ZapFácil e Letalk: Compare as duas plataformas que permitem enviar mensagens automáticas no WhatsApp

Enviar mensagens automáticas no WhatsApp se tornou um desejo de muitas empresas, afinal, com esse recurso elas podem diminuir custos, aumentar produtividade e consequentemente ter crescimento nos seus lucros. 

O ponto positivo é que hoje existem várias plataformas que fazem esse trabalho, já o lado negativo é que em meio a tanta opção fica difícil escolher a mais adequada para o seu negócio. 

Para te ajudar nessa escolha, nós fizemos um comparativo entre duas das melhores ferramentas de disparo de mensagens automáticas no mercado: o ZapFácil e a Letalk. 

Tem curiosidade em conhecer mais sobre essas duas ferramentas? Então siga a leitura que vamos te contar tudinho! 

O que é o ZapFácil?

O ZapFácil é uma plataforma online bem robusta dedicada a oferecer serviços de automação para WhatsApp. Com ela é possível configurar mensagens no sistema que serão disparadas para milhares de pessoas sem a necessidade de intervenção humana, tudo é feito pelo seu sistema. 

Além disso, a plataforma ainda conta com um chatbot dedicado ao atendimento autônomo e outro sistema de relacionamento multiusuários, que permite que vários atendentes acessem um mesmo número de WhatsApp.

Seu software ainda pode ser integrado com diferentes plataformas de vendas digitais como Yampi, Hotmart, Eduzz… Isso facilita o envio de comunicados iniciais e permite oferecer um suporte mais acelerado aos clientes. 

Conheça mais sobre a Letalk

A Letalk também é um sistema que permite o envio de mensagens automáticas via WhatsApp. 

Atualmente ela possui quase os mesmos recursos que a ZapFácil, os diferenciais da plataforma ficam por conta do envio de mensagens para grupos e suporte dedicado

A empresa ainda diz que você pode integrar seu sistema de automação a qualquer outra plataforma que desejar por meio de sua API aberta. Sem burocracias e complicações.

Comparativo de funcionalidades entre os sistemas de envio de mensagens automáticas no WhatsApp

Pensar na jornada do cliente é muito importante para garantir que ele compre seu produto, se sinta satisfeito e ainda recomende sua empresa. 

O WhatsApp precisa fazer parte dessa jornada hoje em dia e você pode deixar essa comunicação muito mais fluida e dinâmica. 

A seguir vamos explicar um pouco mais sobre as principais funcionalidades para que você compreenda os diferenciais do ZapFácil e Letalk para fazer a escolha certa.

Ah! Para ficar mais democratico nessa comparação, vamos atribuir algumas notas para ambas as empresas em cada funcionalidade de 0 a 5, sendo 0 muito ruim e 5 muito bom.

Integrações entre WhatsApp e outros sistemas

Os dois sistemas de automação para WhatsApp oferecem diferentes dinâmicas para fazer a integração de seu sistema com outras plataformas muito usadas no marketing e vendas. 

A parte boa é que você não precisa entender de programação para fazer esse tipo de integração, os dois sistemas são bem intuitivos e fáceis de manusear. Além disso, as duas empresas oferecem suporte nessa integração em chat, vídeo ou texto. 

Nas duas você pode fazer a integração via Webhook, um link que permite a troca de mensagens entre um sistema e outro, ou API aberta, um token gerado pelas plataformas de automação que permite fazer a integração direta com outros sistemas que permitem essa conexão. 

Nota ZapFácil: 5
Nota Letalk: 5

Envio de mensagens automáticas por integração no ZapFácil e Letalk

Quando falamos de envio em massa precisamos analisar 3 categorias diferentes: Envio via integração, envio em massa e envio para grupos. Primeiro vamos analisar o envio de mensagens via integração. 

No ZapFácil o sistema de configuração de mensagens, que eles chamam de “Push”, é dedicado a envio de lembretes pontuais e possui um fluxo de configuração bem robusto com opções como:

  • Personalizar a mensagem a partir da ação do cliente (por exemplo, se o cliente gerou o boleto e não pagou você pode enviar uma mensagem como lembrete); 
  • Configuração de botões de respostas rápidas;
  • Redirecionamento para um setor de atendimento a partir da ação do cliente;
  • Adição de variáveis no texto e tags aos clientes; 
  • Envio de mensagens sequenciais;
  • Configuração de condições para o disparo daquela mensagem;
  • Limitação de disparo de mensagens por plano.

