quarta-feira, dezembro 13, 2017

Ao longo do tempo o WhatsApp, criado em 2009, adquiriu várias funções, que vão muito além de comunicar com os amigos e com a família. Algumas empresas, por exemplo, já perceberam que o app pode ser um canal de comunicação mais fácil do que um telefonema ou uma troca de e-mails.

Seja para vendas, dúvidas, promoções ou qualquer outra demanda, a troca instantânea de mensagens entre empresas e clientes é uma realidade sem volta. Por isso o WhatsApp marketing tomou conta do meio empresarial rapidamente.

Já falamos aqui no Blog sobre a novidade que o WhatsApp está preparando e deve lançar em 2018. Trata-se de um recurso exclusivo para empresas usarem o maior aplicativo de troca de mensagens do mundo de forma diferenciada. Mas, enquanto essa atualização não é lançada, as empresas precisam saber aproveitar o WhatsApp marketing.

Como usar o WhatsApp marketing no seu negócio

Ao decidir utilizar uma estratégia de WhatsApp marketing na sua empresa, a primeira coisa é providenciar um número de WhatsApp específico para isso. Não utilize seu número pessoal ou o WhatsApp de funcionários. É importante deixar claro que aquele contato é profissional e relacionado ao seu negócio.

É preciso entender esse canal como uma extensão do seu negócio. Utilize-o para oferecer assistência aos seus clientes. Transmita para eles liberdade total e esteja presente respondendo a cada mensagem recebida.

Você pode utilizar o seu whatsApp como SAC, para vendas ou agendamento de serviços. Cada negócio achará uma utilidade no uso do WhatsApp, mas é preciso estar aberto também para lidar com críticas e reclamações.

Além de um eficiente canal de relacionamento com o cliente, o WhatsApp é um dos meios mais eficazes de comunicar algo diretamente com seu público. É importante partir para a produção de conteúdo.

Conteúdo Relevante

No WhatsApp vale a mesma regra usada para a criação de conteúdo em outras Redes Sociais. Você precisa compartilhar informações relevantes e um conteúdo que realmente acrescente algo àquela pessoa. Envie promoções, mensagens de aniversário e datas comemorativas, por exemplo. Mas, lembre-se de “educar” seu público, mostrando expertise na sua área de atuação e preocupação com o cliente.

Mensagens de humor, correntes e links para notícias diversas, são conteúdos que as pessoas estão acostumadas a receber em grupos de amigos e família. Garanta que o seu contato via WhatsApp aconteça de maneira profissional.

Uma dica importante é usar o WhatsApp da tela do seu computador. Muitas vezes ficar mexendo no celular no local do trabalho pode não passar uma boa impressão. Por isso, em locais, como a recepção de um consultório, por exemplo, o WhatsApp Web é uma ótima alternativa. Além disso, o uso do pc facilita a criação conteúdos mais elaborados.

Lista de Transmissão x Grupo de WhatsApp

Não monte grupos e sim Listas de Transmissão para conversar com seu público. Dessa maneira, você pode fazer um envio múltiplo sem expor seus contatos uns aos outros. Com a lista, o usuário recebe sua mensagem como se fosse individual e isso faz toda a diferença.

Mas para montar essa lista, antes você precisa dos contatos de seus clientes e da autorização deles para enviar mensagens pelo WhatsApp. Não seja invasivo. E lembre-se, a lista é para mandar algo mais generalista, como funcionava com as campanhas de email marketing. Então não precisa abusar dos envios, o bom planejamento de WhatsApp marketing considera tratar cada pessoa de forma exclusiva.

Esse cuidado no atendimento e a forma como vai se relacionar com os contatos é a essência de uma estratégia marketing para WhatsApp  bem sucedida. Se quiser mais dicas sobre esse assunto, deixe seu comentário aqui!

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