grandes empresas como bancos, companhias aéreas e sites de ecommerce.

É notável no meio do marketing digital a importância que o WhatsApp ganhou para fidelizar e conquistar clientes. Diversas campanhas de mensagens, geralmente enviadas em listas de transmissão começaram a ganhar espaço no lugar dos cada vez mais raros disparos de e-mail marketing.

Com o WhatsApp a taxa de rejeição para qualquer tipo de mensagem enviada é bem menor do que nos emails, por isso muitas empresas promovem vendas ou agendamentos de serviço utilizando o aplicativo. Olhando esse volume de usuários relacionados a alguma empresa ou negócio, o WhatsApp resolveu entrar em ação.

Muito dessa decisão está relacionada à necessidade de monetizar o WhatsApp, que foi adquirido por US$21,8 bilhões pelo Facebook em 2014. Hoje ele não gera nenhuma receita para a empresa, já que seu download é gratuito e nele não é permitido a veiculação de anúncios, diferente do que acontece nas outras Redes Sociais de Zuckerberg.

Ainda não se sabe como a versão para empresas será cobrada, mas é praticamente garantido que elas precisarão desembolsar algo pelo serviço.

Anúncio oficial

Segundo o anúncio divulgado no blog do WhatsApp seu objetivo é “aplicar o que aprendemos ajudando pessoas a se conectarem entre si para ajudá-las a se conectarem também com empresas que são importantes para elas. Sabemos que empresas têm necessidades diferentes. Como exemplo, sabemos que elas desejam ter uma presença oficial – um perfil verificado para que pessoas possam diferenciar uma empresa de um usuário comum – e uma maneira mais fácil de responder a um grande volume de mensagens”.

O WhatsApp deixou claro que só vai disponibilizar no mercado um produto que atenda às demandas e expectativas do seu público. Por isso, empresas de diferentes portes e setores foram convidadas em todo o mundo para ajudar a aprimorar as suas funcionalidades.

No Brasil o banco Itaú foi convidado a testar o aplicativo por meio da sua linha de relacionamento “Personalité”. A previsão é de que os testes se concluam nos próximos meses, mas ainda não há uma data de lançamento divulgada oficialmente.

Principais características do WhatsApp para empresas

  • Será possível enviar notificações para usuários para divulgar horários de entregas, vôos, etc.
  • Pensando na segurança, os perfis empresariais aparecerão nos contatos dos usuários com um selo de verificação, para evitar fraudes ou confusões com perfis de terceiros.
  • Será possível colocar outras informações no perfil empresarial, como endereços, horários de funcionamento e também enviar mensagens automáticas e programadas aos seus contatos.

Se você já usa WhatsApp nas suas estratégias de marketing digital, parabéns. Se ainda não usa, já passou da hora. Para ambos se trata de uma boa notícia, já que teremos uma ferramenta mais completa para trabalhar. Continue acompanhando o blog Marketing nas Redes Sociais, pois além de anunciar o lançamento do WhatsApp Business, vamos passar todos os detalhes de como aproveitar mais essa inovação no mercado digital. Acompanhe!

0 Comments

Leave a Comment