Já na Letalk o sistema de configuração é mais sucinto e intuitivo. Com ele você também faz o envio de mensagens baseado em gatilhos enviados, pode colocar variáveis nas mensagens e enviar mensagens sequenciais. 

O diferencial aqui é que, na Letalk, você consegue pré-visualizar como essa mensagem será enviada no WhatsApp e não existe limite de envio de mensagens neste formato de disparo

Nesse quesito e envio de mensagens automáticas via integração percebemos que ambos possuem ótimas opções de configurações e comportamento muito parecido. 

No entanto, a ZapFácil toma a dianteira por permitir fazer configurações mais avançadas como configuração de botões de respostas rápidas, adição e remoção de tags automaticamente, redirecionamento do contato para atendimento e configuração de condições de envio de mensagens.

Nota ZapFácil: 5
Nota Letalk: 3

Envio de mensagens em massa

O envio de mensagens em massa automáticos no WhatsApp também é uma mão na roda para aqueles que precisam se comunicar com rapidez e agilidade. Os dois sistemas que estamos analisando aqui permitem esse envio em massa. 

No ZapFácil você consegue configurar sua mensagem, adicionar anexos (imagens, vídeos, áudio…), adicionar variáveis no texto, determinar o tempo de envio entre as mensagens e selecionar os leads que você deseja disparar essa mensagem. 

Você pode disparar aquela mensagem naquele momento ou fazer o agendamento, além disso é possível visualizar o status daquele disparo configurado. 

Na Letalk o formato de envio é bem parecido, o diferencial aqui é que você consegue pré-visualizar as mensagens que serão enviadas e também consegue montar uma sequência de disparos simulando uma envio manual.

Além disso, na Letalk você também pode importar algumas mensagens rápidas que você dispara com frequência e já faz a configuração de maneira mais ágil.

No fim das contas, quem passa a frente no disparo de mensagens em massa no WhatsApp é a Letalk devido aos diferenciais que citamos acima.

Nota ZapFácil: 4
Nota Letalk: 5

Envio de mensagens para grupos

O disparo de mensagens em massa para grupos é um grande diferencial, principalmente para produtores digitais, afiliados e gerenciadores de comunidades.

Ao analisar os dois sistemas de automação para WhatsApp, não encontramos essa funcionalidade no ZapFácil. 

Já a Letalk possui esse disparo para grupos no WhatsApp e esse sistema é muito parecido com o envio de mensagens em massa para contatos. 

É importante frisar que a Letalk ainda não permite fazer a gestão de grupos ( criar grupos, adicionar ou remover pessoas…), mas existem outros sistemas que cumprem esse papel e que você pode usar de forma complementar ao sistema de automação de WhatsApp.

Nota ZapFácil: 0
Nota Letalk: 5

Atendimento no WhatsApp – Chatbot e multiusuários

A época dos formulários de contato está acabando, agora as pessoas estão buscando formas mais ágeis de contato e o WhatsApp serviu como uma luva para suprir essa demanda. 

Nesse quesito, os dois sistemas de automação no WhatsApp oferecem soluções bem interessantes para seus clientes, como: 

  • Cadastrar multiusuários para atendimento online; 
  • Criar setores de atendimento e adicionar pessoas a cada setor; 
  • Fazer a transferência de contatos para outro atendente ou outro setor; 
  • Adicionar notas internas para cada atendimento; 
  • Atribuir tags de cliente conforme pré-configurado no sistema; 
  • Utilizar mensagens rápidas pré-configuradas; 
  • Enviar mensagens com personalização de contato e envio de arquivos;
  • Visualizar a fila de atendimento e o status daquela conversa; 
  • Criar um bot de pré-atendimento. 

O diferencial aqui vai para o sistema do ZapFácil que permite criar um bot de atendimento mais robusto com diferentes caminhos de pré-atendimento

Na Letalk, o bot funciona como uma URA que pergunta qual a necessidade do cliente e encaminha para o setor responsável dar continuidade. 

Nota ZapFácil: 5
Nota Letalk: 2

Medidas de segurança

A segurança cibernética hoje em dia é um assunto muito discutido na comunidade, além disso é necessário ter atenção ao fazer disparos em massa para não acabar tendo seu número bloqueado. 

Em relação a LGPD, as duas empresas possuem iniciativas para o cumprimento do que a Lei Geral de Proteção de Dados solicita. A respeito dos recursos de segurança do chip dos clientes encontramos alguns diferenciais:

  • No envio em massa a Letalk limita o disparo para até 200 contatos por vez; 
  • A Letalk tem um pré-configuração do tempo de disparo entre uma mensagem e outra que não pode ser modificado pelo cliente respeitando as boas práticas de mercado;
  • A ZapFácil permite editar o tempo que o sistema deve esperar para enviar uma mensagem e outra, mas não encontramos recomendação de boas práticas no sistema.

Em relação a contratação dos planos, ambos oferecem garantia de satisfação do cliente de 7 dias ou devolvem seu dinheiro sem complicações.

No fim as duas empresas têm consciência da importância desse assunto, mas a Letalk apresentou medidas mais assertivas para a segurança de seus clientes

Nota ZapFácil: 4
Nota Letalk: 5

Planos ZapFácil e Letalk

Chegou a hora de falar daquele assunto que mexe com o bolso: os planos de cada empresa. 

No ZapFácil é possível adquirir dois tipos de planos: um dedicado a envio de mensagens em massa e outro dedicado ao uso do bot e atendimento multiusuários, as ofertas variam de R$ 167 mensais até R$ 4.174,80 anuais. 

Já na Letalk você pode escolher entre dois planos únicos que custam a partir de R$297 reais mensais. Além disso, se você quiser utilizar o envio de mensagens para grupos é necessário adquirir um módulo a parte que custa R$ 167 mensais a mais no pacote. 

De forma geral percebemos que o ZapFácil oferece mais formas de pagamento pelos planos, no entanto, para utilizar a solução completa é necessário desembolsar quase o dobro cobrado pela Letalk.

Além disso, a Letalk permite que você faça um teste gratuito de 7 dias da ferramenta para ter certeza se ela realmente faz sentido para você. Nesse ponto, a Letalk toma a dianteira por oferecer um melhor custo benefício e possibilidade de teste gratuito.

Nota ZapFácil: 3
Nota Letalk: 5

Suporte da Letalk VS ZapFácil

Em termos de suporte, ambas as plataformas oferecem:

  • Vídeos educativos no Youtube; 
  • Central de conhecimento; 
  • Gerente de contas individual; 
  • Atendimento via WhatsApp ou e-mail. 

Quem toma a frente com o diferencial é o ZapFácil que ainda oferta atendimento via telefone, chat e oferece acesso ao “Zap Academy”, uma área de cursos online dedicados aos clientes.

Nota ZapFácil: 5
Nota Letalk: 4

Qual é melhor: ZapFácil ou Letalk?

Essa briga foi bem acirrada, viu! Ambas as plataformas possuem ótimas funcionalidades e batem de frente uma com a outra com pequenos diferenciais.

Para quem está buscando soluções dedicadas à venda de produtos digitais, construção de comunidades e atendimento humanizado (mesmo com mensagens automáticas) percebemos que a Letalk oferece soluções mais completas. 

No entanto, se o seu foco é construir um chatbot de atendimento complexo e com muitas opções que vão solucionar as dores de seus contatos antes mesmo de chegar aos atendentes, talvez o ZapFácil seja a opção mais adequada.

Observando as notas de cada funcionalidade que avaliamos chegamos no seguinte resultado: 

Na visão geral por funcionalidade a Letalk toma a frente com uma leve vantagem nas pontuações. 

No fim das contas, você deve pôr na balança quais das funcionalidades são mais essenciais para você, qual das ferramentas supre melhor essa necessidade e quais das ferramentas possuem um valor de investimento mais acessível.

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